Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Solucionando Problemas com Jogos


Posts recomendados

Objetivo

Devido a enorme quantidade de perguntas envolvendo problemas com jogos neste fórum, crio este tópico para que ANTES DE POSTAR seja lido, ajudando a quem está com problema, contribuindo para a limpeza do fórum e principalmente ajudando a quem responde as perguntas.

Lembrando que sempre buscamos aprimorar o conteúdo, sugestões são bem-vindas.

Público Alvo

O tópico é destinado para usuários iniciantes, portanto procura utilizar linguagem simples e direta.

Jogo lento? Lag? Não roda? Dá erro?

Por favor siga passo-a-passo o que será dito neste tutorial.

Passo 1: Verificando os Requisitos

Antes de comprar um jogo precisamos saber se ele funciona no nosso computador, assim evitamos futuros aborrecimentos.

Alguns jogos possuem uma versão demonstrativa (demo) que permitem ter uma ideia de como o jogo irá rodar antes de comprar a versão completa.

Para procurar a demo, você pode procurar pelo tópico do jogo no Mural dos Jogos ou digitar no Google 'nome do jogo' demo.

Alternativamente ao modo apresentado a seguir, você pode checar no site (em inglês) Can You Run It? se o seu computador roda o jogo. O site exige a instalação de um plugin e nem sempre é preciso nas informações.

1.1 - Conhecendo nosso que computador

Existem inúmeros programas que mostram os componentes do computador, utilizaremos um que é simples e gratuito.

CPU-Z - Download

Para baixar o aplicativo, clique no link do lado direito da página (em Download latest release, baixe a versão setup english).

O programa possui várias opções, nossa abordagem será superficial nos detendo nas mais importantes.

Aba CPU: Mostra informações sobre o processador.

Specification: família, modelo e velocidade padrão do processador

Core Speed: atual velocidade do processador.

imagem1ky.th.jpg

Imagem 1: Intel Core 2 Duo E6300 @1.86GHz

Aba Memory: Mostra informações sobre a Memória RAM.

Size: tamanho total da Memória RAM.

imagem2be.th.jpg

Imagem 2: 4 GB DDR2-667.

Aba Graphics: Mostra informações sobre a placa de vídeo.

Name: nome da placa de vídeo.

Memory Size: quantidade de memória que a placa de vídeo tem.

imagem3lg.th.jpg

Imagem 3: Geforce 9800GT com 1024 MB (1 GB).

Agora vamos ver qual é o nosso sistema operacional.

Para isso basta clicar com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador localizado na área de trabalho.

imagem6a.th.jpg

Imagem 4: Windows 7 Ultimate 64 bit

Vamos ver se há espaço disponível no HD.

Para isso clicamos no ícone Meu Computador.

imagem5un.th.jpg

Imagem 5: Espaço livre do HD

1.2 - Descobrindo os Requisitos e Comparando com nosso Computador

Agora que já conhecemos nosso computador vamos ver os requisitos mínimos do jogo que queremos jogar.

(Nosso exemplo será Grand Theft Auto IV)

1.2.1 - Achando os Requisitos Mínimos:

Alternativa 1:

Ir no Mural do Jogos aqui do fórum e procurar o tópico relativo ao jogo que queremos.

No nosso exemplo, chegamos a esse tópico que contém os requisitos mínimos.

É claro que o fórum não tem tópico para todos os jogos que existem, para isso temos a próxima alternativa.

Alternativa 2:

Ir para o Google. Digitar 'nome do jogo' requisitos mínimos e procurar um link adequado. Procurar no Google é uma arte, no começo vamos procurando por tentativa e erro, mas com um pouco de treino rapidamente conseguimos identificar a página que é segura e que tem aquilo que queremos.

Com isso achamos os requisitos mínimos para o jogo:

Sistema Operacional: Windows XP Service Pack 3 ou Windows Vista Service Pack 1;

Processador: Intel Core 2 Duo 1,8 GHz ou AMD Athlon X2 64 2,4 GHz;

Memória: 1 GB para o XP e 2 GB para o Vista;

Espaço em disco: 16 GB;

Placa de Vídeo: nVidia Geforce 7900 ou ATI X1900 (ambas com 256 MB de memória).

