Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M4A785-M - Chipset MUITO quente


brower

Posts recomendados

Olá!

Há um tempo atrás meu PC começou a desligar sozinho do nada, principalmente nos dias mais quentes e quando usava mais o pc (jogos, video flash, filmes, etc).

Eu tinha uma Asus M2N32-SLI Deluxe e procurando o problema amadormente, notei que a única coisa errada foi uma temperatura no HW monitor, o TMPIN2 que ficava sempre 75°C e aumentava com o uso do PC. Resolvi ir encostando nas peças do PC e o chipset era o unico quente onde nem conseguia manter o meu dedo.

Depois de procurar na internet, pesquisar em forums, as soluções que me indicaram foi substituir a placa mãe. Eu possuo um Phenom II 940 (sem over) e esta placa não suportava oficialmente (mas muitas pessoas usavam esta combinação). Apesar do problema só ter começado muito tempo depois, e não ter encontrado solução, imaginei que o problema fosse realmente a placa que foi pras cucuia devido ao uso constante do processador não suportado oficialmente.

Devido a sugestões aqui no CDH e orçamento marromenos, adquiri uma M4A785-M (achei preço bom e melhor relação c/b q encontrei).

1 semana depois, meu PC começa a desligar sozinho igual antes. Não pensei 2x e fui enfiar o dedão para ver as temperaturas (moro no Maranhão, quente demais aqui), e a minha surpresa constatou-se quando coloquei o dedo no dissipador do chipset e queimei-o. Baixei o HW monitor e vi que o mesmo valor que estava alto na minha placa antiga, também estava nesta, como segue screenshot.

temperaturas1.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Notem o TMPIN2 elevado. Seria ele o chipset?

O mesmo TMPIN2 da placa anterior, elevado nesta também. E nesta esta 128°C, creio que devido ao sistema de dissipador de calor mais simples que o da minha M2N32-SLI Deluxe antiga.

Então depois disso me veio à mente se não seria problema de outro componente, como por exemplo a fonte? Uma fonte defeituosa pode levar à isso? Ou posso ter azar de 2 MOBO com mesmo problema(hehe)? Aguardo sugestões. Não sei o que faço. Obrigado.

Dados:

Phenom II 940 ME (Sem overclock)

Fonte Zalman ZM600-HP - 600W

Video Nvidia GTS250 (Sem over)

3Gb memória (2 corsair e 1 kingston, DDr2 800 sem over)

HD Samsung 1,5Tb SATA 2 (Novo, comprado há menos de 2 semanas)

Tenho uma Huntkey 450w guardada aqui, se o problema pode ser a fonte, posso trocar e testar.

Desculpem o texto longo, quis expor todos os detalhes para que vocês pudessem me ajudar. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim. Tenho 2 coolers traseiros de exaustão. Mas eu fico com o gabinete aberto sempre, pois meu gabinete é muito ruim e meu cooler não cabe, não permitindo eu fechar a tampa lateral. Estou esperando juntar uma grana para comprar um bom.

Ou seja, não é problema de fluxo de ar dentro do gabinete, até usei um ventilador bem em cima da placa mãe mas o pc desligou. Ele fica ligado.. ai ta desligando e permanece com os leds acesos... ai eu espero uns 2 minutos e ele sozinho reinicia. Ai é só deixar ele parado.. esperar uns 3 a 5 minutos q fica nesse loop eterno.

Troquei a fonte pela HuntKey 450w (ansioso)e o problema de aquecimento persiste.

Mas gostaria de chamar a atenção pelos valores das voltagens. Apesar de saber que sem um multímetro nao se conseguem valores precisos, estes -12V baixo e o +12V alto (chegando a 12.99) não poderiam indicar problema de fonte? Não uso estabilizador.

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro a você retirar os dissipadores dos chips norte e sul, trocar a pasta térmica ou o elastomero que vem original por uma pasta de qualidade e se não resolver, coloque uma mini fan sobre o dissipador dos chip norte e sul. se persistir o problema, talvez seja defeito no sensor de temperatura da placa. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem de longe eu trocaria uma M2N32-SLI numa M4A785-M, mas se já trocou....

