Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AHCI em ASUS P5KPL/1600


Deusywan

Posts recomendados

Olá pessoal,possuo uma placa mãe da Asus, a P5KPL/1600 e estou com um HD WD Caviar Black 2TB com suporte a AHCI e NCQ. Só que não achei no Setup da placa mãe uma opção para ativar essas opções e em um programa de reconhecimento diz que o HD esté em modo IDE.

----------------------------------

Programa PC Wizard 2010

General Information :

Disk Controller : Intel 82801G (ICH7 Family) PATA I/O Controller

Disk Controller : Intel 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA I/O Controller cc=EIDE

Drive Controller Features #1 :

Mode : IDE

AHCI : No

outra informação do programa

UDMA Mode max. : 6 (ATA-133)

UDMA Mode Enabled : 5 (ATA-100)

-----------------------------

A única coisa que eu encontrei foi uma opção "IDE configuration" na guia Main. Ao entrar nessa opção tem essas configurações:

ATA/IDE configuration - [ ]

opções: [Disabled]; [Compatible] e [Enhanced].

na opção abaixo tem:

Enhanced Mode Suport On - [ ]

Opções: [s-ATA];[s-ATA+P-ATA] e [P-ATA]

No manual diz que o Enhanced - Sets all SATA device to operate in SATA MODE.

Então será se esse SATA é o mesmo AHCI?

e

Alguem poderia me dizer para que cada opção entre [ ] funciona?

Obs.: O engraçado é que o cd de Drivers da minha placa mãe não tem driver SATA, sempre usei o Enhanced mode e eu instalo o xp sem precisar de drivers par detectar o HD. Estranho, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sua placa mãe possui o chip sul ICH7 que não tem suporte para Raid e Ahci. Por isso, ele funciona em modo ide mesmo, mas te garanto que não vai perceber diferença de performance. Fiz os testes com um hd de 500 Samsung na minha M4A785-M e na Ga-G31M-S2L que tem o mesmo chipset da sua placa mãe, e os resultados no hd tach foram praticamente iguais, com leve vantagem para a G31.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sua placa mãe possui o chip sul ICH7 que não tem suporte para Raid e Ahci. Por isso, ele funciona em modo ide mesmo, mas te garanto que não vai perceber diferença de performance. Fiz os testes com um hd de 500 Samsung na minha M4A785-M e na Ga-G31M-S2L que tem o mesmo chipset da sua placa mãe, e os resultados no hd tach foram praticamente iguais, com leve vantagem para a G31.

Então irei usar o HD novo sem o NCQ? Vi que isso habilitado é bem interessante...

Uma pena.

Obrigado pelo esclarecimento.

Aproveitando o tópico:

Eu estava querendo compra a Placa Mãe Asus P5g41c-m Ddr3 Skt Intel 775. Ela tem suporte total ao meu kit de RAM TWIN2X4096-8500C7 da Corsair, já que a minha placa mãe atual as roda a 1066Mhz em O.C. e não atinge a latencia 7.7.7.20 e 2.0v requerida pelas memórias. Tambem acho que não estou usando minhas RAMs na carga maxima. Essa placa é boa ou continuo com a minha mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai trocar 6 por meia dúzia. Ela também não vai dar suporte para Ahci e suas memórias vão funcionar em 1066 também por overclock, conforme consta no site: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=fLnLthm3giPSuf79&templete=2. Melhor ficar com a sua mesmo.

Agora se você realmente quer investir em placa soquete 775, acho melhor você pegar uma da série P5Q com chipset P45, que vai ter suporte pra Ahci e 1066 sem over, além do pci-ex 2.0 . O problema é achar uma placa mãe dessas com preço bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de-sp

ela irá usar a minha RAM de latencia 7.7.7.20 e o NCQ AHCI do HD?

sim..sem problemas..... na verdade, não é bem o que o amigo disse....que placa não tem ICH7 então não tem AHCI....porque até algumas placas com ICH7 não tem AHCI...

normalmente as off board de linha media e top tem....e as p35 não tem "low end"...

um exemplo de p35 que tem suporte é a P5k-SE....e é a que se tem hj como "custo x beneficio".

mas tem outras uma pouco mais caras e melhor....a questão é sempre ir no site do fabricante e conferir se dá suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim..sem problemas..... na verdade, não é bem o que o amigo disse....que placa não tem ICH7 então não tem AHCI....porque até algumas placas com ICH7 não tem AHCI...

normalmente as off board de linha media e top tem....e as p35 não tem "low end"...

um exemplo de p35 que tem suporte é a P5k-SE....e é a que se tem hj como "custo x beneficio".

mas tem outras uma pouco mais caras e melhor....a questão é sempre ir no site do fabricante e conferir se dá suporte.

Amigo, você está fazendo uma baita confusão aqui. Eu não disse nada disso que você tá referindo ai. O que eu disse e repito é que placa-mãe com chip ICH7 não tem suporte pra Ahci e Raid. Somente ICH7R é que tem suporte pra Ahci e Raid. Toda a linha de chipset da Intel (ICH7, ICH8, ICH9, etc...) somente tem suporte a Raid e Ahci se tiverem um "R" no final. Nem a P5K-SE, apesar de ter o chip P35, não tem suporte pra Ahci pois o chip sul dela é o ICH9 (teria que ser o ICH9R). A P5K PRO possui o chip sul ICH9R, portanto tem Ahci e Raid. A P5K tem o chip ICH9, porém tem outro chip integrado Jmicron, que fornece 01 (uma) porta sata pra fazer raid, esse provavelmente suporta também Ahci. Infelizmente os fabricantes fazem essa sopa de letrinhas que confunde todo mundo, por isso é bom sempre pesquisar no site do fabricante pra não levar gato por lebre. E eu recomendei o chip P45 devido a dificuldade em encontrar placa mãe com chip P35. Mas mesmo com chip P45, tem que verificar pois com certeza vai ter algumas placas com chip sul ICH10 e outras com ICH10R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calma filhote!! Tá nervozim!!

Me equivoquei na leitura apenas..... que stress em pleno feriado.

E sim.. ICH7 (dependendo da versão) tem sim senhor suporte a AHCI...

"the ICH7DH, ICH7R, ICH7-M, ICH7-M DH chip have AHCI support. The ICH7 (Base) and ICH7-U (Ultra-mobile) chip do not support AHCI."

relaxa e goza com a Marta! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calma filhote!! Tá nervozim!!

Me equivoquei na leitura apenas..... que stress em pleno feriado.

E sim.. ICH7 (dependendo da versão) tem sim senhor suporte a AHCI...

"the ICH7DH, ICH7R, ICH7-M, ICH7-M DH chip have AHCI support. The ICH7 (Base) and ICH7-U (Ultra-mobile) chip do not support AHCI."

relaxa e goza com a Marta! :P

Amiguim, não tô estressado não. Apenas expliquei as características.

Não seja tão sensível.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...