E nosso computador tem:

Sistema Operacional: Windows 7

Processador: Intel Core 2 Duo 1.86 GHz

Memória: 4 GB

Espaço em disco: bastante

Placa de Vídeo: Geforce 9800GT com 1 GB.

1.2.2 - Comparando com o nosso Hardware

Sistema Operacional: o jogo suporta o Windows Vista nativamente e precisa de um patch para rodar corretamente no Windows 7. Como descobrimos isso? Google.

Processador: o jogo requer um processador com dois núcleos físicos, portanto os modelos Intel Pentium, Celeron e etc não são suportados oficialmente pelo jogo. No nosso caso, temos dois com a frequencia mínima, portanto não devemos esperar um desempenho alto.

Memória RAM: como não há requisitos para o Windows 7, comparamos com o seu antecessor Vista, e vemos que temos memória de sobra para o jogo.

Espaço em Disco: temos mais de 50 GB livre e o jogo requer 16 GB, portanto podemos instalá-lo.

Placa de Vídeo: a nossa placa de vídeo possui mais memória do que o mínimo exigido e principalmente o modelo que possuímos é superior ao modelo exigido.

Passo 2: Atualizando o Jogo

Muitos jogos (se não todos) possuem erros quando foram lançados, esses bugs podem prejudicar o desempenho do jogo. Para que isso não ocorra vamos procurar a última atualização (patch) disponível para o jogo.

Alternativa 1:

Você pode procurar informações sobre os patchs no tópico do jogo aqui do fórum, (veja no Mural dos Jogos o jogo que você procura).

Alternativa 2:

Continuando com o nosso exemplo GTA IV, digitamos no Google Grand Theft Auto IV patch e para nossa felicidade o primeiro site que aparece possui o patch.

Observação: alguns jogos atualizam-se automaticamente como é o caso dos jogos pelo Steam, Games for Windows LIVE e outros. No nosso exemplo não era necessário baixar o patch manualmente pois a LIVE o faz automaticamente, somente deixamos o exemplo acima para comparação com jogos que não possuem esse sistema.

Passo 3: Atualizando os Drivers

Para obtermos o máximo de desempenho que o nosso hardware permite, temos que ter a última versão do driver de cada componente.

3.1 - Placa de Vídeo

Sabemos que placa de vídeo temos, agora vamos atualizar o driver dela.

Para isso vamos para o site do fabricante do chip gráfico. Se você não se lembra que placa de vídeo você tem, leia novamente o Passo 1.

A maior parte dos computadores que tem placa de vídeo offboard possui ou chip gráfico da AMD/ATI ou da NVIDIA.

3.1.1 - NVIDIA

Clique aqui para ir na página de download da NVIDIA.

Selecione a família da sua placa de vídeo, modelo e seu sistema operacional.

Nem sempre o último driver disponível está em Português, portanto baixe em Inglês ou certifique-se que a versão disponível em Português é igual à versão em Inglês.

Agora que baixamos o driver mais recente, vamos desinstalar o atual.

Para isso vamos no Painel de Controle > Desinstalar Programas (ou Atualizar/Remover Programas) e desinstalamos o NVIDIA Display Driver.

Reiniciamos o computador, instalamos o driver mais recente e reiniciamos novamente.

Não se preocupe se durante a instalação ou a desinstalação do driver a tela piscar, pois isso é normal.

3.1.2 - AMD/ATI

Clique aqui para ir para a página de download de drivers da AMD.

Selecione Desktop Graphics se você tem um computador ou selecione Notebook Graphics se você tem um notebook, selecione a família, modelo e seu sistema operacional.

Após baixar o driver mais recente, vá no Painel de Controle e desinstale o atual. Reinicia o computador, instale o novo e reinicie novamente.

Não se preocupe se durante a instalação ou a desinstalação do driver a tela piscar, pois isso é normal.

3.2 - Som

Vamos ao CPU-Z.

Aba Mainboard: Mostra informações sobre a placa mãe.

Manufacturer: Fabricante.

