Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microsoft não recomenda o uso de DPS...


tolki3n

Posts recomendados

Encomendei um Xbox 360 há pouco tempo e estava lendo o manual do jogo direto no site da microsoft, quando me deparei com o seguinte:

Make sure that the power cord is plugged directly into a working wall outlet and not into an extension cord, a surge protector, or a power strip.

Site: http://support.microsoft.com/kb/906101/de?sd=xbox

Depois com um pouco mais de pesquisa vi a seguinte declaração:

The Xbox 360 is highly sensitive to reductions in power, and even the slightest cut in power can cause things like the fans and even the DVD laser to malfunction. Surge protectors can cause this, and probably 90% of the consoles they see have all failed in 6-12 months of being plugged into a surge protector. Também da Microsoft.

Será que isso tem algum cabimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Protetores contra surtos são elementos passivos, não interferem nisso não....

Quem faz isso é o estabilizador, cada tlec ele corta a energia por alguns milésimos de segundo.

Então talvez a referência seja aos estabilizadores e no breaks, o que confirma as palavras já exaustivas do nosso amigo Faller: estabilizador é uma bomba.

Dessa forma, uma régua ou filtro de linha não se inclui nessa categoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encomendei um Xbox 360 há pouco tempo e estava lendo o manual do jogo direto no site da microsoft, quando me deparei com o seguinte:

Make sure that the power cord is plugged directly into a working wall outlet and not into an extension cord, a surge protector, or a power strip.

Site: http://support.microsoft.com/kb/906101/de?sd=xbox

Depois com um pouco mais de pesquisa vi a seguinte declaração:

The Xbox 360 is highly sensitive to reductions in power, and even the slightest cut in power can cause things like the fans and even the DVD laser to malfunction. Surge protectors can cause this, and probably 90% of the consoles they see have all failed in 6-12 months of being plugged into a surge protector. Também da Microsoft.

Será que isso tem algum cabimento?

Eles tão é doidos com essa informação. Filtros Surge Protectors ou pior ainda, uma extensão, não interfere em nada no funcionamento de uma fonte, são completamente passivos enquanto operando normalmente. "Slightest cut in power" é o que os estabilizadores causam com seus relés, mas pelo amor de Deus, que fonte ruim é essa que num aguenta alguns milisegundos sem energia, até as genéricas baratinhas pra PC aguentam muita porrada.

"90% of the consoles they see have all failed in 6-12 months of being plugged into a surge protector."

**** *****, a fonte do Xbox deve usar componentes que foram parar num lixão eletrônico da china! Que afirmação mais sem pé nem cabeça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, mas vindo da Microsoft eu fiquei surpreso com essa recomendação deles, totalmente esdruxula! Provavelmente quem escreveu isso é um estagiário!

Penso que talvez essa declaração foi precipitada e acabaram generalizando, mas se você ler surge protector restritamente, ou seja, estabilizadores, pode fazer mais sentido. Por outro lado, esse depoimento parece comprometer gravemente a fonte do console rss...

Um comentário em off, é engraçado como as informações ao mesmo tempo são tão acessíveis mas ao mesmo tempo com anos de divulgação muitas pessoas ainda permanecem nas escuras. Vi um tópico: Porque não usar estabilizadores de 2004, nossa 6 anos atrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o texto tá escrito em inglês, então estabilizador pra mim não faz sentido, isso não é usado lá fora e provavelmente os casos que provocaram a redação desse texto de recomendação foi devido à casos de lá de fora e não do Brasil, até porque quando se acha estabilizadores puros nos EUA, eles chamam de AVR ou Voltage Regulator e não de "Surge Protector" que é um nome muito bem enraizado naquele pais, qualquer um lá sabe que um Surge Protector é aquela coisa com várias tomadas, botão liga/desliga, com luizinhas e diz proteger equipamentos.

