Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC E7500+TPower I45


lucas.silvestri

Posts recomendados

O problema é esse: estabilizar com 3800 é uma coisa totalmente diferente de 400, ou seja, é um belo salto e é difícil saber quanto a mais de v-core pode ser necessário.

Ao menos o meu E7500 tinha dificuldades justamente acima de 3,8GHz. Até 3,6GHz ia com v-core padrão, travado em 1,25 ou 1,35 (nem me lembro qual era o stock, mas terminava com 5! haha). Acima disso precisava de um pouquinho, acho que 1,365 ou 1,37V. Aí passando de 3,8GHz começava a pedir incremento de tensão para cada 5MHz de fsb, fácil fácil.

Eu não sei dizer até quanto é seguro sem saber qual v-core está rodando atualmente. Até acho válido tentar estabilizar 10x400, mas ainda acho muito mais simples jogar 11x365.

Quanto ao DDR-voltage, desencane: suas memórias devem estar trabalhando travadas a DDR2-800MHz, ou seja, no clock que sempre rodaram. A única coisa que muda é que antes elas trabalhavam numa proporção que sobrava em relação ao FSB, agora está 1:1.

O que você poderia querer alterar seria o FSB voltage ou o chipset voltage. Digo poderia, pois quem está com o fsb forçado é o cpu, a mobo está chegando no fsb par ao qual foi projetada: 1600Mhz! Aliás, eu não sei quanto teria que ser o incremento +xxxVolts, pois na minha Asus era o valor final que alterava, mas não custa nada subir um pouco :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com amigo greatwalker,tente colocar o valor original de cada ou se não tiver essa opção tente subir o minimo possivel tipo +0.025,e como esta o v-core,você subiu alguma coisa ou esta em auto,se estiver em auto,tire e coloque +0.100 e veja se estabiliza,mais antes mude chipset e ddr voltage.não esqueça de acompanhar as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente até agora esse esquema de alterar voltagens foi o único problema q encontrei nessa MoBo....

por enqto o vcore esta setado em +0.150V (não estabilizou em +0.100 e não tive tempo de testar +0.125) sendo q p cpu-z aponta o vcore oscilando entre 1,36 e 1,37, mas o everest diz q chegou a 1,38 (acho q é diferença no arredondamento)

a ddr voltage está em +0.050 ( q é o minimo de aumento - diferente do vcore q da saltos de 0.025 a ddr voltage só sobe +0.050 de de cada vez)

vou tentar mexer nas voltagens do nb e do fsb, e fazer mais alguns testes com o vcore, e deixar a ddr voltage como esta (+0.050). assim q tiver novos resultados eu posto aqui....

outra duvida: minha bios tem umas opções mais avançadas para over, tipo clock skew, fsb fine tune, rccomp (?)....

o clock skew sei q é mais complicado de mexer, mas acho q vou fazer uns testes com os outro dois q eu li em algum outro site q o rccomp (ninguem soube explicar exatamente o q é isso) ajuda bastante no over.....

ah, e as temps, vocês acham q tá tranquilo por enqto? devo me preocupar mais com o valor max ou medio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O v-core pode ir tranquilamente até 1,41V, desde que as temps se mantenham sob controle.

Essas placas mais avançadas possuem perfis de controle de latências do próprio chipset. Da mesma forma que a memória tem suas latências, o northbridge, fsb etc também o tem. Na dúvida, deixe isso inalterado ou então coloque algum perfil "relaxado", nunca "agressive" ou coisa assim, pois vai limitar totalmente o overclock.

Outra coisa que elas tem de bacana é a calibração do v-drop, essa diferença que fica entre o que você manda na bios e o que realmente aparece para o núcleo. Por ser uma placa boa e um overclock não tão agressivo assim, pode deixar sem mexer também, se preferir. Apenas com o v-core normal e fsb-volt, deve conseguir já o que pretende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei q parece meio estúpido, mas a partir de qual temp devo me preocupar? a temp max de funcionamento indicada pela intel é 72º, certo? então se bater um max de, digamos, 68º, mantendo uma temp média de ~55º está tranquilo?

URGENTE: acabei de ver o teste do CdH sobre a minha fonte e ela ganhou o selo de produto bomba!!!!!!!!!!!!!! e agora, devo me preocupar??? ou pra minha config ta tranquilo(visto q não uso toda a potencia dela e meu sistema usa menos de 400W????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

URGENTE: acabei de ver o teste do CdH sobre a minha fonte e ela ganhou o selo de produto bomba!!!!!!!!!!!!!! e agora, devo me preocupar??? ou pra minha config ta tranquilo(visto q não uso toda a potencia dela e meu sistema usa menos de 400W????

Antes de mais nada, gostaria de usá-lo como exemplo para os que perguntam no tópico "Fonte x Configuração".

Não que eu soubesse que a fonte seria ruim, visto que os modelos de 450 e 500W tiver seu lugar ao sol depois dos testes e tudo levava a crer o mesmo sobre a irmã maior de 650W, mas eu sempre pergunto, com o mais puro português: PRÁ QUÊ LEVAR PRA CASA 650W SE COM 400W VOCÊ TERIA FOLGA MAIS DO QUE SUFICIENTE?

O seu micro não usa menos de 400W... ele usa quase menos de 200! haha

Veja aqui, um sistema com um i7-920 (TDP 130W), com overclock, e algumas placas de vídeo, sob estresse, no pico do consumo: http://images.anandtech.com/graphs/pc5770_082510104839/24288.png

A sua HD5750 é uma das mais econômicas. Você poderia ter uma fonte de 400W, por 100~150 reais a menos que ainda estaria operando com 50% da capacidade da fonte. Sobraria aí 200W para fazer overclock! hehe

Enfim, essa ideia de que "mesmo que a fonte seja mais ou menos, sei que meu micro vai puxar no máximo uns 350W e portanto minha fonte dá conta" é passado. Hoje temos BOAS fontes de 400W, que entregam mais potência nas linhas de 12V (que é onde cpu e gpu se alimentam) do que antigas fontes de 500~550W. Sem falar que REALMENTE entregam os 400W. Pra que mais do que isso?

Se quisesse no futuro uma VGA mais parruda, poderia optar por uma VX450 que ainda teria uma ótima folga. Ou então, pegasse logo uma VX550 por uns 50 reais.

Bom, desabafei! :D

De qualquer forma, tirando aquele nível de ruído em 3,3V que começa cedo, a sua configuração ainda deve estar blindada contra esse mal, visto que consome menos do que os 225W que inicia o problema.

Se algum dia tiver a oportunidade de empurrar pra alguém, troque a fonte. Até lá, nada de mais também.

Aliás, é bacana ter esse tipo de teste pra acabar com o ridículo e famoso comentário "ah, mas eu tenho e nunca deu problema!" Claro que não deu problema, não está usando nem um terço do que a fonte promete fazer, como vai dar problema?

Parei! haha

Aguardamos novidades do over aí... boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

off-topic:

pois é, na verdade comprei essa fonte pensando em um cofig futura com uam 5870, mas me dei mal :wacko:

agora vou ter q comprar outra mesmo....

só uma perguntinha (ainda off-topic): será q se eu colocar mais uma 5750 eu vou ter problemas??? será q se conseguir estabilizar nos 4GHz com boas temperaturas o gargalo será muito grande???? não precisam responder (mas é claro q podem), só to pensando alto

hj a noite teremos mais novidades sobre o over.... e a partir de amanhã eu não vou mais trampar e terei mais tempo pra me dedicar a ele....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estava pensando numa HD5870, poderia ficar até mesmo com a VX450, sem problema algum. Ou ainda, como eu comentei, porque não logo uma VX550 por 50 reais a mais?

Mais uma vez, também me decepcionei pelo teste mostrar que o modelo de 650W difere (e muito) dos modelos menores, mas que EU, particularmente falando, não compraria algo meio milagroso assim, com 650W, PFC ativo e qualidade, por 250~260W... ah, mas não compraria mesmo! Tanto é que nunca indiquei essa fonte aqui! hehe

Quanto a um possível CF de HD5750, garanto que ele consome menos do que uma HD5870 em single.

Veja:

Stress em jogos: http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd5770-hd5750/5700_power3dm.png

Stress com furmark: http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd5770-hd5750/5700_powerfur.png

Ou seja, até mesmo com 450~500W daria para um CF de HD5750, sem nenhum peso na consciência. O que eu teria mais medo é desse ruído na linha de 3,3V. Complicado...

Quanto ao gargalo, acredito que acima de 3,0~3,2GHz nesse E7500 já não há muita limitação não. Tanto é que o meu eu parei nos 3,6GHz para manter diários.

Esses dias ví um review bem interessante, mudando um pouco aquele panorama do problema do clock baixo em quad versus clock alto num dual: pegaram vários jogos, várias resoluções, uma placa de vídeo high-end e testaram com um i5-750, igual ao meu: em stock (2,66GHz) e com overs para até 3,75GHz. Diferença? No máximo 0,9FPS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamu la gente, a minha fonte é bomba mas bola pra frente pra com esse over.....

consegui setar o vcore pra +0.125 e manter a estabilidade (o valor do vcore ficou em 1,34~1,35) para o 400x9.5

mas descobrio o no setup o valor do vcore pula de +0.150 para +0.200... não existe o +0.175 :tantan:

como não consegui estabilizar o 400x10 com +0.150 (ligou mas deu tela azul logo após a inicialização do windows) tentei o +0.200 no vcore (vcore total 1.42~1.43). setei o fsb e o chipset voltage em +0.025 e deixei o ddr voltage em +0.050. as temperaturas chegaram a 75º :ahh:

ai voltei para o 400x9,5 com vcore 1.34....

alguem tem mais alguma ideia para tentar estabilizar o 400x10?????

por enquanto vou começar a testar um fsb um pouco mais baixo com multiplicador maior....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha sugestão é justamente essa: se não estabilizou com 10x400, apenas 9.5x10, partir para o equivalente com multiplicador 11x, que seria 11x345MHz = 3795. Deve estabilizar com o mesmo v-core do 9.5x10 ou até menos, com sorte. Depois vá subindo de 5 em 5MHz no FSB e por fim, de 1 em 1!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja como for, mesmo que estabilize com mais tensão ou com algum outro ajuste, o fato é que para usar diariamente, não vai poder passar desse 1,37V aí de v-core... acima disso deve ficar complicado.

Podemos tentar achar o overclock máximo aí, mas seria interessante já pensar em determinar qual over rodará diariamente, com v-core comportado e boas temperaturas.

Faça um bom teste de estabilidade com esse 350x11 (ou alguns MHz a mais) e quando achar que estiver bom, salve o perfil.

A propósito, não tem algum sistema de ajuste mais fino desse v-core? Nas Asus tem uns incrementos tão pequenos que parece até uma lista infinita de valores! hehe Essa sua certamente deve ter alguma coisa pra não ter que saltar de 1,37 para 1,43... isso não é possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar atualizar a bios e ver no q da.... mas nos reviews q li sobre a tpower ja era falado desse "defeito" nela....

pois é... atualizei a bios e nada, o +0.175 não aparece mesmo.... de +0.150 vai para +0.200.....

recapitulando:

melhor over estavel: validação cpu-z

cpu freq.: 348.4 MHz

cpu ratio: x11

vcore: +0.125 (1.34~135)

temp. média (max strees level intel burn test): ~50º

qquer sugestão para melhorar esse clock (latencia, ou algo q faça economizar vcore) ou para aumenta-lo mantendo a estabilidade são bem-vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar atualizar a bios e ver no q da.... mas nos reviews q li sobre a tpower ja era falado desse "defeito" nela....

pois é... atualizei a bios e nada, o +0.175 não aparece mesmo.... de +0.150 vai para +0.200.....

recapitulando:

melhor over estavel: validação cpu-z

cpu freq.: 348.4 MHz

cpu ratio: x11

vcore: +0.125 (1.34~135)

temp. média (max strees level intel burn test): ~50º

qquer sugestão para melhorar esse clock (latencia, ou algo q faça economizar vcore) ou para aumenta-lo mantendo a estabilidade são bem-vindas.

Sem querer ser estraga prazeres... mas...

Tome um cuidado especial com sua fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079

OBS: será que um BSEL MOD para 1333Mhz não poderia ajudar? (não custa nada tentar, já que seria apenas isolar um pino)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser estraga prazeres... mas...

Tome um cuidado especial com sua fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079

OBS: será que um BSEL MOD para 1333Mhz não poderia ajudar? (não custa nada tentar, já que seria apenas isolar um pino)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é galera, estabilizei em 352x11 com vcore variando entre 1,344 e 1,352. temps máxima em full load em torno de 55~58ºC..... idlle 22~24ºC

acho q vou ficar por aqui por enqto.....

vocês acham q rola deixar esse valor para uso diário?

ou é melhor baixar um pouco??

ah, e a latencia das memorias? deixo em 6-6-6-18 ou tento dar uma apertada? lembrando que são módulos de 800MHz trabalhando a 704 MHz....

sugestões para aumentar o over são sempre bem vindas!

obrigado a todos pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3,8GHz com 1,35V me parece uma boa marca para esse processador. Para uso diário, deve ficar excelente.

Minha sugestão seria ver com quanto de v-core você consegue digamos uns 3,6GHz. Se for pouca diferença, mantenha os 3,8. Se for bastante coisa, dá pra repensar nesses 200Mhz a mais...

Quando as memórias, se o SPD dela for 800MHz com CAS6, teoricamente roda sem problemas a 667MHz com CAS5. Como está pouca coisa acima dos 667, deve rodar com 5-5-5-15 ou 5-5-5-18 sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...