Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
ruan0712

Acionamento de motores DC temporizada

Recommended Posts

Olá Pessoal!!

Tenho de projetar um acionamento de motores DC temporizada, mas não tenho a minima ideia de como fazer, pois sou iniciante e estou cursando Eletroeletronica e como projeto pratico tenho de fazer isso.

O professor só passou o que ele quer que esse circuito faça. Tenho uma base em TRAXMAKER, mas não sei como desenvolver o projeto ( se vocês me intende).

Ele passou isso: Deverá ser projetado um circuito digital de um temporizador para 59 segundos. Deverá ter uma chave de início de temporização, que, ao ser ligada inicia o temporizador e liga o motor 1. Após 19 segundos deverá desligar o motor 1, mas liga o motor 2 até o final do ciclo. Ele tem reinício automático.

Preciso saber também o que preciso usar de componentes para o mesmo.

E agora, alguem pode me ajudar?

Estarei grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Marcos

    Andei dando uma olhada de como funciona o 555 e vi que posso criar um circuito em cima desse componente, mas de que componentes devo usar para auxiliar o 555, sou leigo.

    O meu professor pediu para pesquisarmos, mas sobre esse assunto tem pouca postagens na internet.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Opa,

    O 555 pode atuar de modo monoestável (precisa de acionar o gatilho para que ele gere o pulso) e de modo astável (gera uma determinada frequência, que é o seu caso, não precisando de acionamento no gatilho, ou seja, ele vai acionar (chama-se t1) e desacionar (chama-se t2) o motor automaticamente e periódicamente). Esse tempo acionado e desacionado depende da associação de capacitores e resistências. As fórmulas para encontrar os tempos t1 e t2 pode ser encontrada no datasheet do componente.

    Mas você vai precisar aí também de relés, porque o circuito digital que você vai fazer não consegue fazer um motor funcionar. Você precisa que esse circuito feche o contato de um relé (no caso 2, pois são 2 motores), para que a devida alimentação chegue ao motor.

    Vou lhe passar um esquema que pensei aqui, mas gostaria de dizer que também sou iniciante na eletrônica, e peço a você que aguarde também a opinião de usuários mais experientes. Fiz esse esquema no proteus:

    http://img188.imageshack.us/img188/6836/projetob.png

    Os cálculos das resistências você utiliza a seguinte fórmula:

    t1 = 0,7 . (R1 + R2) . C

    t2 = 0,7 . R2 . C

    Lembre-se que:

    t1 = 19s

    t2 = 40s

    E o período será:

    T = t1 + t2 = 59s

    Você tem que fixar o valor de C (Marcado como C1 no circuito), com um valor que você possuir ai no meio de seus materiais eletrônicos. Com isso, você joga os valores na segunda fórmula, e encontra o valor de R2. Depois que encontrar o valor de R2, aplique na primeira fórmula, e encontre o valor de R1.

    Entendendo o circuito:

    Veja que enquanto a saida do 555 manda nivel lógico 1, ela está chegando no relé de cima, fechando o seu contato e acionando o motor 1. Quanto ele mandar nivel lógico 0, estará chegando 0 no relé de cima, abrindo o seu contato, desacionando o motor 1, enquanto a inversora está mandando 1 para o relé de baixo, fechando o seu contato e acionando o motor 2. E isso ocorre até quando você quiser.

    Abraço!

    Editado por MarcosPauloTorre
    Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado pela ajuda, com algo em maos posso começar a pensar como fazer o circuito pois eu deconhecia do 555 e tirar duvidas com meu professor.

    Abraço

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×