Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medidor nivel de combustivel bargraph


Posts recomendados

Olá, após procurar e muito e nada de achar um circuito para medir nivel de combustivel por leds bargraph resolvi recorrer a vocês, o pouco que sei de eletrônica só serve para fazer montagens e não projetar circuitos, gostaria que me ajudassem a fazer um medidor de nivel de combustivel com o ci lm3914 a bóia da moto tem resistencia que vai de 7.5 a 99.5 ohms, obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a bóia da moto tem resistencia que vai de 7.5 a 99.5 ohms

O problema de se usar um integrado igual ao LM3914 é que essa resistência que a bóia assume pode não ter uma relação linear com a quantidade de combustível no tanque, ou seja, pode ser que o valor de 46 ohms não corresponda exatamente à metade da quantidade de litros que cabem no tanque.

Se você reparar a configuração interna do LM3914 vai ver que o divisor resistivo que fornece a referência para os comparadores possui passos iguais:

LM3914.gif

O problema disso é que os LEDs acendem em intervalos fixos de tensão de um para o outro.

Se você não se importar com esse erro (o painel estar indicando uma quantidade de gasolina irreal), podes usar um LM3914 mesmo... Não precisa projetar muita coisa não, pois existem toneladas de esquemas na internet usando este integrado...

Agora, se você quiser algo mais preciso... O ideal para este tipo de aplicação seria usar comparadores discretos, como o LM339, e fazer o divisor resistivo por fora. Assim você pode calibrar o ponto de acendimento de cada LED individualmente, se for o caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se usar um integrado igual ao LM3914 é que essa resistência que a bóia assume pode não ter uma relação linear com a quantidade de combustível no tanque, ou seja, pode ser que o valor de 46 ohms não corresponda exatamente à metade da quantidade de litros que cabem no tanque.

Se você reparar a configuração interna do LM3914 vai ver que o divisor resistivo que fornece a referência para os comparadores possui passos iguais:

LM3914.gif

O problema disso é que os LEDs acendem em intervalos fixos de tensão de um para o outro.

Se você não se importar com esse erro (o painel estar indicando uma quantidade de gasolina irreal), podes usar um LM3914 mesmo... Não precisa projetar muita coisa não, pois existem toneladas de esquemas na internet usando este integrado...

Agora, se você quiser algo mais preciso... O ideal para este tipo de aplicação seria usar comparadores discretos, como o LM339, e fazer o divisor resistivo por fora. Assim você pode calibrar o ponto de acendimento de cada LED individualmente, se for o caso...

A maioria dos circuitos que eu achei eram hallmeters ou tacometros e eu preciso do esquema eletrico completo inclusive indicando onde iria a bóia, eu não saberia acoplar a bóia em circuitos já prontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
4794_ema_1.jpg

A bóia é o P1.

A única coisa que você precisa fazer é colocar um capacitor eletrolítico ligado do pino 5 para o GND pra evitar que a indicação fique oscilando quando a gasolina do tanque balance.

Ao simular esse circuito no isis funcionou perfeitamente só que o medidor de combustivel tem só 2 fios e um potenciometro 3 como farei neste caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o medidor de combustivel tem só 2 fios e um potenciometro 3 como farei neste caso?

O potenciômetro no esquema que postei só possui duas ligações (dois fios), pois um dos extremos dele está ligado junto com o terminal do centro (cursor).

imageview.php?image=184

ola pessoal . e como faço para passar isso para a placa.

desculpe a ignorância, é que sou novato nessa parte de eletronica.

Se você é iniciante, talvez uma boa pedida seria uma placa universal, igual esta:

img?s=MLB&f=152481988_5053.jpg&v=O

Você coloca os componentes e vai fazendo as ligações deles, com pedacinhos de fio ou mesmo com solda, tipo assim:

mont-placa-fenolite-universal-solda.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera cheguei no circuito perfeito (a principio).

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=78026&stc=1&d=1290344985

Não sei se postei corretamente a imagem, então o regulador de tensão é porque a tensão da bateria varia conforme o giro do motor, segunda-feira vou fazer o teste na empresa onde trabalho não vou desmontar a moto até ter certeza, lá eu tenho um medidor solto para testar ai daremos como resolvido.

post-39643-1388495775504_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o projeto serve para carros, serve em motos, serve em caminhões... Basta que você calibre conforme os valores da boia de combustível.

ah beleza. valeu pela dica.

E você saberia me dizer os componentes necessários? os fenolites eu ja tenho assim como os leds e o lm3914. poderia me dizer do q mais irei precisar?

agradeco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual projeto pretendes montar?

então o que você passou no comeco parece melhor e mais fácil

e como foi você quem passou fica mais fácil pra você me informar os detalhes

então consegui os componentes com um amigo, porém esta faltando o circuito impresso se alguem o tiver e poder disponibilizar a foto ai seria de grande ajuda.

agradeco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Agora, se você quiser algo mais preciso... O ideal para este tipo de aplicação seria usar comparadores discretos, como o LM339, e fazer o divisor resistivo por fora. Assim você pode calibrar o ponto de acendimento de cada LED individualmente, se for o caso...

Amigo como ficaria o esquema para apliação com o lm 339, visando q realmente ficaria bem melhor o ajuste como disse, poderia passar o esquema pra gente, Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar o LM339 você pode levar em consideração um circuito mais ou menos igual a este;

VoltageDetector.GIF

Cada comparador do LM339 tem o seu ajuste independente, que são os trimpots de 100K. Assim você pode ajustar cada ponto de funcionamento dos LEDs e compensar possíveis não-linearidades no sinal que vem da bóia de combustível.

O circuito proposto precisaria ser adaptado, pois o sinal da bóia oscila muito com o carro em movimento (o combustível balança no tanque). Isso é facilmente contornável com a colocação de um capacitor eletrolítico na entrada de sinal do circuito (aonde está escrito "To +DC INPUT"). Além disso, este circuito tem apenas 4 LEDs... Para colocar mais, basta colocar outro LM339 (ligado exatamente do mesmo jeito).

Para calibrar, comece com o tanque vazio. Ajuste os pots para que todos os LEDs estejam apagados. Conforme você for colocando combustível (estando ciente qual é a quantidade de combustível que cabe dentro do tanque) você ajusta o ponto de acendimento de cada LED independentemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Para usar o LM339 você pode levar em consideração um circuito mais ou menos igual a este;

VoltageDetector.GIF

Cada comparador do LM339 tem o seu ajuste independente, que são os trimpots de 100K. Assim você pode ajustar cada ponto de funcionamento dos LEDs e compensar possíveis não-linearidades no sinal que vem da bóia de combustível.

O circuito proposto precisaria ser adaptado, pois o sinal da bóia oscila muito com o carro em movimento (o combustível balança no tanque). Isso é facilmente contornável com a colocação de um capacitor eletrolítico na entrada de sinal do circuito (aonde está escrito "To +DC INPUT"). Além disso, este circuito tem apenas 4 LEDs... Para colocar mais, basta colocar outro LM339 (ligado exatamente do mesmo jeito).

Para calibrar, comece com o tanque vazio. Ajuste os pots para que todos os LEDs estejam apagados. Conforme você for colocando combustível (estando ciente qual é a quantidade de combustível que cabe dentro do tanque) você ajusta o ponto de acendimento de cada LED independentemente...

Acho que esse tópico não é tão antigo para revive-lo, então montei o meu circuito e como você disse não fica muito legal com LM3914, vou utilizar esse seu circuito agora com dois LM339 mas aonde que vai a bóia?

Outra coisa o teste que eu fiz foi fora do tanque, a alguma chance de tudo ir pelo ar quando colocar a bóia no tanque operando por esse circuito ou a tensão é baixa de mais para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa o teste que eu fiz foi fora do tanque, a alguma chance de tudo ir pelo ar quando colocar a bóia no tanque operando por esse circuito ou a tensão é baixa de mais para isso?

Essa é a minha grande duvida. Tenho varios esquemas de medidor de nivel liquido e já projetei outros tantos, mas só pra agua, porque sempre que vejo um esquema desses na net, aconselha-se a não usar em combustiveis, e acho que esse é o mesmo caso, ou estarei errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola pessoal. fiz o projeto todo e esta funcionando. vou instalar ele no carro assim que comprar uns leds que estão faltando.

Mas existe uma duvida ainda. Queria saber o valor do capacitor eletrolico, pois tentei com um de 100uF a 25v e não funcionou. Alquem saberia me dizer qual o valor correto a ser usado? pois ficou muito sensivel.

( o projeto que fiz foi o com o LM3914, proposto pelo amigo cabteixeira ).

Muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal este é um circuito com 2 lm339 vou monta-lo num protoboard primeiro porque com o lm3914 eu fiz com placa e não deu certo como o Jeffrinho disse ficou muito sensivel, vou medir a tensão na bóia da moto, pelo esquema elétrico dela vejo que tem alimentação da bateria ali então acho que não teremos problemas com explosões.

lm339.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...