Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas basicas sobre microcontroladores.


scarionn

Posts recomendados

Bom dia. Tenho duvida basicas em microcontroladores e usarei a imagem a baixo para exemplificar.

313.jpg

(o PIC usado é um PIC16F628A)

Bom vamos as perguntas.

1-Posso usar as portas (RB e RA do PIC) para acender os leds?

2-O esquema não esta claro para mim quanto ao fornecimento de energia (não entendi muito bem o terra no circuito, não consigo entender para que ele serve e tambem como o led ligaria sem um dos polos)

3-Na imagem não há regulador de tensão mas estava pretendendo botar um,

para que serve o terra do regulador?

4-o que pode servir de terra?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- sim, desde que o portA esteja configurado como digital.

2- o terra nada mais é que o pólo negativo da fonte de energia CC, e o pic cuidara de ''colocar" o polo positivo na outra extremidade do led,

3- como eu disse o terra é o polo negativo da fonte CC

4- o polo negativo da fonte cc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, se usar os dois Ports para acender os Leds, tome cuidado com a corrente total do PIC, que não pode ultrapassar 200 mA ou ele vai se danificar.

Como regra, calcule sempre que o PIC precisa de uns 20 mA, então sobra 180 mA para os Leds. Se usar 10 Leds que podem se acender simultâneamente, a corrente tem de ser limitada EM CADA UM para 18 mA, ou seja, tem de calcular certinho os resistores que estão ligados em série com o Led.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbem complementando,ra pode ser usado desde q tbem esteja setado como saida e nao entrada como costuma ser usado.

Talvez pra você nao esteja, mais o esquema esta mais q completo.Veja q o led tem o katodo ligado ao gnd e o anodo a saida do pic q energiza ele ,o fazendo acender.

Nao a regulador pois a tensão de alimentaçao e de 5v,tensão q esta na faixa para a alimentaçao do pic ,me parece q e de 3v a 5v se nao estou enganado.So ira precisar de regulador caso a tensão seja superior a tensão da fonte q usara for maior q 5v.Ae tem opcao de usar zener ou regulador.

você usara o negativo da fonte amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...