Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Baquelite

LED na tomada

Recommended Posts

Dúvida super simples!!

Preciso ligar um led na tomada... a principio, imaginei por em série um resistor de 12kΩ um diodo e o LED... mas vi o seguinte esuquema feito pelo nosso colega faller aqui do forum:

Indicaodefusvelqueimado.jpg

O que este capacitor está fazendo aí?

imagino que a função dele seja manter o LED aceso quando a tensão está no sentido inverso... mas no momento em que o LED está polarisado diretamente, naturalmente o LED vai acender e o capacitor se carregar... quando estiver polarisado inversamente, o diodo, em paralelo com o LED vai permitir que o capacitor se descarregue e se carregue novamnete... mas isso não parece interferir no LED...

Alguem pode me explicar a função deste capacitor aí??

Editado por LeonardoF.S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no forum tem sua resposta

Destaque: Postem aqui seus circuitos! ( 1 2 3 ... Última Página)

ATT

MVTEC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me explicar a função deste capacitor aí??

A tensão e a corrente, em um capacitor, são variáveis uma defasada com relação a outra, quando submetido a uma componente AC em função da frequência. Uma vez defasadas, a dissipação térmica, produto de ambas, reduz bastante, uma vez que quando existe a tensão, existe pouca corrente e vice versa.

Desse modo o capacitor está ai para que aproveitemos dele a reatância capacitiva, que, para simplificar representa a resistência apresentada pelo mesmo a passagem da corrente elétrica de uma frequência f.

Essa reatância (Xc) é expressa em ohms e pode ser calculada pela expressão:

Xc = 1/(2 x pi x f x C)

Aonde:

Xc = reatância capacitiva dada em ohms

pi = constante 3,1416

f = frequência, no caso 60 Hz

C = valor da capacitância em Farads

Desse modo o capacitor ai nesse caso substitui um resistor de limitação sem que dissipe a energia sob a forma de calor que o resistor dissiparia..

Quanto a questão da operação em cada ciclo..

Em um dos semiciclos, o positivo, a corrente passa através do capacitor e resistor fluindo através do led fazendo com que ele acenda, tentando carregar esse capacitor (mas não consegue de todo).

No outro semiciclo ele, o capacitor, faz a mesma coisa, porém agora com o diodo e não com o led, para quase se carregar no outro sentido, e ficar pronto para o semiciclo positivo seguinte..

O diodo, por sua vez, além de permitir que o capacitor se descarregue e recarregue no sentido inverso, protege o led, clampando a tensão reversa sobre o mesmo num valor de 0,7 Volts.Led's não gostam muito de tensões reversas e costumam queimar nesses caso de tensão reversa elevada.

Não analise o capacitor como o faria em tensão contínua. Em AC, dependendo da frequência, seu comportamento é bem diferente..

Abraço..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Faller mais uma vez... muito obrigado pelas explicações!!

    Pelo que entendi este resistor de baixo valor, (baixo valor comparado com o que eu ia por), não parece influenciar muito no circuito... ele está aí para um ajuste mais “fino” da impedância do circuito?

    Resitência = 1500 Ω

    Retância capacitiva (330nF) = 8038,13 Ω

    Impedância = 8176,89 Ω

    Valeu...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×