Eu to tentando aqui achar um motivo qualquer pra terem afirmado aquilo ou o que passou na mente de quem escreveu aquilo para afirmar que Surge Protector faz mal. Será tão criando lá um "movimento" anti protetores contra-surto, como os dos anti estabilizadores? :D :D

Aquele tópico de 2004 foi fechado, consideraram que as discussões se tornaram redundantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o texto tá escrito em inglês, então estabilizador pra mim não faz sentido, isso não é usado lá fora e provavelmente os casos que provocaram a redação desse texto de recomendação foi devido à casos de lá de fora e não do Brasil, até porque quando se acha estabilizadores puros nos EUA, eles chamam de AVR ou Voltage Regulator e não de "Surge Protector" que é um nome muito bem enraizado naquele pais, qualquer um lá sabe que um Surge Protector é aquela coisa com várias tomadas, botão liga/desliga, com luizinhas e diz proteger equipamentos.

Eu to tentando aqui achar um motivo qualquer pra terem afirmado aquilo ou o que passou na mente de quem escreveu aquilo para afirmar que Surge Protector faz mal. Será tão criando lá um "movimento" anti protetores contra-surto, como os dos anti estabilizadores? :D :D

Aquele tópico de 2004 foi fechado, consideraram que as discussões se tornaram redundantes.

Nesse caso vai saber quais são as intenções da microsoft... uma declaração equivocada pode ser corrigida. Alias, essa declaração de que os protetores de surto fazem "cortes" é de 2007. Mas meu vídeogame tem fabricação março de 2010, e ainda consta no manual a orientação de usar o console na tomada seca. Como já estou há algumas semanas me aventurando nessas conversas sobre "eletricidade", assim que li a instrução do manual fiz uma cara de espanto e resolvi vim aqui buscar ajuda. Por enquanto, vou usar no seco, mas continuo com os planos de aquisição de um novo filtro. Me tira uma dúvida, se o filtro for bivolt mesmo assim tenho que ligar os equipamentos de diferentes tensões junto ao transformador, correto?

Não entendo porque eles especificam filtros bivolts. Se eu vou pro Rio, posso ligar ele no 115v e todos os equipamentos que forem 115v também? E se for pra Fortaleza que é 220v posso ligar todos os equipamentos 220v numa boa também, mas se tiver algum 115v preciso ligá-lo num transformador 115/220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes de consoles constumam vir com um varistor na entrada e logo, é um protetor anti-surto... essa "corte" que eles falam difícil saber o que é, até porque cortes acontecem corriqueiramente na rede direto da tomada tb, seja micro-cortes, mini afundamentes de tensão, sobretensão... Se for assim, então nem é bom ligar a fonte direto na tomada e sim num nobreak online dupla conversão, só assim essa fonte "fragilissima" do Xbox estaria protegida, não faz sentido, né?

Sim, mesmo se o filtro for bivolt tem que ligar os equipamentos que funcionam em 110V num transformador, filtro sempre libera o mesmo valor de tensão que entra nele.

Essa questão de filtros "bi-volts" dá um discussão imensa! "Né não Kayke??" Tive uma discussão imensa com ele aqui porque ele é contra filtro bi-volt, e eu não que seja 100% favor, mas tenho uma visão particular sobre o assunto. Pra não entrar nessa discussão novamente, que nem to afim, basicamente um filtro bi-volt tem a capacidade de proteger suas fontes contra picos de tensão devido a suportabilidade contra surtos (que é sua capacidade de resistir a rompimentos da isolação de componentes diantes picos gerados por raios, chaveamentos na rede elétrica, etc) delas ser a mesma tanto em 115 quanto em 220V. A chave seletora na entrada da fonte só faz colocar a fonte em modo "dobrador de tensão" ou "não dobrar de tensão" e o componente que faz isso dentro das fontes possui a mesma suportabilidade contra picos tanto em 115 quanto em 220V. Daí pra frente a discussão vai longe e não quero discutir sobre isso novamente. Mas sim, pode liga-lo no 115V e alimentar os equipamentos em 115V, mas se for liga-lo em 220V, precisa usar um transformador pra alimentar os equipamentos que só trabalhe nesse valor. Tente achar ai um topico meu discutindo com o Kayke sobre o assunto, na verdade tem dois tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) filtro sempre libera o mesmo valor de tensão que entra nele...