Model: Modelo.

imagem4mfk.th.jpg

Imagem 6: Asus P5B Deluxe

Agora vamos ao site do fabricante, no nosso caso é a Asus.

Escolhemos como idioma o Inglês, pois em geral o site em Português não está atualizado.

No canto direito superior digitamos P5B Deluxe. E a pesquisa não funciona! Que beleza -_-

Voltamos ao site e agora clicamos em Asus Support Site.

E agora sim digitando P5B Deluxe temos a página de download dos drivers dela.

Selecionamos o Sistema Operacional e baixamos o driver de áudio mais recente.

Desinstalamos o anterior, reiniciamos o computados, instalamos o novo e reiniciamos novamente.

3.3 - DirectX

Ele normalmente vem com os jogos, mas pode ser baixado e instalado.

Link para dowload (Windows XP, Vista e 7)

3.4 - Outros

Existem inúmeros drivers e programas que precisam ser atualizados regularmente, como o Sistema Operacional, etc.

Passo 4: Últimas Alternativas

Se mesmo fazendo os passos anteriores o problema não foi resolvido, ainda existem algumas coisas que podem ser feitas:

4.1 - Reinstalar o Jogo

Nunca apague os arquivos diretamento na pasta do jogo. Desinstale-o pelo Painel de Controle. Após desinstalá-lo, caso julgue necessário, você pode apagar os arquivos restantes na pasta do jogo. Só não apague os saves do jogo.

Reinicie e computador e instale o jogo. Em seguida instale o último patch (Passo 2).

4.2 - Compatibilidade do Sistema Operacional

Algumas vezes tentamos rodar jogos antigos num sistema operacional recente e nos deparamos com erros que impossibilitam a execução do jogo. Se você fez os procedimentos anteriormente descritos aqui neste tópico, ou viu que o seu sistema opercional não está nos requisitos, existem mais algumas coisas que você pode fazer para tentar solucionar o problema.

Iniciar o jogo em modo de compatibilidade:

Clique com o botão direito no atalho do jogo, ou no arquivo com extensão .exe da pasta do jogo e vá em Propriedades > Compatibilidade. Marque a opção Executar este programa em modo de compatibilidade e vá testando cada opção para ver se alguma soluciona o problema.

Se mesmo fazendo isso o jogo não rodou, você pode tentar procurar uma solução no Google digitando 'nome do jogo' rodando no Windows x ou em inglês running 'nome do jogo' on Windows x.

Observações Adicionais

Medindo o Desempenho In-Game

Para garantir uma jogatina legal, o jogo precisa rodar acima de uma taxa de quadros por segundos (frames per second em inglês, abreviado como fps). Essa taxa mínima depende de jogo para jogo, e de pessoa para pessoa, as de minha preferência.

Jogos Multiplayer em Geral: 60 fps;

Jogos Single Player em Geral: 30 fps.

Acima de 60 fps o jogo roda perfeitamente, entre 60 e 30 o desempenho é satisfatório, e abaixo de 30, com raras exceções, a fluidez fica prejudicada.

Para medir a taxa de quadros por segundo recomendo o programa Fraps:

Fraps - Download

A versão completa do programa é paga, mas a gratuita já satisfaz as nossas necessidades.

O programa tem uma ferramenta de benchmark, permitindo a você ver qual foi a taxa de fps mínima, média e a máxima.

Para isso basta ir na aba FPS, marcar a opção MixMaxAvg, colocar o tempo de duração se necessário e durante o jogo pressionar a tecla de Benchmarking, no nosso caso F11. Para conferir o resultado do Benchmark basta ir na pasta especificada, no nosso caso a pasta é C:\Program Files (x86)\Frap\Benchmarks.

imagem7j.th.jpg

Imagem 7: Aba FPS do Fraps.

Para saber os fps durante o jogo basta pressionar a Overlay Hotkey (no nosso caso F12) e os fps aparecerão no canto da tela.

imagem8r.th.jpg

Imagem 8: Taxa de quadros por segundo no canto direito superior.

O programa possui outras opções como tirar fotos dos jogos, gravar filmes, entre outras.

