Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acertar os horários no rtc DS1307 com PIC


machadobazzo

Posts recomendados

Ola amigo estou procurando exaustivamente um exemplo de como acessar e acertar os horários no rtc DS1307 com o pic16f877 em asm, mas não tem muita matéria na internet, vi um posto de alguém pedindo uma ajuda e você se prontificou em mandar um exemplo completo em asm com o 16f84, se você quiser me mandar pra mim, ficaria muito feliz, faz pouco tempo que estou estudando os micro controlador e não entendo bem as explicações no datasheet, na maioria da ajuda é em "C", não é pra copiar o código, tambem não é comercial, é pra estudar a parte que se refere a configuração do rtc desde habilitar o oscilador, ler e gravar, então talvez eu venha a entender o datasheet e I2C. 100+ um abraço; Juarez Bazzo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, estudei bem o capitulo do "Conectando o Pic" sobre I2C e mais alguns exemplos na internet, esse que você me mandou, estou estudando com afinco, mas é muito difícil de entender pra um autodidata, abaixei na internet um manual nesse endereço http://www.ebah.com.br/sistema-de-treinamento-em-microcontroladores-pic-pdf-a70739.html, ali tem um exemplo asm de um relógio com pic16f877a com um rtc pcf8583, mas eu acho que esta errado, pois ele usa quase o código inteiro do Asm2-e08 do livro citado acima com o endereço da eeprom 24c04 e não do rtc, alias, mudei o endereço desse código pra o rtc DS1307 mas não funcionou, na teoria (acho eu) que deveria "funcionar", não vou sossegar enquanto não entender e fazer funcionar esse circuito que estou montando, se funcionasse com esse código do livro, seria muito bom, pois é bem enxuto o programa. 100+; um abraço Juarez Bazzo; Novo Hamburgo - RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

machadobazzo,

O PCF8583 não passa de uma memória RAM, (que pode ser acoplada com uma bateria) e seu endereço é o mesmo das memórias I2C EEPROM. Ele tem 16 bytes para o controle de tempo, configuração, dia, mês, ano (ele é um RTCC, Real Time Clock Calendar). E tem outros 240 bytes para uso geral. É melhor que uma memória EEPROM pelo tempo de gravação (cerca de alguns nanosegundos, as memórias EEPROM varia de 5ms até 10ms) e podem ser regravadas infinitas vezes (as memórias EEPROM podem ser regravadas no máximo 1 000 000 de vezes por byte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...