Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionamento de motores DC temporizada


ruan0712

Posts recomendados

Olá Pessoal!!

Tenho de projetar um acionamento de motores DC temporizada, mas não tenho a minima ideia de como fazer, pois sou iniciante e estou cursando Eletroeletronica e como projeto pratico tenho de fazer isso.

O professor só passou o que ele quer que esse circuito faça. Tenho uma base em TRAXMAKER, mas não sei como desenvolver o projeto ( se vocês me intende).

Ele passou isso: Deverá ser projetado um circuito digital de um temporizador para 59 segundos. Deverá ter uma chave de início de temporização, que, ao ser ligada inicia o temporizador e liga o motor 1. Após 19 segundos deverá desligar o motor 1, mas liga o motor 2 até o final do ciclo. Ele tem reinício automático.

Preciso saber também o que preciso usar de componentes para o mesmo.

E agora, alguem pode me ajudar?

Estarei grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

O 555 pode atuar de modo monoestável (precisa de acionar o gatilho para que ele gere o pulso) e de modo astável (gera uma determinada frequência, que é o seu caso, não precisando de acionamento no gatilho, ou seja, ele vai acionar (chama-se t1) e desacionar (chama-se t2) o motor automaticamente e periódicamente). Esse tempo acionado e desacionado depende da associação de capacitores e resistências. As fórmulas para encontrar os tempos t1 e t2 pode ser encontrada no datasheet do componente.

Mas você vai precisar aí também de relés, porque o circuito digital que você vai fazer não consegue fazer um motor funcionar. Você precisa que esse circuito feche o contato de um relé (no caso 2, pois são 2 motores), para que a devida alimentação chegue ao motor.

Vou lhe passar um esquema que pensei aqui, mas gostaria de dizer que também sou iniciante na eletrônica, e peço a você que aguarde também a opinião de usuários mais experientes. Fiz esse esquema no proteus:

http://img188.imageshack.us/img188/6836/projetob.png