Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
greyWiz

HP dv6-3090br - Carcaça energizada

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal, eu comprei um HP dv6-3090br na semana passada - o notebook é excelente, mas estou tendo um problema estranho com ele...

Logo que ele chegou, a primeira coisa que fiz foi ligá-lo na energia - como eu nunca tive um notebook com carcaça metálica, fiquei surpreso ao perceber que dava uma sensação estranha ao passar a mão sobre ele (e não era estática).

Conversei com várias pessoas que manjam de elétrica e fiz vários testes. A minha casa não tem aterramento, mas ontem um rapaz improvisou um fio-terra que, aparentemente, tinha resolvido o problema.

Hoje de manhã comecei a usá-lo (ligado na energia) e, de fato, a sensação evidente de energização na carcaça havia desaparecido, só que, depois de uns dez minutos escrevendo com o pulso apoiado na carcaça, comecei a sentir um formigamento no braço, começando no pulso e subindo até o ombro. A sensação parava quando eu me afastava do notebook, então eu concluí que a energização ainda estava acontecendo, mesmo que mínima.

Decidi fazer mais um teste: arranquei o cabo de força e fiquei trabalhando na bateria. O resultado foi o mesmo: depois de alguns minutos, o braço começou a formigar, partindo do pulso e subindo pelo braço.

Eu sei que o formigamento não tem relação com a minha postura corporal, porque eu usava o meu notebook antigo no mesmo lugar, da mesma maneira. Além disso, antes de improvisar o fio-terra a minha esposa também sentia a energização da carcaça, mas agora ela não sente nada.

Levando em conta que cada pessoa tem uma resistência elétrica diferente, aqui vão as minhas dúvidas:

- É normal uma carcaça elétrica de notebook sofrer fuga de tensão?

- Levando em conta que estou sentindo a fuga de tensão mesmo quando ligado na bateria, mas a minha esposa não, eu corro o risco de mandar o notebook para a assistência técnica e ouvir deles que não há problemas nesse sentido?

- Tem mais algum teste que eu possa fazer para ter certeza se o notebook está com problema ou não? Eu pensei em ligar o notebook em uma rede aterrada, mas assim eu não corro o risco de mascarar um eventual problema do aparelho?

- Alguém mais já teve essa sensação de energização contínua? Não é a mesma coisa que um choque causado por estática, é como se você estivesse colocando o dedo numa tomada com tensão superbaixa...

É isso aí. Desculpem o tamanho do post, e desde já agradeço qualquer dica ou sugestão. :D

Abraços,

Edgard

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é HP, o negócio ta feio!!! Kd coisa!!! A Acer tem modeos com aço escovado, mas não vi nada sobre esse absurdo... a gente compra um notebook pra usar em qualquer lugar, mas nesse caso tem que ficar preso ao aterramento... brincadeira isso!!! Se é pra ficar preso, melhor um super PC com o valor pago nesse HP...

HP a cada dia que passa vai piorando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • ... a gente compra um notebook pra usar em qualquer lugar, mas nesse caso tem que ficar preso ao aterramento...

    Pois é, eu pensei exatamente nisso: não adianta fazer o aterramento da rede elétrica lá em casa, porque quando eu for usá-lo em outra rede elétrica ou na bateria tudo vai continuar na mesma... :mellow:

    Já acionei a assistência técnica e pretendo levá-lo no sábado, mas estou com medo de esperar um tempão pra me dizerem que não tem nada de errado com o notebook...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    As marcas de telefones e smartphones líderes de reclamação em todo mundo são Nokia e Samsung, sabem o porquê? Por são as que mais vendem.

    Com a HP não é diferente.

    Eu já testei esse modelo que um amigo comprou recentemente e não vi problema nenhum, nem na tomada e nem na bateria.

    Tem outros usuários do fórum que também têm, vamos esperar eles se pronunciarem também antes de tirar conclusões preciptadas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Tem outros usuários do fórum que também têm, vamos esperar eles se pronunciarem também antes de tirar conclusões preciptadas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Concordo com o seu posicionamento. :)

    Me disseram que pode acontecer de um fiozinho ou algum metal interno encostar sem querer na carcaça, gerando a energização, isso é verdade?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    olá amigo isso que está acontecendo em seu notebook é normal não se preocupe que o meu também faz isso . O meu é um dell 3500 e a carcaça é de aluminio é assim mesmo a sensação de estatica com uma leve corrente e outra todos os notebooks com carcaça metálica estão acontecendo isso eu falei diretamente com pessoal "fabricante" os notes que tem carcaça matalica que não fazem isso deve ser de alguma marca "alienigena" principalmente os que tem fonte com aterramento interno são as que fazem mais isso

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Cara, vendem mais, mais cobram caro por isso... não é um CCE da vida que oferece um core i3 + 2gb e 500gb de HD por R$1069,00! O modelo com i3 da HP mais barato custa R$1500,00 com 320 de HP, acabamento pobre... e olha o número de modelos defeituosos no tópico do G42... é demais... você paga caro por qualidade, mas na verdade você não tem isso tudo! você paga mais pelo nome!

    Não estou tirando conclusões precipitadas... e se você for ver, no Brasil a HP vende pouco porque é caro e quebra muito! CCE tem suas justificativas, mas HP não... ta decadente!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Concordo com o Thalisson, também perdi um HP q na epoca paguei 3 mil e depois de 1 ano e 2 meses queimou a placa e nem no paraguay foi achada.. perdi mesmo, como o Thalisson falou, do jeito q ta a HP, melhor comprar CCE porque é barato pelo menos, se der defeito economizou, você compra um belo "HP" e queima e você perde do mesmo jeito q o CCE, so q o rombo no bolso é bem maior.. queria q a HP nao tivesse decaido tanto, assim teriamos mis uma marca pra confiar.. mas fazer o que

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigo, a carcaça do seu notebook não deve ser de metal, provavelmente trata-se de algum tipo de fibra com um revestimento "brushed". Não tem fios que poderiam estar fazendo isso, mesmo que existisse tal(is) fio(s), ele não encostaria na carcaça, provavelmente teria um molex na ponta para conectar em algum lugar.

    Além disso o aparelho tem aterramento interno e é protegido contra surtos. Pode ser que tenha havido um erro de montagem. O que você sente não seria vibração? Depois de longos períodos, uma pequena vibração pode causar formigamento.

    Dica: use um multímetro ou amperímetro conectado a este "terra improvisado" e na carcaça de seu notebook, veja se tem alguma corrente. Ou entrão, ponta preta no metal (externo) da USB (ou da saida VGA) e a ponta vermelha na carcaça.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ok, obrigado pelas respostas. :)

    Vou fazer mais alguns testes, e caso descubra alguma coisa eu posto aqui.

    Abraços,

    Edgard

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Além disso o aparelho tem aterramento interno e é protegido contra surtos. Pode ser que tenha havido um erro de montagem. O que você sente não seria vibração? Depois de longos períodos, uma pequena vibração pode causar formigamento.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bom, com certeza deve ter sido algo que foi passado batido na linha de montagem e que você vai conseguir arrumar. Eu tenho um HP DM3-1035BR que é em aço escovado também e não tenho esse problema, mesmo sem aterramento.

    Abraço e boa sorte.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    se eu ficar digitando muito tempo com postura incorreta acontece a mesma coisa, mas é por causa da postura mesmo!

    Esse acabamento é metalizado... o suporte é de plástico, não é pra conduzir corrente.

    Senti esse choque uma vez que liguei meu desktop numa tomada sem aterramento, dava choque mesmo no gabinete (nada forte, mas dava umas estraladas!!)... mas o gabinete é inteiro de metal!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pessoal, o meu irmão veio aqui em casa com um multímetro e começamos a fazer vários testes.

    Descobrimos a origem do problema: é a junção na dobradiça esquerda (entre o monitor e a parte interna do chassi). Quando colocamos uma ponta do multímetro nos metais da junção e a ponta do terra na mão, dá uma pequena diferença de potencial (tivemos que colocar o multímetro nas menores escalas para detectar a ddp).

    É pequena, mas é constante, e se você coloca o dedo diretamente nessa junção, fatalmente você toma um choque depois de alguns segundos (parece que a energia vai acumulando até chegar em uma carga mínima que o corpo sente).

    Eu tinha fechado a minha ordem de serviço, mas já abri outra. O rapaz do suporte disse que essa minicarga não pode afetar o funcionamento do notebook - será que posso confiar nessa informação?

    Seguem outros links em que os usuários reportam casos semelhantes:

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://forum.notebookreview.com/sony/45008-sony-sz-110-120-brushed-metal-finish-electric-shock-tingle-palmrest-6.html&anno=2

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://h30434.www3.hp.com/t5/Hardware/Leakage-current-in-body-of-pavilion-dv4-1131tx-notebook/m-p/127067&anno=2

    Alguém teria mais algum conselho? Estou com medo de falarem que não há o que fazer...

    Abraços!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O que está acontecendo com você é bem diferente. Tenho um 3090BR há 1 mês e não tem problema nenhum.

    Faça um teste que a própria HP sugere para alguns casos de estática. desligue o notebook da tomada, tire a bateria e aperte o botão do power durante 15 segundos, para descarregar qualquer energia do notebook. Depois coloque a bateria, ligue na tomada e ligue o note. Veja se volta a dar esse problema.

    Abraços

    Antonio Marques

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A carcaca dele é toda de metal? porque eu tenho um dm3 1030 e o aluminio é mais uma especie de pintura por cima do plastico da carcaca.

    Quando ta ligado e o cara passa a mao da pra sentir a estatica, mas nao da choque.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Comprei um dv6 3080br e tbn estou com esse problema, ao deslizar a ponta do dedo da pra sentir uma espécie de choque estático, ou uma vibração não sei definir bem ao certo. Quando retiro a alimentação e fica só na bateria não acontece o problema, Sei que o tópico é antigo mas gostaria de saber se tiveram alguma solução, ou se trocaram o notebook.

    Como ele é revestido de metal não sei se isso é normal ou erraram alguma coisa na hora da montagem.

    valeu!!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×