Espero que ter ajudado a solucionar seu problema

Atualizações Pendentes:

Controle interno

Rodar em Widescreen;

Excesso de frames (limitar fps);

Dica para melhorar desempenho e diminuir qualidade + resolução

Nota sobre a temperatura.

somerights20.pt.png

Solucionando Problemas com Jogos por MRCxBin é Licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento.

Sua reprodução total ou parcial é permitada desde que mantenha os créditos do autor.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente topico , pra ajudar a levantar os requisitos , esse site acredito que pode ser legal http://www.systemrequirementslab.com/cyri/

O can you run it voce scolhe o jogo e ele te mostra se e compativel ou não.

acho interessante destacar esse topico como referencia inicial.

parabens pela iniciativa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente uma ótima ideia, e outra coisa que eu acho que poderia ter no tópico seria um conselho, para baixarem o jogo demo (Quando tiver essa opção é claro). Assim a pessoa pode testar uma versão oficial (Já que muitos que jogam o fazem em versões piratas) e ter uma ideia de como é o jogo sem ter que baixar ele todo. É só uma ideia e fica a critério do dono do tópico decidir se coloca no tópico ou não, eu acho que poderia ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimo tópico, a cada hora fica mais completo. ^_^

Duas coisas que faço bastante, quando um jogo não inicializa, é verificar se o processo está travado no gerenciador de tarefas e quanto o mesmo consome de memória, e no caso da Steam, verifico os arquivos de Cache do jogo, quando ocorre algum erro de inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal nossa estou querendo uma ajuda aqui.

Eu tenho um pc básico mais que eu jogo ate jogos como Call of Duty 6 super bem com uma ótima qualidade mesmo só que de uns 5 meses para cá vem acontecendo o seguinte problema eu jogo RPG online e o meu preferido é ragnarok só q todas as vezes que eu entro n só nele como em outros jogos após 10 min no máximo ele da um problema que o video fica um uns defeitos tipo pontilhados azuis e amarelos, o video apaga e o pc fica apitando sem pausar mais o pc continua liga só o video que some os pode ser por favor alguem ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo tópico MRCxBin, já estava na hora de elaborar um tópico definitivo sobre a questão.

O que tem de usuários aqui com dúvidas... não é brincadeira!

Boa a indicação dos links para os utilitários (já perdi a conta de quantos links postei nas minhas postagens para ajudar).

Parece que alguns usuários não gostam de ter o trabalho de pesquisar página por página do tópico do jogo, pois se fizessem isso, não precisariam deste tópico. Mas mesmo assim, foi boa a iniciativa.

Valeu Mikael92, pela dica do uso de demos antes da instalação, pois se o usuário procurasse baixar a demo do jogo para teste, não haveria tantas dúvidas.

Em certos casos, percebi que alguns usuários instalavam "versões alternativas" do jogo sem antes verificar no tópico do jogo ou na própria página da produtora os requisitos recomendados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico atualizado:

- Adicionada nota sobre os requisitos no site Can You Run It? conforme sugestão do usuário marcmira;

- Adicionada nota indicando que a versão demonstrativa e as atualizações do jogo podem ser encontradas no tópico do jogo conforme sugestão da moderação;

Após a criação desse tópico eu percebi que a quantidade de posts relacionados a problemas com jogos diminuiu bastante. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Uma coisa que costumo verificar quando um jogo trava ou não sai de uma tela negra quando é executado pela primeira vez é conferir as permissões de execução do firewall, que pode estar bloqueando uma tentativa do jogo de se logar para validar o jogo, checar atualizações e coisas similares. Isso também pode ocorrer após a aplicação de um patch, já que o firewall não sabe se o EXE do jogo foi alterado legitimamente ou por um vírus ou algo similar.

