Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hyper Threading


Anchluss

Posts recomendados

Explicação: HyperThreading e HyperTransport não tem nada a ver, no 1º é simulado a existência de dois processadore lógicos em um único processador físico, no 2º é uma tecnologia de controlador de memória q vem se mostrado muito eficiente, nos demais processadores esse papel é feito pelo chipset.

O Athlon 64 possui dois barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset. Este segundo barramento é chamado HyperTransport. Teoricamente esta arquitetura é melhor, já que nos demais processadores só há um barramento externo, que é usado para comunicar-se com o chipset (circuito ponte norte), que fica responsável por comunicar-se tanto com a memória RAM quanto com os demais circuitos do micro. Em teoria, o Athlon 64 pode comunicar-se com a memória e com os demais circuitos do micro ao mesmo tempo, coisa impossível nos demais processadores, por só existir um único caminho de comunicação.

Outra vantagem do HyperTransport é que ele tem um caminho separado para a transmissão e outro para a recepção de dados. Na arquitetura tradicional usada pelos outros processadores, um único caminho é usado tanto para a transmissão quanto para a recepção de dados. Em teoria, o Athlon 64 pode transmitir e receber dados ao mesmo tempo para o chipset.

Nos processadores Athlon 64 soquete 754, este barramento opera a 800 MHz transferindo dois dados de 16 bits por pulso de clock, obtendo uma taxa de transferência máxima teórica de 3.200 MB/s em cada direção (como explicamos, este barramento usa um caminho de transmissão separado do de recepção) e é por este motivo que ele é listado como sendo um barramento de 6.400 MB/s, embora isto não seja verdade. Já no Athlon 64 3800+, este barramento opera a 1.000 MHz transferindo dois dados de 16 bits por pulso de clock, obtendo uma taxa de transferência máxima teórica de 4.000 MB/s em cada direção ou "8.000 MB/s".

Outro detalhe importante é que este barramento pode operar em cinco taxas de transferência: 400, 800, 1.200, 1.600 e 2.000 MT/s (esta última somente no Athlon 64 3800+ e no Athlon 64 3500+). MT/s significa milhões de transferências por segundo. Dependendo da implementação do chipset usado, o barramento HyperTransport pode usar uma destas taxas inferiores, fazendo com que o desempenho do processador com o restante do micro (com exceção da memória) caia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(NeoEX Postado em 26 jun 2004, 12:21 )

  Explicação: HyperThreading e HyperTransport não tem nada a ver, no 1º é simulado a existência de dois processadore lógicos em um único processador físico, no 2º é uma tecnologia de controlador de memória q vem se mostrado muito eficiente, nos demais processadores esse papel é feito pelo chipset.

O Athlon 64 possui dois barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset. Este segundo barramento é chamado HyperTransport. Teoricamente esta arquitetura é melhor, já que nos demais processadores só há um barramento externo, que é usado para comunicar-se com o chipset (circuito ponte norte), que fica responsável por comunicar-se tanto com a memória RAM quanto com os demais circuitos do micro. Em teoria, o Athlon 64 pode comunicar-se com a memória e com os demais circuitos do micro ao mesmo tempo, coisa impossível nos demais processadores, por só existir um único caminho de comunicação.

Outra vantagem do HyperTransport é que ele tem um caminho separado para a transmissão e outro para a recepção de dados. Na arquitetura tradicional usada pelos outros processadores, um único caminho é usado tanto para a transmissão quanto para a recepção de dados. Em teoria, o Athlon 64 pode transmitir e receber dados ao mesmo tempo para o chipset.

Nos processadores Athlon 64 soquete 754, este barramento opera a 800 MHz transferindo dois dados de 16 bits por pulso de clock, obtendo uma taxa de transferência máxima teórica de 3.200 MB/s em cada direção (como explicamos, este barramento usa um caminho de transmissão separado do de recepção) e é por este motivo que ele é listado como sendo um barramento de 6.400 MB/s, embora isto não seja verdade. Já no Athlon 64 3800+, este barramento opera a 1.000 MHz transferindo dois dados de 16 bits por pulso de clock, obtendo uma taxa de transferência máxima teórica de 4.000 MB/s em cada direção ou "8.000 MB/s".

Outro detalhe importante é que este barramento pode operar em cinco taxas de transferência: 400, 800, 1.200, 1.600 e 2.000 MT/s (esta última somente no Athlon 64 3800+ e no Athlon 64 3500+). MT/s significa milhões de transferências por segundo. Dependendo da implementação do chipset usado, o barramento HyperTransport pode usar uma destas taxas inferiores, fazendo com que o desempenho do processador com o restante do micro (com exceção da memória) caia.

Nem usou o famoso (Ctrl+C e Ctrl+v) hauahauhauahauhauahauaha :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pearljeam2001+01 jun 2004, 19:08-->
|hAWK|@01 jun 2004, 14:17

Mas não tras la grandes vantagens em relação ao preço que você paga a mais...

B) É o que eu digo se você quer preço compre AMD certo.....éo que eu recomendo a todo mundo...mas se você quer algo de diferente paga-se um preço por isso.

Se for para comprar algo diferente é melho comprar um athlon 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por |hAWK|@23 jun 2004, 01:32

O exemplo que você deu esta errado!

não é um caminho de ida e outro de volta e ponto final, pois você pode "descer" pelos dois, ou "subir pelos dois tambén!

Por isso dizer que é 6400 Mb/s...

Por exemplo

A grosso modo, enquanto um canal envia dados a memoria, outro envia dados aos perifericos...