Aqui é 220v, o xbox é 115v e está ligado num transformador 115/220 ligado numa tomada seca, e quando chegar o filtro vai continuar do mesmo jeito então né (xbox -> transformador -> filtro -> tomada)... Tô pensando em comprar no ebay da Belkin porque o mercado nacional tá difícil.

Outra questão: na proteção dos módulos isoladores (aterramentos), se não estiver tudo ligado no módulo ele se torna ineficiente...

Com os filtros é a mesma coisa também? Aqui sempre sobre uns 2 equipamentos fora do filtro pois algumas fontes ocupam o espaço de mais de uma tomada. Então deixo os "pequenos" como caixas de som, modem, roteadorem uma tomada diferente usando uma extensão simples... Mas estão todos de certa forma ligados uns aos outros, isso afeta a proteção daqueles que estão no filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 220v, o xbox é 115v e está ligado num transformador 115/220 ligado numa tomada seca, e quando chegar o filtro vai continuar do mesmo jeito então né (xbox -> transformador -> filtro -> tomada)... Tô pensando em comprar no ebay da Belkin porque o mercado nacional tá difícil.

Outra questão: na proteção dos módulos isoladores (aterramentos), se não estiver tudo ligado no módulo ele se torna ineficiente...

Com os filtros é a mesma coisa também? Aqui sempre sobre uns 2 equipamentos fora do filtro pois algumas fontes ocupam o espaço de mais de uma tomada. Então deixo os "pequenos" como caixas de som, modem, roteadorem uma tomada diferente usando uma extensão simples... Mas estão todos de certa forma ligados uns aos outros, isso afeta a proteção daqueles que estão no filtro de linha?

Nos EUA provavelmente só vai encontrar proteções 110v pois lá só existe 110v em todo o território nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos EUA provavelmente só vai encontrar proteções 110v pois lá só existe 110v em todo o território nacional.

É eu tava procurando aqui: http://www.belkin.com/IWCatSectionView.process?Section_Id=205837

Parece que só tem modelos 110v mesmo.. então me sobra os Upsai para Áudio e Vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 220v, o xbox é 115v e está ligado num transformador 115/220 ligado numa tomada seca, e quando chegar o filtro vai continuar do mesmo jeito então né (xbox -> transformador -> filtro -> tomada)... Tô pensando em comprar no ebay da Belkin porque o mercado nacional tá difícil.

CUIDADO!

Se você ligar um filtro de linha como o Belkin num transformador e ele tiver com polaridade invertida, seu filtro vai virar fumacinha!

Quando se inverte a polaridade, vai aparecer 220V no neutro em relação ao fio terra e os varistores que tiverem entre essas linhas vão virar carvão!

Outra questão: na proteção dos módulos isoladores (aterramentos), se não estiver tudo ligado no módulo ele se torna ineficiente...

Módulo isolador não é aterramento e não o substitui.

Com os filtros é a mesma coisa também? Aqui sempre sobre uns 2 equipamentos fora do filtro pois algumas fontes ocupam o espaço de mais de uma tomada. Então deixo os "pequenos" como caixas de som, modem, roteadorem uma tomada diferente usando uma extensão simples... Mas estão todos de certa forma ligados uns aos outros, isso afeta a proteção daqueles que estão no filtro de linha?

Pode acontecer em casos extremos de um surto passar pelos equipamentos desprotegidos e chegar aos protegidos. O correto é tudo passar pelo mesmo ponto único de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encomendei um Xbox 360 há pouco tempo e estava lendo o manual do jogo direto no site da microsoft, quando me deparei com o seguinte:

Make sure that the power cord is plugged directly into a working wall outlet and not into an extension cord, a surge protector, or a power strip.

