Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Mr Gigabyte

[Resolvido] Cooler para refrigerar

Recommended Posts

Pessoal, eu tenho uns coolers que tirei de duas fontes ATX queimadas e resolvi colocar no gabinete pra melhorar a ventilação interna só que eu vi nesse cooler a tensão e a corrente de DC12v e 0,13A e DC12v e 0,15A no meu gabinete ATX tem um cooler pra refrigerar a parte interna ele 12v de tensão e 0,14A eu posso colocar as ventoinhas de 0,13 e 0,15A no gabinete ou não posso por que tem que ter a mesma corrente de 0,14 ? :unsure:

Editado por Nandson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema nenhum, vai funcionar certo.

O que acontece é cada cooler tem um consumo diferente, um tem 0.13A (1,56W) e o outro 0.15A (1,8W),e o que está dentro do seu gabinete tem 0.14A (1,68W). No total vai ter 0.42A (5,04W) na sua linha +12V.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Endendi, o ventilador das fontes ATX tem dois fios o preto e o vermelho o preto é negativo e o vermelho é 5v? no ventilador do gabinete que já veio da loja instalado tem três fios o preto, amarelo e vermelho pensei no seguinte: é só fazer uma extensão descascando o fio preto e o vermelho pra unir com os outros dois fios preto e vermelho e tá tudo certo? :unsure:

Editado por Nandson

Compartilhar este post

Link para o post
    Endendi, o ventilador das fontes ATX tem dois fios o preto e o vermelho o preto é negativo e o vermelho é 5v? no ventilador do gabinete que já veio da loja instalado tem três fios o preto, amarelo e vermelho pensei no seguinte: é só fazer uma extensão descascando o fio preto e o vermelho pra unir com os outros dois fios preto e vermelho e tá tudo certo? :unsure:

Sim o preto é negativo. O o vermelho do ventoinha, é positivo. Você pode ligar ele em 5V ou em 12V pra velocidade máxima. Neste ventilador que tem três fios, o amarelo é pra sinal de rotação, então não ligue nada nele.

Para você ligar no molex da fonte (o chicote com 4 fios), põe o preto no preto e o vermelho no amarelo(12V).

Da uma olhada aqui:

fan12v.gif

Bem, para ficar uma boa gambiarra, se você tiver um pedaço de fio solido, pode soldar junto dos fios do ventilador, pra fazer um pinos pra ficar bom o encaixe no molex da fonte, como se fosse os pinos de uma extensão.

Não sei se fui claro os suficiente, qualquer coisa pergunte.

O Molex e o fio solido:

molex2.jpg fiosolido8353image.jpg

Falou.

Editado por Luiz Rhené

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Cara! tentei colocar os dois fios o preto (negativo) e o vermelho (positivo 5v)

Só que pensei se acontecer um curto circuito e queimar alguma coisa? eu sei que esses ventiladores chassis fan é vendido separado mas pensei em fazer essa essa extensão pensei até fazer uma ligação com os dois fios do ventilador preto e vermelho tirado da fonte ATX fazendo uma emenda descascando o fio preto e o vermelho do ventilador que já veio no gabinete e unindo com os outros dois fios preto e vermelho e isolando com fita isolante mas não tive coragem tremi pois nunca fiz isso mas pra economizar faço qualquer coisa.:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, a primeira vez que vai fazer dá um pouco de receio. Se você fechar um curto, a fonte deliga antes de dar um problema, mais não é bom.

Então o que pode fazer pra ficar mais seguro, se tiver um destes adaptadores que vem junto com os fans novos, este aqui:

ppicmaxi525molex3.th.jpg

Você corta a ponta dele, e emenda os dois fans nas cores correspondentes, preto com preto e vermelho com vermelho. Os ventiladores vão funcionar em 12V e sempre estarão na velocidade máxima.

Este é a melhor "gambiarra" :D

Até mais, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais