Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Letra maiúscula


Bravo

Posts recomendados

Essa dica eu uso no VB, não sei se vai te ajudar.

Use o comando UCASE (converte letras minúsculas em maiúsculas) junto com o comando LEFT (pega um nº x de caracteres à esquerda em uma palavra ou texto).

Não lembro bem a sintaxe, mas faça algo do tipo:

 nome = ucase(left(1,DBEdit1.text))

 Isto converterá a primeira letra à esquerda em maiúscula.

Não sei se ajudei,

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Converte 1a. letra em maiúscula :

Edit1.Text[1] := UpperCase(Edit1.Text[1]);

Edit1.Text[1] retorna a 1a. letra da string que está no Edit. Uppercase retorna a mesma letra, mas em versão maiúscula. Definir Edit1.Text[1] (no caso, o 1o. 'a') como UpperCase(Edit1.Text[1]) fará o 'a' ser 'A'. Se for 'arnaldo antunes' ele vira 'Arnaldo antunes'.

Para converter o 2o. nome, você precisa de um pouco mais de código e neurônio.

NESTE CASO ACIMA, 'Arnaldo antunes' tem EXATAMENTE UM ESPAÇO NO MEIO DA STRING. Use a função de string POS, que retorna a posição de um texto dentro da string. Veja :

I := Pos(' ', Edit1.Text);

I vai retornar a POSIÇÃO DO ESPAÇO (espaço é ' ',  e não '') dentro da string 'Arnaldo antunes' (que no exemplo, está dentro do Edit). Tomando a 1a. letra como a posição 1, qual é a posição do espaço ? 8 não é ?

Então apenas repita o primeiro código que muda a 1a. letra para maiúscula, mas ao invés de alterar a 1a. letra, altere a 9 (lembre-se : 'Arnaldo antunes' : posicionamento é o segredo)

Edit1.Text[9] := UpperCase(Edit1.Text[9]);

Qual o resultado ? A string 'Arnaldo Antunes', presumo. Será ? Então pratique !

Há muitos usos para a função POS. Por exemplo, posso serrar strings, tirando o texto que eu quiser. Por exemplo :

Label1.Caption := COPY ('Arnaldo Antunes' , 1, POS(' ', 'Arnaldo Antunes') - 1);

Isso vai colocar 'Arnaldo' no label. COPY é uma boa função também !

Agora, se você pegar um nome longo (tipo o de Dom Pedro I) todo em minúsculas, é logicamente possível deixá-lo com as 1as. letras como maiúsculas, mas vou deixar você se matar um pouco (hehehehe !) ...

Espero que isso ajude !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...