Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chia quando sem carga


Xevete

Posts recomendados

Galera, concertei a fonte do meu notebook, havia quiemado a PWM e um diodo da alimentação dele, troquei os 2, ela ligou, tem saida tudo OK, só q quando ela esta em 12V (Varia de 12V a 24V) ela fica dando uns estalos sequenciais e o led piscnaod no mesmo ritmo, quando coloco uma carga nela, uma lampa seja o q for, isso para e funciona normal, alguem poderia me dar uma dica do q seja?

Ja revisei todos os outros diodos, troquei todos, troquei o capacitor da PWM por outro igual 25V 22 uF, n troquei o de entrada nem o de saida, ams creio estarem bons, mas n é bem minha area!

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, depois de ver seu post, troquei as referidas peças, retirei de uma fonte de computador, mas n adiantou, a mesma coisa acontece, quando ligo a fonte em 110V ela pisca pouco mais q 1 vez por segundo, em 220 ja vica bem mais rápido, quando em 110 a saida 12 fica assim, e se eu ligar algo nela, fica ligando e desligando também, ligo um motor nela para dar carga de 1A, ela fica ligando e desligando junto com o led, reramente ele liga e fica ligado!

Valeu cara, vou aguardar mais dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, os ressitores eu n verifiquei, só medi ele na placa mesmo, aberto n tem nenhum, mas n da pra saber se estão auterados!

O CI a numeração é identica, mas o emcapsulamento é difenrete, o original era SMD, o q botei é normal, então soldei uns fios nele e soldei no lugar onde estava o outro, cuidei bem pra n ficar nada em curto, e fixei ele acima de odne ele era, colado ao trafo q fica ao lado, vou ver se posto umas fotos hoje detarde!

Vou testar o q você falo de revisar os resistores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uns 6-7 cm de fio eu usei, mas logo q testei ele, os vios eram maiores, agora eu diminui par aisso, mas pdoe ser os fios?

img0276au.jpg

img0284ax.jpg

img0285ab.jpg

Essas imagens são da fonte, desculpem a ma qualidade, tirei com o celular, minha camera esta emprestada, assimq pegar ele, tiro fotos com ela, o video também foi feito com o celular, mas da pra ver o led piscando!

YouTube - Fonte com defeito

Antes de eu trocar o fotoacoplador e o transistor o motor ficava ligado nas demias voltagens e de vez em quando ficava ligado em 12V, agora ele fica smepre se ligando e desligando em qualquer tensão, só muda a velociade com que se liga e desliga!

Alguem tem uma ideia? vou emlouquecer com esta fonte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
uns 6-7 cm de fio eu usei, mas logo q testei ele, os vios eram maiores, agora eu diminui par aisso, mas pdoe ser os fios?
Acredito que intefiram sim!, pois o circuito trabalha em alta frequência...

Quanto a troca do foto-acoplador e o regulador 431, parece que piorou o defeito né?, então eles estarão bons e podem ser recolocados no lugar!...

O problema pode ser também, em diferenças de parâmetros entre estes CIs no formato DIP, do formato SMD...

Aguarde outras dicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, essa é daquelas universail, ela varia de 12V até 24V deve ter esse no secundario porque ela tem uma ENTRADA 12V para ligar no carro, entra 12 e sai 19-21-22-24 por exemplo!

Inverti, troquei o CI e eu botei pelo outro q achei na placa, ja q era SMD e numerações igual, a fonte n liga, mortinha, sem saida no trafo, se eu desemverter, colocar aquele com os fios de novo, ela liga e fica com o problema descrito no começo, sera q este outro CI também esta queimado? mas o incrivel q a saida do trafo fica ligando e desligando igual o video, e isos independe do secundario, essa fonte vai me enlouquecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo fotos com mais qualidade:

sdc10641.th.jpg

sdc10644p.th.jpg

sdc10647tz.th.jpg

Cara, eu retirei TODOS os componentes do primerio, e fui recolocando trocando todos q eu puder, substitui serca de 90% dos componentes, apenas 3 resistores e 2 capacitores n deu pra trocar porque nt inha outros, mas medi com o multimetro e aparentemente estavão ok, liguei a fonte, MESMA COISA, só o estalo q ela dava q aumento (volume) mas tudo exatamente igual, então mexi no secundario, troquei alguns capacitores, e a outra PWM, continua a mesma coisa, troquei os mosfets, só n cocnegui trocar um deles, o IRFZ44 o q fica no lado superior preso ao dissipador, notei q COM ou SEM ele a fonte faz a mesma coisa, liga, acende a luz, e fica estalando, e a saida variando igual a luz, se eu liga ro motor, ele fica legnaod e desliganod junto com a lampada!

Achoq vou entregar a tualha, vou desistir dele!

Alguem tem mais alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio ter descober to problema, retirei a placa onde estava os leds e a chave, embaixod ela tinha um CI, q esta lascado...

Me quebrei no primario e era no secundario....

o ci é um MC34063A (http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/12065/ONSEMI/MC34063A.html)

Agora a fonte ainda liga,mas o chiadoq ela tinha, agora é um estalo relativamente alto...

E n creio q encontre essa peça!

Existe alguma equivalencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...