Outra dica é para quem gosta de jogar jogos antigos, da época do MS-DOS, experimentem usar o emulador DosBox nos casos em que o jogo não roda diretamente no Windows. Ele pode ser meio complicado de configurar em certos aspectos, mas existem jogos MS-DOS que só rodam nos Windows mais recentes com a ajuda dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Uma coisa que costumo verificar quando um jogo trava ou não sai de uma tela negra quando é executado pela primeira vez é conferir as permissões de execução do firewall, que pode estar bloqueando uma tentativa do jogo de se logar para validar o jogo, checar atualizações e coisas similares. Isso também pode ocorrer após a aplicação de um patch, já que o firewall não sabe se o EXE do jogo foi alterado legitimamente ou por um vírus ou algo similar.

Outra dica é para quem gosta de jogar jogos antigos, da época do MS-DOS, experimentem usar o emulador DosBox nos casos em que o jogo não roda diretamente no Windows. Ele pode ser meio complicado de configurar em certos aspectos, mas existem jogos MS-DOS que só rodam nos Windows mais recentes com a ajuda dele.

Muito boa a sugestão, tem gente que ama jogos antigos e não sabem como rodar, o DosBox é a solução, se não fosse ele nunca mais jogaria Doom e Doom II, Heretic, Hexen...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

akpsokas eu ia fala pra troca de servidor :/ , mais vale a pena verificar se o server que você esta jogando esta realmente on, servidores-não oficiais dão esses tipos de problema, onde ficam até dias off depois voltam... ou não :/.

Tenta desativar antivírus/firewal as vezes pode ser isso também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou com um problema no warcraft 3, ontem estava jogando normalmente no battlenet, no servidor Azeroth, hoje cedo fui me conectar para jogar e deu o seguinte problema (cd-key fornecida esta atualmente desativada:WarcraftIII Regin of the Caos),detalhe no servidor Kalimdor conecta, meu jogo esta registrado no site e eu ja reinstalei ele e continua com o mesmo problema.

alguem ai por favor me ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte Ando com uns Problemas nos jogos que tenho no PC , Bom irei começar Tenho um Grande Problema com uns jogos ( PES 2010 , Modern Warfare 2 Até GTA SA .. ¬¬ )

Sempre quando estou Jogando acontece com frequencia esse Erro aqui que irei mostrar nas SSs .. Ja fiz de tudu Essa Semana Troquei o PC quase Inteiro so fico a Placa de video , Antes era um PC realmente Ruim , Achei que trocando Processador , placa-mãe ,Fonte de Alimentação iria resolver esse Problema porém Nao Resolveu ..

Olhem as SSs ..

PES 2011

http://img339.imageshack.us/img339/1836/errojh.jpg

http://img408.imageshack.us/img408/9455/erro2h.jpg

Esse Erro me incomoda MUITOOO por que o PES 2010 Ainda consigo Minimizar ele ai então Unica forma de Voltar ao normal, porém o Modern Warfare 2 Trava o PC todo so Reiniciando no Botao , Gostaria que mi ajudassem pois ja Atualizei Drivers Placa de Video , Troquei a Fonte por uma Real de 350w ( Segunda Pegarei a de 500W Reais)

Tenho a Seguinte Placa de Video : GeForce 9400 GT 1 GB ..

Processador : AMD Phenon II X2 Black Edition 550 3.1Ghz

placa-mãe : GA-M68M-S2P

Fonte real : C3 - Tech 350W (Provisoria)

Meu PC era Horrivel Pois Troquei para esse que nas minhas contas era pra rodar o PES 2010 por exemplo com traquilidade sem travar .. Nem que Seja no Medio , ele trava nao roda nem no medio das essas travadas ..

Esse Erro Parece ser com Pixels ! Mais nao tenho Certeza !

Segui os Passos desse Manual que esta postado pois nao deu certo continuou

Ja Veriquei as Temperaturas porém estão Normais ..

Realmente nao sei mais o que fazer com esse Erro .. =/

Peço encareçidamente um HELP ..

Aguardo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema, É o seguinte: Tenho um sistema crossfire aqui no meu pc, com duas ati hd4870, no jogo sniper monitorando o sistema vi que o game ta usando sÓ uma placa de video, uma usada 54% e outra 0%.achei muito estranho, o que vocês acham?

Obs. Ja atualizei drive da placa baixei proffiles e patchs do game.

http://img17.imageshack.us/img17/6876/imagemjvz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...