Se fosse um PIV, primeiro teria que enviar os dados a memoria, para dps enviar dados aos perifericos...

Isso que você citou é o controlador de memória e não Hyper Transport...

mas pelo q eu sei o controlador de memória está embutido no processador, sendo assim o seu diferencial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P4 HT São muito rapidos mesmo, consegui aqui no meu 5500MB/seg na Memoria, batem os AMD64bits fácil, fácil. Problema é que o Futuro sera com 64bits q a AMD já lançou e ta no preço do P4. Ai fica a Duvida de q comprar?? Eu comprei o P4 não estou arrependido por enquanto. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por DJTIBAS@28 jun 2004, 01:42

Minha Configuração :

INTEL Pentium IV Hyper Training 3,2ghz

PM ASUS P4P800 com AI

RAM 1024 DDR400 ( 4 modulos 256 em Dual Chanel )

HD Barracuda 160GB 7200RPM

VIDEO FX5700 256 RAM

Quero comparar com alguem q tenha AMD64 Bits no sandra (MEM 5500 MB/seg)

:bandeira:

Acho que você só está conseguindo 5500MB/s por causa que tem 4 módulos. Com 2 módulo conseguiria no máximo 5000MB/s

Quanto aos AMD64, faça a comparação: http://www6.tomshardware.com/cpu/20040601/..._sandra_mem.gif

Não queira competir em desempenho de memória com eles que não dá. Não é só largura de banda (que o Sandra mede), mas principalmente latência extremamente baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza.. o Site q me passou é espetacular... mas o link não funcionou..se você puder me passar novamente, agradeço. E falando no site olhei por la o P4 HT batendo nos 64bits. Se você mandar o link correto vou conferir ok. Obrigado.

Olhem estes videos Piração Total !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

My Webpage

:cry::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(DJTIBAS Postado em 28 jun 2004, 01:36 )

  P4 HT São muito rapidos mesmo, consegui aqui no meu 5500MB/seg na Memoria, batem os AMD64bits fácil, fácil. Problema é que o Futuro sera com 64bits q a AMD já lançou e ta no preço do P4. Ai fica a Duvida de q comprar?? Eu comprei o P4 não estou arrependido por enquanto.  

Olhe esse link https://www.clubedohardware.com.br/a64_3800-9.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu vi um 64Bits de vergonha. Este 3800+ e muito rápido mesmo. Mas andei perto dele, 5900 x 5500 ( consegui 5500 com overcloking e normal consegui 5117Mb/seg).... O 64fx 3800+ Pelo preço q deve CUSTAR É INACESSIVEL Hoje.

Mas agora ficou claro q a INTEL vai ter q se rebolar pra lançar o seu 64Bits também.

Agora sim a AMD esta botando moral!!!!

Mas sem fugir do assunto deste Topico resta saber se a AMD trabalha bem com multi tarefas, q é o trabalho do Hyber Training do P4, que simula dois prossessadores dentro de um só .Com HT você pode jogar e mandar encodar um video sem problemas, dentre outras apicações como Gravar cd, Encodar video, navegar na net ao mesmo tempo sem problemas ( já testei ).

O 64 tem esta capacidade, será ??? se alguen souber???

:bandeira:

----------------------------------------------------------------

INTEL Pentium IV Hyper Training 3,2ghz (Hoje com AI Over cloking 10% 3520GHZ)

PM ASUS P4P800 com AI

RAM 1024 DDR400 ( 4 modulos 256 em Dual Chanel )

HD Barracuda 160GB 7200RPM

VIDEO FX5700 256 RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por DJTIBAS@28 jun 2004, 04:18

beleza.. o Site q me passou é espetacular... mas o link não funcionou..se você puder me passar novamente, agradeço.

Olha de novo e leia a conclusão.

http://www6.tomshardware.com/cpu/20040601/socket_939-29.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
O HT realmente faz diferença apenas em algumas aplicações, para o uso no dia-a-dia ele é desnecessário. Quanto ao teste, teria que ver como ele foi feito, como ele está no site da AMD, é claro que AMD vai colocar um benchmark onde o seu processador ganha.

Sim mas leia o release do teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andreld@20 jul 2004, 14:50

O HT realmente faz diferença apenas em algumas aplicações, para o uso no dia-a-dia ele é desnecessário. Quanto ao teste, teria que ver como ele foi feito, como ele está no site da AMD, é claro que AMD vai colocar um benchmark onde o seu processador ganha.

Sim mas leia o release do teste.

Eu sinceramente não confio 100% no teste, mas que esse HT é mais marketing que desempenho isso é, o cara vê a propaganda na televisão do "Super Pentium 4 com HT" e vai na loja pedir um, sem ao menos saber se ele realmente vai utilizar esse HT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P Pois é, não estou dizendo qual é melhor. Mas será que compensa mesmo pagar o dobro em um processador só para ter HT? Sei lá, acho q é gosto pessoal mesmo, o que não vale a pena é discutir. Eu sempre usei Intel, e a 2 anos atrás comprei meu XP 2000+ (que hoje estou trocando por um barton 2600+), e vou dizer, particularmente, não volto a usar Intel não.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa comigo =p

eu sempre usei intel, p2 p3 p4 (ta certo q era um willamette 1.7 mas mesmo assim...)

aí resolvi pega um athlon

meu amigo, mais entendido de athlons (eu n acompanhava muito bem) recomendo o mobile 2500+ barton, melhor para overclock e n esquenta muito

aí foi =p peguei 3400+ e n volto a usar intel não ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...