Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é o esquema de funcionamento dos antigos Arcades?


Posts recomendados

  • mês depois...

Caro Hugo,

O funcionamento dos antigos arcades não difere muito dos arcades, computadores e vídeo-games atuais não. Basicamente é formado por uma placa-mãe (onde está presente o processador principal, o circuito de som e vídeo e os chips (roms) onde estão armazenados os jogos.) A única mudança importante, é com relação a padronização. Enquanto antigamente cada fabricante disponibilizava um conector para vídeo (ou seja, ao mudar de jogo - placa - você era obrigado a mudar a máquina inteira), hoje o padrão universal é o Jamma. Sendo assim, ao mudar o jogo, não há a necessidade de se trocar a máquina inteira, pois todos os jogos possuem o mesmo conector. O princípio é o mesmo dos video-games, onde você não precisa mudar de console para mudar de jogo. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dr Tech, Muito esclarecedor. Tinha essa dúvida pois quando criança eu era aficionado pelos "fliperamas". Minha mãe tinha qu ir me buscar lá, pois eu matava aula pra ficar lá. Acho que isso explica meu gosto por computadores. Saudosos os famosos Pac-Man, Bazooka, Donkey Kong, Ghost Globlilins, Space invaders sem falar no Karatê com aquele touro... rsrsrsrsr. Mas o que eu mais gostava era aquele do aviãozinho que ficava dando voltas no mundo e as vezes subia acima das núvens (Tokio). Qua saudade!!!! Valeu também Jorno! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Prezado colega:

Desde a década de 70 que trabalho com eletrônica. Aprendi lendo e mexendo, quer dizer era auto didata em eletrônica e Elétrica. Entrei na Olivetti do Brasil, fabricante de maquina de escrever elétrica e eletrônica, maquina de calcular elétrica e eletrônica, e fiz também curso técnico de conserto de telex pela Embratel, tudo isso na década de 1970. Pois bem estou explanando isso tudo para dar um pouco de veracidade ao assunto exposto pelo nosso colega "Hugo Stiglitz". Continuando, no final da década de 1970, e meados da década de 1980, começaram a surgir as maquinas de ARCADES, trazidos pela TAITO do japão, que de japonês, só tinha o nome, pois como fiquei sabendo sobre a origem desta empresa, foi um russo que foi morar no japão, que idealizou toda esta história e montou a empresa TAITO, que depois trouxe esta diversão para o nosso pais. Eu mesmo fiquei viciado pelo jogo LADYBUG, cuja loja de flipperamas ficava próximo de onde eu trabalhava. Muito bem! a partir da década de 80 para até os dias de hoje, que os jogos e as maquinas fazem parte da minha vida de flipeiro técnico, e que colocou algumas maquinas para produzir algum dinheirinho, posso lhe afirmar que: as placas de ARCADE originais, sempre tiveram a conexão JAMMA, estes conectores sempre estiveram presentes nas placas de ARCADES. Porque era mais fácil trocar a placa quando a placa que estava no gabinete ficava com defeito. Era só o técnico tirar uma placa e colocar a outra, tudo isso sem precisar trocar o GABINETE todo, conforme disse erradamente, o nosso colega anterior. Para ILUSTRAR  um pouco mais, vou contar como surgiu o vídeo game no gabinete de ARCADE.

     Na década de 90, o super Nintendo bombava com o jogo mortal Kombat. As placas de arcade eram caríssimas, e não era para qualquer um ter várias placas para arcade. Um flipeiro visionário, conta a lenda, descobriu o caminho das pedras. Como o super Nintendo tinha um gráfico que praticamente rivalizava com as placas de ARCADES, ele então colocou uma televisão desmontada dentro do gabinete, desmontou os controles (Joystick), e soldou os contactos dos botões dos Joystick do S. Nintendo, nos botões do teclado do arcade. Ligou o game na entrada da tv e voyla! o gabinete tinha o mortal Kombat, similar à placa ARCADE. Mas como colocava credito? não colocava, passou a ser por tempo. Mas como colocava tempo e quanto tempo, bem ele o visionário achou que 10 minutos tava de bom tamanho, colocou a tomada do arcade plugada em um timer, aparelho que deixava passar energia durante um tempo programado, e após deligava. e estava pronto o rival do arcade. Tem mais! mas no momento fico por aqui, e quem quiser rebater o que foi dito fique a vontade, porque ninguém é dono da verdade absoluta!. Fui!

 

Deixo aqui link para pesquisar o que foi dito.

https://www.google.com.br/search?q=placas+arcades&safe=active&também=isch&imgil=M7W5EytfIyyD1M%3A%3BAsRqiRUS6-WXuM%3Bhttp%253A%252F%252Farcademaniac.blogspot.com%252F2012%252F01%252Fla-odisea-de-comprar-placas-arcade.html&source=iu&pf=m&fir=M7W5EytfIyyD1M%3A%2CAsRqiRUS6-WXuM%2C_&usg=__LpP5ts44tgs7kyRIkJ7eYWdeW-U%3D&biw=1440&bih=759&ved=0ahUKEwjr6tCx0PnSAhXGWpAKHQF4AeMQyjcIQw&ei=bJDaWOuEAca1wQSB8IWYDg#safe=active&também=isch&q=placas+arcades+de+1990&*

              

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...