Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento de orgão eletrônico


Eduardo13

Posts recomendados

Boa noite

Tenho um orgão Gambitt que é alimentado pelo pedal de volume(a fonte fica no pedal) e tanto a energia quanto o audio vem pelo mesmo cabo, do orgão ao pedal.

Acontece que esse pedal/fonte que estou usando não é o original do orgão e tem apenas 4 pinos, sendo que a saida de energia/audio do orgão tem 5.

Como o orgão esta emitindo um ruído de fundo acredito que justamente o 5º pino que falta no pedal é justamente o pino de terra.

Alguém com um pouco de experiência em eletrônica pode me dar umas dicas sobre como fazer o aterramento?

Não conheço nenhum técnico de confiança aqui onde moro, tenho medo de levar o orgão pra qualquer "picareta" da vida.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Eduardo, não acredito que seja problemas de aterramento não!, deve estar faltando alguma informação! Exemplo: no pedal original, deveria ter dois pinos para o controle de volume e três pinos para a alimentação do orgão (alimentação simétrica ou seja +V, 0V e -V), e este outro pedal que você esta usando esta enviando, dois pinos para controle de volume e dois para alimentação (alimentação não simétrica ou seja +V e 0V)...

Leve os dois pedais a um técnico em eletrônica, e peça para ele verificar as diferenças entre eles, e te dizer o que esta faltando no novo pedal, para que fique idêntico ao original...

Aguarde outras dicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • 5 meses depois...

órgão está com as notas fazendo um som estranho. Eu aperto uma tecla e o som não sai da nota mas sim de um xiado parecido com a nota.

É um orgao yamaha.

Quando ligo ele, ele não faz nenhum barulho nem sai nenhum som depois de alguns segundos ele começa a fazer uns pipocos e uns chiados e as notas saem da forma que citei acima.

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Davi,

Essa demora não é normal. Faça uma inspeção nos capacitores da fonte. Procure capacitores vazados ou com alguma anomalia estética. Caso eles estejam visualmente bons, vai ter de medir a capacitância deles pois podem estar alterados. É mais rápido trocar pois são componentes baratos e fáceis de achar.

Também é bom ver se os reguladores da fonte estão mandando as tensões corretas para as placas.

Já é um bom começo.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Encontrei dois capacitores dentro do orgao e troquei mas nao resolveu o problema(Não sei se troquei pelo tipo certo de capacitor.... Mas eles estavam estourados) tem uma fonte também porque o orgao é 220v por fora do orgao.... Mas por dentro é só dois capacitores que estão em uma plaquinha junto com um fusível.....quando tiro desses 2 capacitores o som fica com menos xiado mas as notas ainda saem como citei acima(sai a nota toda xiada).

adicionado 7 minutos depois

20170319_001026.thumb.jpg.d5185b911ef14f4351d460b3a34fe249.jpg

Estes foram os capacitores que troque 1 eu encontrei igual e do mesmo fabricante....já o outro encontrei do mesmo valor só que não nesse estilo "caixinha" e sim meio " redondinho '' mas de poliester.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

que tipo de chiado é? é shhhhhh ou é ronco pôôôômmmm? O pôm pode ter origem na fonte, já o shh pode ser em qualquer ponto. Além da foto, penso que podes publicar o áudio para alguém de bom ouvido, coração, e intuição elétrica te orientar melhor...

Ah... um som distorcido tipo guitarra de rock é sintoma de estar chaveado pra 220 mas ligado em 127

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Davi, coloque um fone de ouvido e ouça que som você ouve. Em alguns circuitos o sinal do fone de ouvido desvia o amplificador. Se você ouvir o som normal do órgão significa que o problema está no circuito amplificador e todos os outros circuitos do órgão estão ok. Se você ouvir o ronco significa que o problema pode estar no amplificador ou qualquer outro circuito do órgão. Como já se tem essa evidência de queima do capacitor, verifique os diodos da fonte que tb podem estar com defeito. Já mediu as tensões estabilizadas da fonte? 

Poste as fotos com o capacitor novo. Que material é esse derretido na placa?

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar com o fone... As tensões eu medi e...

20170701_110456-1-1-1.thumb.jpg.bcbc87206e790b0ae103e10374a4676e.jpg

 

Nos dois plugs da vertical deu 15V...

O ultimo plug lá emcima na vertical possui 3 fio sendo um fio verde (negativo) e dois fios amarelos (positivos) cada fio amarelo tem 5V.

E o que está na horizontal coloquei as pontas de prova e não deu nada.

Aquela placa ao lado direito da foto (que está escrito "CAUTION" e "ATTENTION" ) é a placa da primeira foto postada e o material derretido na primeira foto é algum líquido que saiu do capacitor ao estourar.

Estou desconfiando agora dos capacitores desta placa que postei agora (que me parece ser a fonte) tem uns capacitores pequenos que estão com um líquido amarelo do lado( Não sei se da para ver direito na foto) e alguma coisa dura e amarelada na placa ao redor dos capacitores .... Só que estou com duvida se esta coisa amarelada na placa é líquido de capacitor... Mas como capacitor é baratinho vou tentar trocalos.

E pela questão do som acredito eu ser a segunda opção (agora não se toca mais a nota mas só escuto um som de como se fosse de uma onda senoidal "om-om-om-om".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo13, conseguiu consertar o pedal de volume? Qual o modelo desse Gambit? Mande uma foto do pedal, ok?

 

Davi, qual o modelo desse Yamaha? Veja se ele tem pino "AUX IN". Se tiver, puxe um cabo de um aparelho de som qualquer e conecte nesse plug. Se ouvir som normal do aparelho através do órgão é sinal que o circuito amplificador do órgão está bom. Tente esse teste antes de começar a desmontar a placa, ok?

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David, agora eu não entendi. 

1- você ligou o fone de ouvido e ouviu o que? As notas musicais ou outra coisa.

2- você ligou um cabo de um som qq na entrada AUX IN do órgão? Se sim, o que ouviu?

Peço vincule sua resposta no na pergunta acima, senão eu me perco na análise, ok?

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Iriel disse:

David, agora eu não entendi. 

1- você ligou o fone de ouvido e ouviu o que? As notas musicais ou outra coisa.

2- você ligou um cabo de um som qq na entrada AUX IN do órgão? Se sim, o que ouviu?

Peço vincule sua resposta no na pergunta acima, senão eu me perco na análise, ok?

Sds.

Iriel

Me desculpe Iriel sou novo no Clube do Hardware obrigado pela dica e pelas dicas. :-) ..

1- ouvi a mesma coisa do que sem o fone. Somente um xiados.

2- aux in não sei...mas conectei o fone em uma entrada escrito headphone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...