Site: http://support.microsoft.com/kb/906101/de?sd=xbox

Depois com um pouco mais de pesquisa vi a seguinte declaração:

The Xbox 360 is highly sensitive to reductions in power, and even the slightest cut in power can cause things like the fans and even the DVD laser to malfunction. Surge protectors can cause this, and probably 90% of the consoles they see have all failed in 6-12 months of being plugged into a surge protector. Também da Microsoft.

Será que isso tem algum cabimento?

Esperar o que da "MAICROSOFITI"?? Eles pouco entendem de Software, vão saber de hardware??? Se a fonte do Xbox é sensivel assim a unica coisa que justifica a postura deles é lucrar, lucrar e lucrar. Pois quanto mais fácil queimar melhor, o consumidor terá de comprar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode acontecer em casos extremos de um surto passar pelos equipamentos desprotegidos e chegar aos protegidos. O correto é tudo passar pelo mesmo ponto único de proteção.

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Eu pretendo comprar esse modelo pra ligar uma TV LCD 32 + xbox + DVD player + Media Center Western Digital. Vai me custar R$115 com o frete incluso já. É minha última opção... Como ele é 220v já não vou precisar me preocupar com polaridade invertida e queimá-lo assim que ligar um transformador, certo?

Na entrada de cada tomada desse filtro de linha tem especificando algo a ser ligado. Como receiver, sub, projetor... isso influencia alguma coisa???

Sinceramente tô ficando cansado de procurar filtros de linhas bons... O da clamper no site da atera sai R$155 com o frete... aqui com R$200 compro um no break da APC, então não tem a menor chance de comprar esse filtro super caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Eu pretendo comprar esse modelo pra ligar uma TV LCD 32 + xbox + DVD player + Media Center Western Digital. Vai me custar R$115 com o frete incluso já. É minha última opção...

Na entrada de cada tomada desse filtro de linha tem especificando algo a ser ligado. Como receiver, sub, projetor... isso influencia alguma coisa???

Sinceramente tô ficando cansado de procurar filtros de linhas bons... O da clamper no site da atera sai R$155 com o frete... aqui com R$200 compro um no break da APC, então não tem a menor chance de comprar esse filtro super caro...

Os escritos é só para você se organizar e saber qual cabo é de qual aparelho.

Todas as tomadas tem a mesma proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Eu pretendo comprar esse modelo pra ligar uma TV LCD 32 + xbox + DVD player + Media Center Western Digital. Vai me custar R$115 com o frete incluso já. É minha última opção... Como ele é 220v já não vou precisar me preocupar com polaridade invertida e queimá-lo assim que ligar um transformador, certo?

Na entrada de cada tomada desse filtro de linha tem especificando algo a ser ligado. Como receiver, sub, projetor... isso influencia alguma coisa???

Sinceramente tô ficando cansado de procurar filtros de linhas bons... O da clamper no site da atera sai R$155 com o frete... aqui com R$200 compro um no break da APC, então não tem a menor chance de comprar esse filtro super caro...

Errado, porque alguns fabricantes costumam colocar varistores de valor mais baixo entre neutro-terra, já que não há tensão nessas linhas em condição normal, mas não é o caso do UPSAI que coloca varistores de 275V em todas três linhas, então não tem perigo. Mas não custa nada pegar uma chavinha de teste e enfiar nos buraquinhos de saida do transformador, se acender nos dois buraquinhos, a polaridade da invertida, só inverter a tomada e ver se só acende um lado. Até porque a carcaça de algum equipamento poderá dar choque no caso dessa inversão.

O que tá escrito ali é só pra organização, não influencia em nada. Produtos mais elaborados entretanto, possuem partida sequenciada ou priorização de corrente, pra não dar um pico de corrente muito elevado, eles liguam sequencialmente cada tomada ou priorizam mais corrente pra uma tomada do que outra, aí é bom obedecer, mas não é esse o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!