Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
jota san

Rede sem fio, legal ou ilegal?

Recommended Posts

Pessoal, tenho velox 300k compartilhada, por cabos, com 2 vizinhos, tem outros vizinhos que me procuram sempre perguntando se não tem vaga pra mais um.

O que eu queria fazer era aumentar minha velox para 1mb e dividir com no máximo 10 pessoas. Para isso pensei em uma rede sem fio, compraria um "kit provedor" e esses adaptadores USB com antenas comuns para os clientes, já que todos vizinhos estão em um raio de 150m. Acho que com essa parte não vou ter problemas, mas...

Mas e a lei!? Essa é minha dúvida, mesmo que essa rede não tenha nenhum fim lucrativo, ainda assim é ilegal? Gente, é só uma rede com menos de 10 computadores e em um raio de menos de 150m! Isso pode mesmo dá problemas? Pois salve engano a minha rede a cabo com os 2 vizinhos também seria ilegal, certo? E como bem sabemos isso raramente dá algum problema, raramente apenas para não dizer nunca, pois tem muita gente passando cabo por cima do muro pra dividir a net com o vizinho e nunca ouvir relatos de problemas com esse tipo de prática.

Além disso, tem vários prédios, galerias, condomínios... que tem rede Wi-fi e duvido muito que tenham licença para isso, então eles também estaria contrariando a lei? Afinal o sinal deles não se limita ao espaço do prédio.

Alguém pode mim esclarecer essa questão?

Aperto de mão, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão eu acredito não ter algum problema não, até mesmo porque eu tenho um amigo que no condominio que ele mora o sindico colocou internet compartilhada em todos blocos e os condonomos pagam para ter 50,00 reais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo no site da velox, possui os termos e condições do contrato para prestação de serviços, se n tiver nada sobre isso falando é legal. Lembrando q n ha fiscalizacao por parte deles em cima disso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara que isso 'e ilegal (do ponto de vista do provedor) com certeza 'e, deve haver alguma clausula no contrato bem clara que o servico 'e destinado ao contratante como usuario final, ou seja, essa de compartilhar mesmo sem lucro nao funciona.

Agora o ponto 'e que como ja citarao, nao existe fiscalizacao e teoricamente isso 'e completamente inviavel, apenas por denuncia que poderia haver alguma investigacao, ai vai muito de valores morais, revolta com os precos absurdos dos provedores, revolta pela falta de vergonha das cara das companias, etc, etc, etc.

Bem seria isso, na minha opiniao, va em frete e boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo e ilegal sim

mas e prefirivel pagar 30.00 por mes como o pessoal aqui na minha rua paga para mim do que ter que pagar

vamos supor velox de 1 mega no ES no municipio de serra

custa 159.00

ou 70.00 300k

mais

50.00 de assinatura

vai dar 120.00 o mais barato

mas o pessoal nao quer fixo e nao venden velox sem telefone fixo

muita gente usa celular aqui na minha rua da pra contar qtas casas tem fixo instaladas

então e mais vantagem usar a internet por 30.00 por mes do que ter que tirar 120,00 (por baixo) todo mes

de acordo com a Anatel so e possivel fazer divisão de linhas de telefone ou de tv por assinatura dentro da mesma edificação

mas o sinal wireless o provedor nao permite distribuir internet mas você pode falar que esta so que são todos amigos e usão essa rede para jogar cs ou algum jogo multiplayer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Como eu imaginava, rs.

    Muito obrigado por a opinião de todos. Mas mudando um pouquinho de assunto: Vale pagar bem mais por produtos Homologado por a Anatel, é mesmo necessario?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não é ilegal, depende de como o compartilhamento vai ser feito.

    Veja Compartilhar e Abusar.org

    Você pode até criar um pequeno provedor internet, utilizando equipamentos 802.11, o que posso adiantar é:

    1. A banda 802.11 não precisa de licença para funcionar, porém quando se utiliza equipamentos com maior potência do que os convencionais, pode-se criar problemas com redes vizinhas, semelhante a problemas com rádios piratas. O uso de um equipamento que traz problemas ao público seria um crime.

    2. Como o número de usuários vai crescer mais rápido que o tamanho de seu link, recomendo criar um servidor proxy para poder realizar o cache e poder disponibilizar mais rapidamente o conteúdo da internet sem necessidade de uso do link.

    3. Como você vai ter vários clientes e a possibilidade de rede sem fio, estabelecer controles de banda. No próprio servidor proxy você pode por exemplo estabelecer a banda mínima e a banda máxima por usuário, assim todos conseguem acessar diminuindo o problema de um único usuário consumir toda a banda.

    4. Estabelecer controles por MAC, assim você permite que apenas os usuários conhecidos possam utilizar sua internet.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    1. A banda 802.11 não precisa de licença para funcionar, porém quando se utiliza equipamentos com maior potência do que os convencionais, pode-se criar problemas com redes vizinhas, semelhante a problemas com rádios piratas. O uso de um equipamento que traz problemas ao público seria um crime.

    Discordo amigo, em partes. Desconheço contrato de prestação de serviços de telecomunicações por parte das operadoras que autorizem o compartilhamento do serviço para além do logradouro onde está instalado fisicamente.

    Se pedir um 'velox' da vida para uso dentro da sua casa, poderá instalar 200 computadores, estando ciente do funcionamento do sistema.

    Agora, puxar um cabinho pelo muro para o vizinho do lado conectar, já não pode, porque estaria extrapolando os limites físicos do logradouro onde os circuito está cadastrado. Aliás, não só cabo como wireless ou qualquer meio radio elétrico ou ótico.

    Digo mais: a frequência de 2400Mhz e 5800Mhz é livre no sentido de não ser necessário uma autorização de uso por parte da Anatel. Se fosse necessário pedir permissão para usar 2.4, fornos de microondas precisariam de certificado de homologação...

    MAS, para fazer a exploração COMERCIAL do serviço de telecomunicações, é necessária sim uma autorização da Agência, chamada licença para Serviço de Comunicação Multimídia, sob um preço camarada de meros 9 mil reais. :o

    Atente-se para esses detalhes. Se quer fazer um serviço profissional, procure saber mais sobre a legislação. Se quer apenas pagar a conta do telefone, abra o olho com a operadora (e com os vizinhos chatos que entendem da lei, :lol:)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×