Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
machadobazzo

Acertar os horários no rtc DS1307 com PIC

Recommended Posts

Ola amigo estou procurando exaustivamente um exemplo de como acessar e acertar os horários no rtc DS1307 com o pic16f877 em asm, mas não tem muita matéria na internet, vi um posto de alguém pedindo uma ajuda e você se prontificou em mandar um exemplo completo em asm com o 16f84, se você quiser me mandar pra mim, ficaria muito feliz, faz pouco tempo que estou estudando os micro controlador e não entendo bem as explicações no datasheet, na maioria da ajuda é em "C", não é pra copiar o código, tambem não é comercial, é pra estudar a parte que se refere a configuração do rtc desde habilitar o oscilador, ler e gravar, então talvez eu venha a entender o datasheet e I2C. 100+ um abraço; Juarez Bazzo

Editado por Bcpetronzio
Melhorar título, Regra 2.3, link: http://forum.clubedohardware.com.br/regras-forum-atualizadas/756056

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ola amigo, estudei bem o capitulo do "Conectando o Pic" sobre I2C e mais alguns exemplos na internet, esse que você me mandou, estou estudando com afinco, mas é muito difícil de entender pra um autodidata, abaixei na internet um manual nesse endereço http://www.ebah.com.br/sistema-de-treinamento-em-microcontroladores-pic-pdf-a70739.html, ali tem um exemplo asm de um relógio com pic16f877a com um rtc pcf8583, mas eu acho que esta errado, pois ele usa quase o código inteiro do Asm2-e08 do livro citado acima com o endereço da eeprom 24c04 e não do rtc, alias, mudei o endereço desse código pra o rtc DS1307 mas não funcionou, na teoria (acho eu) que deveria "funcionar", não vou sossegar enquanto não entender e fazer funcionar esse circuito que estou montando, se funcionasse com esse código do livro, seria muito bom, pois é bem enxuto o programa. 100+; um abraço Juarez Bazzo; Novo Hamburgo - RS

Compartilhar este post

Link para o post

machadobazzo,

O PCF8583 não passa de uma memória RAM, (que pode ser acoplada com uma bateria) e seu endereço é o mesmo das memórias I2C EEPROM. Ele tem 16 bytes para o controle de tempo, configuração, dia, mês, ano (ele é um RTCC, Real Time Clock Calendar). E tem outros 240 bytes para uso geral. É melhor que uma memória EEPROM pelo tempo de gravação (cerca de alguns nanosegundos, as memórias EEPROM varia de 5ms até 10ms) e podem ser regravadas infinitas vezes (as memórias EEPROM podem ser regravadas no máximo 1 000 000 de vezes por byte).

Compartilhar este post

Link para o post

...mas,ela precisa estar alimentada para manter os dados,ja a Eeprom não...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais