Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida 7805 regulador


drolha

Posts recomendados

Olá,

O 7805 é um regulador de tensão para saída 5V e li no fórum que, para funcionar corretamente, a tensão de entrada deve ser de, pelo menos 7,5V.

Eu gostaria de saber o que acontece se eu utilizar uma entrada de 6,2V num regulador 7805...o que ele faz? chaveia? não regula?

qual a saída que eu terei? :confused:

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender muito da corrente. Reguladores lineares sempre tem que ter um minimo de queda de tensão porém essa queda minima é fortemente dependente da corrente. Esses 2.5V de queda é no caso de você usar 1A no LM7805 ou ate uns 2A de corrente de pico. Para correntes menores não precisa de tanta queda de tensão. Como no seu caso voce tera uma queda de 1.2V eu acho que você deve estar beeeem no limite de queda minima dele então se funcionar provavelmente nao poderá usar muita corrente. Caso voce precise trabalhar com essa queda existem reguladores lineares com quedas beeem menores como o LM1117 que pode suprir 0.8A com uma queda de 1.2V. E respondendo a sua pergunta realmente eu acho que depende muito da tensão minima dele. Se voce colocar uma tensão muuiitto baixa acredito que o circuito ativa a proteção dele e não fornece tensão alguma. Bem proximo do limite acredito que voce tera uma tensão um pouco abaixo do 5V no caso na saida como se voce estivesse usando mais corrente que uma fonte pode fornecer, ou seja a tensão dela cai. Mas eu acredito fortemente que com uma tensão de uns 6.7V-6.8V com uma corrente baixa voce nao tera problema algum.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, ajudou muito!

Perguntei isso pois o circuito já estava montado e eu tentarei colocar uma bateria para fazer a alimentação. (De 6,2V)

Ferei alguns testes e, agora que já sei que não vai danificar o circuito, passo o resultado depois, mas, por hora, problema resolvido!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...