Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
sirley007

Tv Aiwa AR-205 Não Liga

Recommended Posts

Amigos boa tarde, sou iniciante na area de eletronica e para começar ganhei uma tv aiwa ar-205 que não liga. Os botões de comando nao tem mais e dai o pessoal que era dono dela começaram a usar um lapis para mudar de canal e volume, dai chegou a descolar o capacitor C840 (ELCO 1000UF/16V M 10X16) e gerou-se um pipoco e não ligou mais então peguei ela pra mim, quando eu abri ela vi que o capacitor C840 estava descolado e o fusivel F801 (FUS.ACAO RET.20AG 4A/250V) estava queimado resolvei o capacitor C840 e troquei o fusivel F801 quando eu liguei na tomada e apertei o botão liga / desliga deu outro pipoco dai abri ela novamente e vi o fusivel F801 tinha queimado novamente troquei ele de novo e aconteceu a mesma coisa. Então vi que não era somente a questão do fusivel. peguei o multimetro vi que tres diodos estavam queimados D810 D811 e D812 (SK-1/08 RETIFICADOR) troquei os tres diodos e o fusivel que estava queimado, pra minha alegria e felicidade ela não pipocou mais (acabou o curto entre os diodos) D810 D811 e D812, mas ainda não ligou.

Troquei também o IC801 (I.C. UC-3842BN) e mesmo assim não ligou. Peço encarecidamente aqueles que puderem me ajudar

Ps. Fotos em anexo

http://yfrog.com/2himagem4dsj

http://yfrog.com/87imagem1yhj

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega sirley007, faça o download do esquema deste Tv no link abaixo:

Tv AIWA AR-205

Vai ser mais fácil você prosseguir com verificações nesta fonte dela...

Depois de substituido os diodos, sugiro que use uma lâmpada de 110V/220V/60W conforme a tensão da tomada que você vai ligar o Tv, remova a bobida desmagnetizadora da placa (muito importante), Verifique se a tensão retificada chega no capacitor C805 e já teste o Fet Q801...

Dê-nos um retorno!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Amigos boa noite, voltei, mais sem solução ainda

Medições:

IC805 = 280 v

tensão no pino central do mosfet oscilando entre 0 e 7v

sem tensão no + do d806

pino 8 do ic801 = 5v

pino 7 do ic801 = 16

tem +B = 120v

A tv fica so em Stand by, toda vez que tento ligar ela, ela simplesmente apaga a luz e fica 100% apagada, dai você desliga e liga ela novamente, dai volta para Stand by, ou seja o carro tem bateria, so falta a gasolina eheheheheheheheh.

tem algum componente que fica exclusivamente para ligar a tv?

Tem outra coisa que eu percebi é que mesmo sem ela ligar, vi que R827 (RES.FIO 5W 1K 5% V-SQM) e PTC801 (PTC B59209-T80-B10) esquentam muito, isso é normal?

Obrigado a todos que me ajudarao ate aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega sirley007, verifique se o transistor Q802 fornece os 9V no emissor dele após você pressionar o power. (este transistor esta no secundário da fonte)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Colega sirley007, verifique se o transistor Q802 fornece os 9V no emissor dele após você pressionar o power. (este transistor esta no secundário da fonte)

Boa noite Bcpetronzio, sou homem.

Obrigado pela atençao que você tem em dado, respondendo a sua pergunta, no emissor do q802 = 8V.

uma outra duvida sobre umas mediçoes que eu fiz.

C818 CAP.SMD X7R 22KPF/50V K 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 39

C824 CAP.SMD X7R 1KPF/50V K 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 1

C847 CAP.SMD X7R 470KPF/16V K 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 1

R219 RES.SMD 75R 5% 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 74

R205 RES.SMD 10R 5% 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 10

R212 RES.SMD 75R 5% 0805

--> usando o multimetro na escala de diodo, sinal sonoro e numeraçao = 74

JS1 = 1 (não localizei qualquer numero ou nome dele no esquema, somente a localizaçao na placa.

voce consegui visualizar algo de anormal nisso?

grato.

Sirley

Editado por Bcpetronzio
    Unir Post seguidos em menos de 24 horas

Compartilhar este post

Link para o post

Destas medidas todas ai, só chamo atenção sobre a medição sibre o capacitor C818, embora ele esteja em paralelo com resistores de baixo valor ele esta em paralelo também com uo diodo zener ZD803, (teste-o levantando um dos lados dele)...

Qual a situação que o Tv se encontra agora!, pois como você diz que tem os 8V no emissor do transistor Q802, esta tensão vai para o pino 37 do IC501 (H.Vcc), com esta alimentação ele (IC501) entrega o pulso horizontal no pino 40 dele..., com este pulso entregue ao saida horizontal, o resto do Tv entra em funcionamento!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Amigo desculpa pela demora na resposta, mais quero informar que as seguintes peças estão boas: Mosfet, IC801, Fotoacoplador e inclusive a saida horizontal. Amigo uma coisa que me deixa intrigado é o fato de não encontrar mais 290V no pino central do Mosfet, ou seja, eu ainda nao consegui localizar aonde a corrente está sendo cortada que nao chega mais os 290V nesse pino central do mosfet.

A tv fica so em Stand by e quando ligo ela, nao acontece nada somente o led apaga.

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem estes 290V sobre o capacitor de filtro de entrada C805?

Se tiver normal a tensão no capacitor, verifique os fusíveis FB801 e FB802, talvez ai na placa só tenha um deles....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Amigo Boa tarde, quer dizer que eles (FB801, FB802 e FB803 são fuziveis?) achei que fosse apenas chump. ai como irei testa eles? modo normal assim como é testado os outros?

Obirgado

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! normal como testa um fusível normal..., resistência zero...

Em alguns TVs eles não existem mesmo! fica só um jump no lugar deles!...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais