Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre cursos.


Ronny Lanes

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou fazendo minhas inscrições em algumas faculdades para o vestibular.

Eu pretendo seguir a área da eletrônica, porém algumas faculdades oferecem o curso de engenharia eletrônica, e outras engenharia elétrica com foco em eletrônica. Qual seria a diferença?

Eu pretendo me especializar na area de hardware, meu sonho é projetar CPUs, mas como isso é uma realidade um tanto quanto distante, acho que já ficaria realizado projetando fontes de alimentação, ou quem sabe, placas mãe =D

Obrigado!

Pessoal, embora seja um tanto contra as regras do fórum, eu precisava de urgência nessa resposta =p, algumas inscrições já abriram!

Obrigado!

E espero que a moderação entenda meu desespero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino eu que o que ira diferenciar é o seu CREA e nada mais... Eu sou engenheiro Eletrico com enfase em Eletrotecnica, meu CREA é de Eng Eletrico. Para empresas acredito elas nem vão saber a diferença. Quando voce for aplicar por um emprego é sempre melhor colocar Eng Eletrico em vez de um nome especifico. Eu acho que voce deve avaliar as faculdades em si e o impacto que ela tera no seu curriculo.

Quanto ao curso, provavelmente o curso de Eng Eletrica com enfases tera mais materias genericas e o Curso de Eng Eletronica algumas mais especificas, mas muito pouca coisa de diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh engenharia eletrica é meu sonho! queria poder projetar uma placa-mãe que acredito que são varios engenheiros projetando pois é muito complexa para ser feita por uma unica pessoa!!!!

Eletrica e eletronica são tipo uma subdivisão.

Engenharia eletrica;

é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo.

A diferença entre os termos eletricidade e Eletrônica está na natureza dos elementos. A eletricidade trabalha com elementos chamados passivos, os resistores, os indutores, os capacitores

Egenharia eletrônica

A engenharia eletrônica (português brasileiro) ou engenharia eletrónica (português europeu) é a especialidade que lida com a energia elétrica essencialmente no modo de controle.

bom é isso que sei:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eng. Elétrica, remete a parte de eletrotecnica, ou seja você tera toda a base generica, mas com o curso voltado para um dominio maiior em eletrotécnica.

Eng. Eletrônica remete a circuitos de baixa potência, salvo eletrônica de potência, o curso da mais enfase na parte de teoria de controle, onde geralmente aplica-se eletrônica para elaboração do circuito.

Mas temos os casos exceção. O proprio amigo sink00 é engenheiro eletrico / eletricista, e o que mais vejo são as dicas dele na parte de sistemas digitais, microcontroladores.

Eu sou Tecnólogo em Eletrônica e trabalho também com microcontroladores e processamento de áudio.

Portanto o que você vai fazer depois de se formar depende mais de você.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Mas... eu teria uma base um pouco melhor para trabalhar com o que sonho se conseguisse a eletrônica. É isso?
Sim, como você disse em seu primeiro post que sonha em projetar circuitos com CPUs e projetar sua própria fonte de alimentação, a melhor escolha seria a Engenharia Eletrônica mesmo!...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Gustavo, os dois segmentos apresentados no tópico (Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletrônico), possuem muita demanda! é até difícil dizer qual é o mais requisitado!

Com as crescentes construções no mercado imobiliário, os Engenheiros Elétricos sempre terão bastante demanda, e é no mesmo rítmo que as tecnologias estão sendo criadas e melhoradas, sempre precisando de um Engenheiro Eletrônico para isso!...

Mencionei só dois exemplos!, mas os colegas podem te apresentar inúmeros outros!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Bcpetronzio.

Bom, ainda tenho +ou-2 anos e meio até a faculdade mas já tenho que me decidir. Estou em duvida quanto aos cursos de engenharia elétrica e mecatronica, mas pelo que os colegas falaram e pelo mercado aqui da região, acho que vai ser melhor eu cursar engenharia eletrica.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, colega gustavo!..., sem dúvida!, Como você ainda tem tempo para pensar, e se tiver $$$ para investir!, a sequência ideal de cursos seria: Engenharia elétrica com ênfase em Eletrônica e em seguida fazer uma Mecatrônica (Mecânica + Eletrônica + Computação), hoje chamada também como "Robótica"...., Seria muito interessante!

Aguarde outras sugestões! (que também ajudará muito o colega Ronny Lanes autor do tópico!)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...