Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funções em C para o PIC16F690 no PIC C Compiler (CCS)


vulcaumverde

Posts recomendados

Pessoal, eu estou fazendo um programa em C para pic 16F690, no qual estou tentando fazer a detecção da passagem por zero numa das entrada do PIC, de modo a sincronizar com a rede.

Como eu faço isso, que funções eu devo utilizar para fazer essa detecção?

Outro detalhe, também quero controlar o tempo que um pulso vai levar depois dessa detecção por zero, para mandar à um SCR (controlar ângulo de fase). uero escrever por meio de um teclado. Vou fazer uma lógica que saia o resultado dos valores teclados em quatro bits, e colocar no PortB (B4, B5, B6 e B7) qual é a variável ue representa o PortB?

Sou muito leigo em programar o PIC em C... aprendi em Assembly, mas em C sei que é mais fácil...

No aguardo destas duas questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira questão é fácil, você tem basicamente tres opções:

- fazer polling em um pino do PIC (ficar testando o valor dele dentro de um while ate o estado mudar);

- Por interrupção externa (ela desvia para uma rotina toda vez que for detectada uma borda que você configura)

- Por interrupção via IOC (parecida com a int ext porém essa aqui não importa qual borda, basta apenas ela ocorrer)

As interrupções são as melhores pois logo que elas acontecem você poderá programar timers para fazer o controle de fase dentro do semiciclo, disparar SCR , sem interromper seu programa principal).

No CCS o PORTB pode ser lido assim:

int i ; //armazena valor do PORTB
i = input(; //le port

Duvidas va perguntando!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...