Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Com RAID 0 (Partições Sumiram!)


Dergan

Posts recomendados

Olá a todos.

Gostaria se de saber se alguém já teve este mesmo problema usando RAID 0, pois estou com medo de perder muitos arquivos importantes.

O caso é o seguinte, primeiramente minha config:

MB: ECS GF8200A (última BIOS)

Processador: AMD X2 245

Memória: 2GB/800 Kingston

HD: 4x WD Green Caviar 500GB

VGA: 9800GT/512mb

Fonte: 700W reais

O sistema que eu estava usando era o Win 7 x64 bits.

A + ou - 2 semanas, criei um raid 0 (stripe 64k) usando 2 hd's de 500gb e deixei os outros 2 em modo de armazenamento, usei e adorei o desempenho porém, quando fui ligar o PC hoje estava dando erro de boot (aquele como se não tivesse partição criada).

Entrei na BIOS e fui confirmar se o RAID estava tudo ok, e o pior (ou melhor não sei) é que está! Ele reconhece o raid (nvdia 932.5 gb), e na parte de gerenciamento de RAID (F10) também consta que o controlador está tudo ok. Dai imaginei que fosse frescura do windows e resolvi colocar o dvd pra subir a instalação do windows e checar se estava reconhecendo "mesmo" tudo ok, e para meu espanto (e DESESPERO) as partições tinham SUMIDO! Aparece os 932.5 gb do RAID em "espaço não alocado" e os outros 2 hds de 500gb mas as outras 2 partições que o o raid possui não aparecem!

Não sei nem por onde começar a resolver esse "pepino".

Já configurei na bios para voltar pra SATA, reiniciei e mudei pra RAID novamente e mesmo assim o "bug" persiste. Já desliguei os outros 2 hds e deixei só os 2 de raid e também não vai. Já troquei os cabos de dados sata e nada também. Já cheguei a pensar que a ordem dos hd's pudessem ter alterado de alguma forma (já que os 4 são iguais) mas isso seria impossível pois o raid necessita de um "gerenciamento" idependente da bios.

Uma curiosidade é que as vezes ele não dá a mensagem de que não tem partição, fica apenas em uma tela preta piscando e não sai disso.

Outra coisa, na parte de gerenciamento de RAID (F10) tem apenas as opções [CTRL-X] Exit - Sete Bootable (desabilitado) [N] New Array - [Enter] Detail, quando entro em "Detail" aparece: [R] Rebuild (desabilitado) [D] Delete - [C] Clear MBR - [V] Remove Vol. e nessa tela eu enxergo os 2 hds que foram usados no raid tudo ok. Teria lgo que se possar fazer nesse gerenciador?

Agradeço se você leu até aqui e desculpem pelo post longo (culpa do desespero).

Att Dergan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico que uma galera forte em raid responde as dúvidas, espero não passar por isso nunca, hehe que medo, rsss.

Eu tenho uma ECS e estou bem decepcionado com a bios dela (última), quando falta energia perco o overclock, sem contar que fazer overclock pela bios é perda de tempo ela não aceita, o cara muda o clock do hyper transport e quando entra no Seven ele tá stock, por isso que eu não teria coragem de fazer raid nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico que uma galera forte em raid responde as dúvidas, espero não passar por isso nunca, hehe que medo, rsss.

Eu tenho uma ECS e estou bem decepcionado com a bios dela (última), quando falta energia perco o overclock, sem contar que fazer overclock pela bios é perda de tempo ela não aceita, o cara muda o clock do hyper transport e quando entra no Seven ele tá stock, por isso que eu não teria coragem de fazer raid nessa placa.

Então o pior é que essa ECS é a segunda que eu pego, a primeira não tinha essas "palhaçadas".

Também me arrependi de ter feito RAID nela, e o mais engraçado é que o HD externo de 2 TB que eu comprei pra fazer os backups chegou hoje... (_(

Enfim, qual é o tópico que você disse?

Seria esse?

http://forum.clubedohardware.com.br/raid-aprenda-mais/293148/40

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você achar eu perguntando sobre um problema na versão do Windows seven 64 é esse sim, eu descobri que somente o DVD do seven 64 que não tinha opção de instalar outras versões funcionava com a minha placa no raid.

Valeu brother, postei lá também.

Zica essa compatibilidade com o Seven x64 hein! :unsure:

Cara, é triste olhar os 2 hd's de 500gb e p/ externo de 2 TB que chegou hoje e não poder fazer NADA!

Tsc.

Estou tentando ajuda nos melhores forums nacionais e internacionais e mesmo assim está difícil. Em último (último mesmo) caso eu vou enviar pra análise em uma dessas empresas de recuperação de dados. Queria evitar isso pois o preço é bem elevado (leia-se facada)...

Anyway, valeu os toques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...