Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando Ubuntu junto com Windows


andreyn99

Posts recomendados

Olá.

Tenho pesquisado muito sobre o Ubuntu e estou pensando seriamente em instalá-lo (Eu já ía instalar uma vez mas acabei desistindo). Estou esperando sair a próxima versão daqui a 20 dias. Meu HD de 250GiB está dividido em duas partições iguais. A primeira (C:\) tem Windows 7 x64 e a segunta (D:\) tem meus arquivos. A partição do Win7 está +/- 50% cheia, mas se eu desinstalar alguns programas inúteis talvez possa baixá-lo para uns 30%. A Partição (D:\) está +/- 25% cheia.

Dúvida: posso dividir uma das duas partições ao meio sem medo? Ou é melhor fazer um backup e começar tudo do zero?

E supondo que eu fosso dividir uma delas ao meio: como faço isso da forma correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Eu tambem estou para instalar o Ubuntu, tenho a versão 10.04.

As duas situações são otimas, mas acho melhor instalar na partição "D" que tem menos arquivos, fazer backup´s é mais fácil ou até instalar os aquivos na outra partição.

Suponho você particionar a partição "D" em duas, utilizei esse programa no site http://www.partitionwizard.com/ Pode usar a versão Home mesmo, que é free, que é fácil de usar, dai é so instalar seu Ubuntu...

Eu tenho o Win XP e o Vista, vou instalar o Ubuntu 10.04..

beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, você tem uma partição com mais ou menos 60gb sobrando, onde o windows está instalado, e mais uma partição de dados.

Eu não recomendo o wubi. Ele dá mais problemas que a instalação normal.

Também não acho que você precisa esperar versão ou algo assim. Na verdade é bem simples instalar o ubuntu e dá pra fazer em menos de 30 minutos (considerando que você já tem ou gravou o cd). No seu caso vai demorar mais um pouco pois precisará redimensionar a partição do windows.

Se você for usar o ubuntu apenas pra se familiarizar com ele, 20gb já são mais que suficientes.

Então minha sugestão é:

- faça backup das suas coisas importantes. A chance de dar um problema é muito pequena, mas como você estará mexendo diretamente nas partições e copiando dados de uma parte do disco pra outra, sempre existe a chance de dar algo errado (faltar luz por exemplo).

- Depois desfragmente totalmente o a partição do windows 7 (inclusive mais de uma vez, pra ter certeza todos os dados estão no início dela).

- Daí coloque o cd do ubuntu, reinicie o computador e ao aparecer as opções dele, escolha aquela que diz pra testar o ubuntu sem instalar.

- Aproveite pra testar o sistema, ver se tá funcionando tudo certo (internet, som, video, etc). Depois você vai em SISTEMA, ADMINISTRAÇÃO e abre um programa chamado GParted. Esse programa redimensiona e formata partições.

- No gparted basta clicar em cima da partição do windows, depois com o botão direito e RESIZE. Daí você redimensiona ela com o mouse mesmo. Lembrando que 20gb são mais que suficientes pro ubuntu, então você redimensiona a partição do windows de modo que fique com 20gb (até 8gb já servem) a menos do que tá agora.

- Quando terminar de redimensionar, você vai ver que ficou um espaço cinza sobrando do hd, como espaço não alocado. Clica com o botão direito nesse espaço, depois em NEW. Daí você cria uma partição extendida, e dentro dela uma EXT4 e Swap.

Quando terminar tudo, é só reiniciar com o cd do ubuntu e escolher no menu dele a opção de instalar. Na hora de instalar quando o ubuntu perguntar onde instalar, você seleciona essas partições que criou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, porque você não recomenda o WUBI? O site do Baixaki diz que não há perda de desempenho rodando pelo WUBI. E numa rápida pesquisa pelo Google, vi gente dizendo que , além do ótimo desempenho, até mesmo coisas externas como impressoras e scanners funcionam perfeitamente; além de eles chamarem e IGNORANTES aqueles que não recomendam o WUBI, pois estes além de nunca terem usado o WUBI, também não consideram a dificuldade que um iniciante tem para mexer com partições.

Não estou dizendo que o WUBI é bom, só estou confuso poque tem gente que diz que é ruim e tem outros que dizem que é bom. Aliás, o próprio site oficial do Ubuntu recomenda o WUBI, sem fazer qualquer tipo de alerta, como se fosse 100% seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode checar o forum do ubuntu-br e ver o número de reclamações de pessoas que instalaram o wubi e tiveram algum tipo de problema.

Não é que ele seja ruim. Se você não der o azar de ter problemas instalando ele, provavelmente não notará nenhuma diferença. Mas se puder escolher entre o wubi ou a instação normal, sempre será mais vantajoso a instalação normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, já criei uma partição de 21GiB ao final da partição C, usando o Gerenciador de Partições do Windows 7. Minha dúvida é se eu espero lançarem o 10.10 ou se eu instalo o 10.04 mesmo.

-Se instalar o 10.04, posso atualizar para o 10.10 depois? Se sim, como?

-Qual o melhor: 32 ou 64-bits? (Ouvi dizer que no x64 nem todos os programas estão disponíveis na Central de Programas.)

Agradeço pelas suas respostas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Instalando o 10.04, assim que o 10.10 for lançado aparecerá uma mensagem perguntando se você quer fazer o upgrade. Daí o próprio ubuntu se encarrega de atualizar tudo. É só reiniciar o computador. (bem, eu pessoalmente prefiro sempre instalar do zero, porque eu aproveito pra limpar muita coisa que não preciso mais).

- Se sua placa mãe for de 64bits, sempre instale a versão 64bits dos sistemas. Hoje em dia os problemas de compatibilidade entre 32 e 64 não existem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...