Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ronny Lanes

Diferença entre cursos.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, estou fazendo minhas inscrições em algumas faculdades para o vestibular.

Eu pretendo seguir a área da eletrônica, porém algumas faculdades oferecem o curso de engenharia eletrônica, e outras engenharia elétrica com foco em eletrônica. Qual seria a diferença?

Eu pretendo me especializar na area de hardware, meu sonho é projetar CPUs, mas como isso é uma realidade um tanto quanto distante, acho que já ficaria realizado projetando fontes de alimentação, ou quem sabe, placas mãe =D

Obrigado!

Pessoal, embora seja um tanto contra as regras do fórum, eu precisava de urgência nessa resposta =p, algumas inscrições já abriram!

Obrigado!

E espero que a moderação entenda meu desespero!

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino eu que o que ira diferenciar é o seu CREA e nada mais... Eu sou engenheiro Eletrico com enfase em Eletrotecnica, meu CREA é de Eng Eletrico. Para empresas acredito elas nem vão saber a diferença. Quando voce for aplicar por um emprego é sempre melhor colocar Eng Eletrico em vez de um nome especifico. Eu acho que voce deve avaliar as faculdades em si e o impacto que ela tera no seu curriculo.

Quanto ao curso, provavelmente o curso de Eng Eletrica com enfases tera mais materias genericas e o Curso de Eng Eletronica algumas mais especificas, mas muito pouca coisa de diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhh engenharia eletrica é meu sonho! queria poder projetar uma placa-mãe que acredito que são varios engenheiros projetando pois é muito complexa para ser feita por uma unica pessoa!!!!

Eletrica e eletronica são tipo uma subdivisão.

Engenharia eletrica;

é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo.

A diferença entre os termos eletricidade e Eletrônica está na natureza dos elementos. A eletricidade trabalha com elementos chamados passivos, os resistores, os indutores, os capacitores

Egenharia eletrônica

A engenharia eletrônica (português brasileiro) ou engenharia eletrónica (português europeu) é a especialidade que lida com a energia elétrica essencialmente no modo de controle.

bom é isso que sei:)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço Engª Mecatrônica e sempre pensei em eletrônica, mas depois de começar a fazer o curso me apaixonei hehe! Você faz a faculdade! Procure boas instituições e estude muita matemática básica antes de entrar! Pois isso facilitará teus caminhos dentro dela!

Compartilhar este post

Link para o post

Eng. Elétrica, remete a parte de eletrotecnica, ou seja você tera toda a base generica, mas com o curso voltado para um dominio maiior em eletrotécnica.

Eng. Eletrônica remete a circuitos de baixa potência, salvo eletrônica de potência, o curso da mais enfase na parte de teoria de controle, onde geralmente aplica-se eletrônica para elaboração do circuito.

Mas temos os casos exceção. O proprio amigo sink00 é engenheiro eletrico / eletricista, e o que mais vejo são as dicas dele na parte de sistemas digitais, microcontroladores.

Eu sou Tecnólogo em Eletrônica e trabalho também com microcontroladores e processamento de áudio.

Portanto o que você vai fazer depois de se formar depende mais de você.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Entendi pessoal, no caso os 2 se parecem tanto que dependeria mais de onde eu procuraria para trabalhar depois. Mas... eu teria uma base um pouco melhor para trabalhar com o que sonho se conseguisse a eletrônica. É isso?

Compartilhar este post

Link para o post
    Mas... eu teria uma base um pouco melhor para trabalhar com o que sonho se conseguisse a eletrônica. É isso?
    Sim, como você disse em seu primeiro post que sonha em projetar circuitos com CPUs e projetar sua própria fonte de alimentação, a melhor escolha seria a Engenharia Eletrônica mesmo!...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, aproveitando o assunto do tópico, qual a área que vocês acham que teria mais mercado de trabalho? Qual área teria mais disputa por um emprego?

Obrigado, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Gustavo, os dois segmentos apresentados no tópico (Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletrônico), possuem muita demanda! é até difícil dizer qual é o mais requisitado!

Com as crescentes construções no mercado imobiliário, os Engenheiros Elétricos sempre terão bastante demanda, e é no mesmo rítmo que as tecnologias estão sendo criadas e melhoradas, sempre precisando de um Engenheiro Eletrônico para isso!...

Mencionei só dois exemplos!, mas os colegas podem te apresentar inúmeros outros!...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Bcpetronzio.

Bom, ainda tenho +ou-2 anos e meio até a faculdade mas já tenho que me decidir. Estou em duvida quanto aos cursos de engenharia elétrica e mecatronica, mas pelo que os colegas falaram e pelo mercado aqui da região, acho que vai ser melhor eu cursar engenharia eletrica.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, colega gustavo!..., sem dúvida!, Como você ainda tem tempo para pensar, e se tiver $$$ para investir!, a sequência ideal de cursos seria: Engenharia elétrica com ênfase em Eletrônica e em seguida fazer uma Mecatrônica (Mecânica + Eletrônica + Computação), hoje chamada também como "Robótica"...., Seria muito interessante!

Aguarde outras sugestões! (que também ajudará muito o colega Ronny Lanes autor do tópico!)...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu iria fechar o tópico hoje! Mas como ví que o pessoal se interessou um pouco sobre o assunto vou pedir que deixem ele aberto!

Obrigado a todos que ajudaram!

E aqueles que tem conselhos por favor postem! Falta muito pouco para o meu vestibular hehe.

Editado por Ronny Lanes

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida! colega Ronny Lanes!, quem vai mandar é seu coração!..., com as dicas aqui apresentadas, e tem muitas outras a serem esplanadas!, você pode se decidir com mais tranquilidade!...

É só aguardar!...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais