Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
roxynando

Como abaixar latência de CORSAIR XMS2 DDR3-1600?

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo aqui, mas espero que possam me orientar da melhor maneira possível.

Seguinte, montei o PC que eu tanto queria (como vide em minha assinatura a configuração do mesmo), no entanto, não estou conseguindo fazê-lo funcionar da maneira que julgo correta.

Tenho 2 pentes de memória CORSAIR XMS2 DDR3-1600 (CAS 7-8-7-20) modelo: CMX4GX3M2A1600C7, com 1.65v e na versão 7.1

No entanto, uso uma mobo AM3 BIOSTAR TA980GXB HD

http://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=478

E esta placa conforme o fabricante informa, suporta sim DDR3-1600MHZ (em O.C).

No entanto, como poderei mostrar nas fotos a seguir a mesma está trabalhando com essas XMS2 em 1333mhz e com CAS 9-9-9-24.

Gostaria de saber se o melhor que faço é alterar isso e, caso sim, como?

Ou, o melhor que faço é me desfazer delas e comprar 1333mhz com a latência desejada sem essa de mexer com over das mesmas.

Tirei algumas fotografias do setup da BIOS de minha mobo para que possa servir de base em uma possível ajuda/orientação de como proceder:

91405527.jpg

Uso a mais recente versão da BIOS, lançada em 20/10/2010;

78024658.jpg

Aqui vocês podem ver as temperaturas atuais da cpu, processador, memórias, etc;

86354788.jpg

Aqui é a área que me permite desde que mude a função OVERCLOCK NAVIGATOR para MANUAL (atualmente usada como Normal) e terei acesso as informções seguintes;

40137957.jpg

Aqui é onde altero para 1600mhz (em vez de 1333mhz) e onde defino o CAS, no entanto, mesmo alterando antes da tensão da memória para 1.65v, ao salvar as informações e reiniciar o PC.... trava, e preciso resetar a BIOS, senão não liga mais.

27687986.jpg

Aqui podemos ver que a tensão da memória está em 1.50v, típica do modo Standard 1333mhz, mas mesmo alterando o over para até 1.65v que é compatível com 1600mhz, não tenho conseguido o resultado esperado.

99303636.jpg

Notem aqui, acessando a área BIOSTAR Memory Insight que temos as informações referente as frequências suportadas por esta mobo, ou seja, standard (1333mhz) e xmp-1 (1600mhz) = que é a que quero atingir;

79441035.jpg

Aqui o modo como está, mas, já mudei o Memory Clock Mode para 1600mhz, as latências para conforme foi mostrado há pouco (aquele modo xmp-1) mas não resolve.

46970853.jpg

Aqui temos configurações avançadas para as memórias, mas por falta de instrução e conhecimento preferi não mexer em nada e está tudo como veio.

Se puderem me ajudar, galera... seria tudo de bom!

É muito chato comprar uma memória com uma frequência alta e latência baixa, ficar na expectativa de ter adquirido o melhor que podia para sua máquina e, de repente se ver usando em frequência menor e latência ainda maior.

Poxa, se fosse para usar em CAS9... e em 1333mhz, seria mais rock ter comprado não um kit 4gb (2x2gb), e sim 8gb (2x4gb).

No entanto, de tanto ver as pessoas me orientarem a priorizar baixa latência e não exatamente quantidade de capacidade... acabei pagando um pouco mais por um kit menor como este, mas nem por isso de baixa qualidade, afinal, Corsair XMS2 pode não ser uma Dominator... mas é uma memória de muito bom histórico.

Uso um AMD X6 1055T atualmente com seus 2.8ghz originais, a fonte é uma Thermaltake Pure Power 550w e até para ajudar ... comprei um CoolerMaster V8 para o processador a fim de mantê-lo com temperatura mais segura e o gabinete também ajuda bastante, pois é o CM690 Pure da CoolerMaster.

Ou seja, gastei o que podia e não tinha para ter uma máquina interessante, legalzinha, mas não quero ficar me lamentando pelo jogo de memórias.

Por isso e por todo o histórico e conhecimento que vocês têm .... espero de verdade que possam me ajudar, orientar a fim de resolver esta questão.

Se precisarem de mais informações, fotos... providenciarei para facilitar ao máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Este é o atual resultado obtido pelo CPU-Z quanto as memórias:

    cpuz28102010roxynando.jpg

    E uma correção...

    Eu disse que eram XMS2, mas são XMS3. :lol:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×