M2N32-SLI trabalha comom uma temperatura alta mesmo, mas o que você esta descrevendo ai é o sensor do PWM, geralmente não há sensor em chipset em placas de baixo custo como a M4A785-M, este tipo de temperatura é comum a leitura vide Dedômetro, a leitura do TMPIN2 é um erro comum, ou seja, a temperatura máxima suportada pelo sensor, e o que tem feito seu micro desligar é um processador de dissipação térmica tão alta está causando sobrecarga no seu PWM e consequentemente o desligamento. Adicione um fan soprando ar sobres os mosfet ou troque de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny, troquei porque na época nao tinha encontrado nenhuma opção pra resolver meu problema. Mas ainda tenho ela aqui comigo. Apesar dela ser superior em quesitos, a M4A785 não seria melhor por ter um chipset muito mais novo? A M2n32-SLI tem muitas coisas, mas eu nao uso a maioria (nao faço overclock, nao uso o tanto de porta SATA, não uso as portas firewire, não vou usar nunca SLI, nem as 2 redes. Tudo o que eu uso a M4A785-M dá, e ainda sobra).

A M4 nao tem um chipset mais atual e melhor que a m2n32?

Mas uma dúvida, sou leigo. O que é esse processador PWM? O que é Mosfet, pra eu colocar o fan? E porque trocar de CPU sendo que a M4A785-M consta na lista oficial da ASUS que ela suporta o Phenom II 940 BE?? Obrigado pela ajuda!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phenom IIX4 940 (HDZ940XCJ4DGI),3.0GHz,125W,rev.C2,SocketAM2+,Quad-Core

Você me deixou preocupado. Todo lugar que procurei o 940 é 125w. Existe algum programa que mostra o TPD do seu processador? porque no HW monitor ta mostrando o Power como 140w. Será que é isso que tá fazendo todos os chipsets das placas mãe que testo esquentarem???

Everest, SpeedFan e CPU-Z, nenhum achei informação de TPD do processador. ALguem sabe como acho?

Tem certeza de que suporta mesmo? A placa é 125W TDP. O X4 940 não é 140W, ou estou enganado?

O 965 é 140w. O 940 é 125w mesmo. Mas me diga uma coisa, saberia me explicar porque na screenshot q coloquei lá em cima, no processador tem Power 140w? Seria isso que estaria me dando toda essa dor de cabeça? Tem algo haver? Algum driver de chipset errado, ou alguma configuração de BIOS que faz com que os chipsets esquentem com meu processador, quando não deveriam?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem tenho um Phenon II 940BE, mas sobre o processador nao interfere no chipset para esquentar, pois testei com um atlhon e continuou a esquentar, o meu chipset 780g esquentava muito na minha ECS A780GM-A Ultra, com medo de queimar antes de terminar de montar o meu pc troquei o heatsink por um com cooler, coloquei o cooler que coloca nas placas FX5200....

Pois nao passou de 36C jogando jogos pesado por eu nao ter placa de video off. pode ate ser fonte que afeta a placa e esquenta o chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano, interessante. O meu problema é que tenho uma GTS250, e na M4A785 ela fica bem em cima do chip Sul. Impossivel trocar o dissipador. O Chip Norte vem com um dissipador da ASUS diferente, nao tem como colocar um cooler. Teria que trocar.

Mas fiz uns testes ontem interessantes e por incrível que pareça parou de esquentar. Fui na bios e coloquei o processador pra rodar a 2500Mhz. Usei um pouco assim, e fui colocar o dedão e o chipset nao esquentou, ficou morninho pra frio.

Ai reiniciei, voltei a colocar as configs padrão 3ghz e agora o chipset nao tá esquentando q nem antes. Ta rodando tranquilo. Não tenho ideia do q aconteceu.

Será que se eu voltar a M2N32-SLI e fizer isso funciona? Compensa voltar de placa, por causa do chipset? (Apesar da placa ter mais recursos, eu nao uso mesmo).

Obrigado a todos pelas dicas, tem sido úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny, troquei porque na época nao tinha encontrado nenhuma opção pra resolver meu problema. Mas ainda tenho ela aqui comigo. Apesar dela ser superior em quesitos, a M4A785 não seria melhor por ter um chipset muito mais novo? A M2n32-SLI tem muitas coisas, mas eu nao uso a maioria (nao faço overclock, nao uso o tanto de porta SATA, não uso as portas firewire, não vou usar nunca SLI, nem as 2 redes. Tudo o que eu uso a M4A785-M dá, e ainda sobra).

A M4 nao tem um chipset mais atual e melhor que a m2n32?[/qute]

Nem sempre o ano de fabricação do chipset lhe atribue superioridade.

MCP55XE + o que hoje chamamos de NF200 é muito mais vantagem no campo de entusiasmo que o 785G+SB710, sem contar a extrutura da Placa, com bons dissipadores e ponte ligando-os, um monte de acessórisos com duas redes e tudo mais, o único benefícios deste último grupo é o HD 4200.

Mas uma dúvida, sou leigo. O que é esse processador PWM? O que é Mosfet, pra eu colocar o fan?

Aquele conjunto de componentes que circundam o processador, ao qual dar-se o nome de Circuito Regualador de Tensão ou simplesmente PWM ou VRM.

Os mosfet são aqueles quadradinho achatados ao lado de uns cilindros (capacitores) e bloquinhos (bobinas), ele mais outros formam a fase, PWM com pouca fase e uma CPU com um bom consumo e dissipação térmica alta produzem mais calor naquela região, Calor = Dilatação = Morte do sistema.

Solução para o problema, mais investimento em refrigeração:

Pelo menos dois fans(ventuinhas) de 120mm, um frontal outro dorsal com o fluxo de ar apontado para a mesma direção. Se possível adapte um fan ao lado do Cooler do Processador de modo que sopre o ar sobre os coponentes descritos acima.

Volto a repetir, o que os programas leem nem sempre é a temperatura do Chipset e sim a temperatura do Circuito regulador de tensão, a leitura que vocês veem com "Placa mãe" não é a do chipset.

E porque trocar de CPU sendo que a M4A785-M consta na lista oficial da ASUS que ela suporta o Phenom II 940 BE?? Obrigado pela ajuda!!!!

Há dois Phenons II 940BE, um de 140W e uma revisão para 125W. Retirando o Cooler e decalcando o Part Number é só entra no site da AMD e descobrir qua é o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny.br Obrigado pelas explicações. Realmente as explicações estão me ajudando muito.

A m2n32 tem um sistema de dissipação de calor muito superior mesmo. Sobre os opcionais, como te disse nao uso nem nunca vou usar.

Queria confirmar com você o quesito "campo de entusiasmo". Pode explicar melhor?

porque eu posso voltar pra placa tranquilo (trabalheira trocar mas estou de férias hehe) mas pelo que eu li pela net, não só ser mais novo, mas as especificações do chipset da m4a785 são um pouco melhores (HT e tal pelo q eu li) que as da nforce 590.

Quero dizer, no quesito de suporte a processadores mais atuais, no HT e tal.......claro, nao levando em conta os 2 PCI-E de 16x, as 2 redes e esses adicionais. Lembro a você que nao vou usar nunca essas coisas adicionais.

Sobre saber o meu processador, se é de 140w ou 125w, vou criar coragem pra tirar o cooler e olhar. Mas como disse no post anterior, por milagre o chipset parou de esquentar. O PC ta funcionando beleza, há 2 dias sem desligar. Desde que diminui o clock e voltei.

Obrigado pela ajuda Jonny.br.

Post novo ----------

Ah Jonny.br sobre os cooler de resfriamento no gabinete, só lembrando que meu problema é só o chipset que esquenta. Meu processador, minha placa de vídeo e os HD estão todos com temperaturas muito baixas e controladas para o padrão aqui da cidade.

Apenas o chipset que esquentava MUITO. ;P

Tirei o cooler e olhei. Meu processador tem TDP de 125w. O PartNumber é HDZ940XCJ4DGI. Então a placa deveria suportar.

Má notícia, ela voltou a esquentar depois que eu abri o SpeedFan para checar as temperaturas.. ai do nada começou a esquentar o chipset e agora nao consigo mais colocar o dedo no dissipador kkkkk eta vida =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, dá uma olhada na rotação do cooler do processador. A minha M4A785-M veio bugada e o fan (cooler) do processador só rodava a 1000/1100rpm. Isso causava superaquecimento do processador. Desliguei o 4° fio (amarelo) e passou a rodar a 3500rpm. Teve outros casos iguais por ai. Outra coisa, essa mistura de memórias corsair com kingston, experimente testar só com kingston ou só com corsair. Eu aqui uso 02 pentes idênticos da Kingston, já passou por três placas mãe diferente e nunca deram problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny.br Obrigado pelas explicações. Realmente as explicações estão me ajudando muito.

A m2n32 tem um sistema de dissipação de calor muito superior mesmo. Sobre os opcionais, como te disse nao uso nem nunca vou usar.

Queria confirmar com você o quesito "campo de entusiasmo". Pode explicar melhor?

porque eu posso voltar pra placa tranquilo (trabalheira trocar mas estou de férias hehe) mas pelo que eu li pela net, não só ser mais novo, mas as especificações do chipset da m4a785 sao um pouco melhores (HT e tal pelo q eu li) que as da nforce 590.

Quero dizer, no quesito de suporte a processadores mais atuais, no HT e tal.......claro, nao levando em conta os 2 PCI-E de 16x, as 2 redes e esses adicionais. Lembro a você que nao vou usar nunca essas coisas adicionais.

