Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
drolha

[Resolvido] Dúvida 7805 regulador

Recommended Posts

Olá,

O 7805 é um regulador de tensão para saída 5V e li no fórum que, para funcionar corretamente, a tensão de entrada deve ser de, pelo menos 7,5V.

Eu gostaria de saber o que acontece se eu utilizar uma entrada de 6,2V num regulador 7805...o que ele faz? chaveia? não regula?

qual a saída que eu terei? :confused:

obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender muito da corrente. Reguladores lineares sempre tem que ter um minimo de queda de tensão porém essa queda minima é fortemente dependente da corrente. Esses 2.5V de queda é no caso de você usar 1A no LM7805 ou ate uns 2A de corrente de pico. Para correntes menores não precisa de tanta queda de tensão. Como no seu caso voce tera uma queda de 1.2V eu acho que você deve estar beeeem no limite de queda minima dele então se funcionar provavelmente nao poderá usar muita corrente. Caso voce precise trabalhar com essa queda existem reguladores lineares com quedas beeem menores como o LM1117 que pode suprir 0.8A com uma queda de 1.2V. E respondendo a sua pergunta realmente eu acho que depende muito da tensão minima dele. Se voce colocar uma tensão muuiitto baixa acredito que o circuito ativa a proteção dele e não fornece tensão alguma. Bem proximo do limite acredito que voce tera uma tensão um pouco abaixo do 5V no caso na saida como se voce estivesse usando mais corrente que uma fonte pode fornecer, ou seja a tensão dela cai. Mas eu acredito fortemente que com uma tensão de uns 6.7V-6.8V com uma corrente baixa voce nao tera problema algum.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu pessoal, ajudou muito!

    Perguntei isso pois o circuito já estava montado e eu tentarei colocar uma bateria para fazer a alimentação. (De 6,2V)

    Ferei alguns testes e, agora que já sei que não vai danificar o circuito, passo o resultado depois, mas, por hora, problema resolvido!

    Abraços

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×