Sobre saber o meu processador, se é de 140w ou 125w, vou criar coragem pra tirar o cooler e olhar. Mas como disse no post anterior, por milagre o chipset parou de esquentar. O PC ta funcionando beleza, há 2 dias sem desligar. Desde que diminui o clock e voltei.

Obrigado pela ajuda Jonny.br.

O fato do HT ser limitado a 1000Mhz não atrapalha o sistema na M2N32-SLI mesmo porque maior frequencia só ajuda o IGP (video integrado), muitos bench mostram que valores altos no HT só atrapalham a estabilidade do sistema, excelente placa, só trocaria pela M3N-HT ou mais ainda M4N98T.

Sugiro que você pegue um termometro e faça uma medição da tempereatura no Dissipador do chipset, tenho quase certeza de que ele não seja o problema.

imageview.jpg

ai uma foto do PWM, encoste o dedo, mas com bastante cuidado, em operação eles podem chegar a 70º ou mais, e veja que são eles quem estão super aquecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@golfcharlie meu problema nao é o processador, ele tá friozinho (tanto nas medições por software quanto pelo dedometro no cooler), a placa de video e HD também oks. O que esquenta é o chipset, nao dá nem pra encostar no dissipador de calor dele... queima o dedo MESMO.

@jonny

Vou encostar pra ver. Mas reintero que o chipset também está muito aquecido (encosto o dedo no dissipador de calor e nao dá pra deixar 2 segundos em cima.. ele queima MESMO, muito quente).

No resto, dissipador do processador, a placa de video.. da pra deixar o dedo em cima de boa.. morninho...

Vou ter q comprar um termometro por infravermelho kkkkk.... olha, deixei o pc ligado sem fazer nada e ele acabou de desligar... =(

Jonny, encostei nos PWM e eles estão quentinhos.. mas eu aguento ficar com o dedo neles uns 3 a 4 segundos, aí começa a incomodar.

Já o dissipador do chipset ainda é o caloroso... Nao dá pra ficar mais de 1 segundo com o dedo em cima e quando você tira o dedo tá doendo... tá muito quente ele.... é o mesmo problema da M2N32-SLI.

Será que é o processador? ja que troquei até a fonte e o problema continua, só nao troquei o processador.,..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny, é nisso que queria chegar.

A placa tem várias opções de tensão, clock e tudo, mas tá tudo no AUTO.

Será que a placa nao poderia tar "confundindo" e dando mais clock e tensão e por isso tá esquentando tanto o chipset?

Onde eu encontro dados das voltagens padrão (e clocks) dos NB, Chipset e tudo? Tem algum site? Pois nao achei no site da asus nem da AMD.

Segue outra screenshot, quem sabe ajude.

http://img638.imageshack.us/img638/3231/everestb.jpg

Se quiserem fotos da placa ou da tela do bios ou de qquer coisa estou à disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Aparece esse 1.10, mas nao da pra diminuir. COmo no seu, a barra ta toda pra esquerda. Nao da pra diminuir mais que isso... todas as barras do meu estão tudo na esquerda. Dao pra aumentar só.

Eu acho q encontrei uma solução. Na BIOS eu setei o HyperThreading de Auto pra 1200... por incrivel q pareça esfriou muito o chipset... o pc nao reiniciou mais. Será q tem algo haver??

HyperThreading pra ser mais exato, é tecnologia intel "Processa dois ou mais Treadings por núcleo", o que você quis dizer é Hyper Transport. Sim tem haver, este link liga o processador ao chipset, o normal dele funcionando na M4A785-M seria 1800~2000MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você já testou usando apenas um pente de memória? teste só com a Corsair ou a Kingston. Se puder arrumar outro processador pra testar, melhor ainda. Se tá dando o mesmo problema da m2n32, só pode ser o processador ou memória. A minha m4a785 também fica com o dissipador quente, mas nunca deu problema. Só mesmo o processador que tava batendo 80 e poucos graus devido ao problema do cooler que eu falei. Agora não passa de 50 com a rotação no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar tirar a memória para checar. Tenho outro processador, se nao funcionar com as memórias tento trocar o processador. O problema é q o outro é muito inferior, então ele não força tanto a placa mãe e nem gera o calor do Phenom II pra saber se é algo com o processador. Sei lá.. mas vou tentar.

COmo disse, diminui o HT e diminuiu a temperatura do chipset. Então eu fui na bios e coloquei tudo em Auto novamente, e a temperatura manteve. Vou tentar usar mais esses dias para conferir se ele mantém.

Em alguns dias eu posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...