Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sera Q Tem Como Desabilitar O Insert?


Henrique_fla

Posts recomendados

Olá, colega! Sua mensagem chamou-me a atenção. Eu também acho essa tecla um tanto quanto inconveniente. Não é um grande problema, é verdade, mas ela me incomoda às vezes, e justamente quando estou escrevendo mensagens como esta aqui no fórum. A tecla Backspace do meu teclado é pequena e, quando tento apertá-la, não raro esbarro na tecla Insert. O resultado você já conhece...

Pesquisei para ver se ela poderia ser desativada através do Registro. Infelizmente, não encontrei uma solução pronta. Entranto, analisando um artigo no site da Microsoft e com um detalhe indispensável encontrado noutro artigo no site MVPs.org, consegui fazer algo na base da comparação e suposição. Não pensei que fosse funcionar... Funcionou!

Para modificar o registro, copie o código abaixo e cole no bloco de notas. Salve como um arquivo .reg (ex: insert.reg). Depois, execute o arquivo e reinicie o Windows. Lembre-se de que é bom sempre tomar cuidado ao modificar o registro.

O sistema de meu computador é o Windows XP Home Edition. Não garanto que a modificação funcionará no sistema do seu. Se o seu teclado não for modelo PS2, é possível que a dica também não funcione. Tente!

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
"Scancode Map"=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,02,00,00,00,00,00,52,E0,00,00,00,00

P.S.: o fórum não está mostrando o código corretamente. Ele está quebrando a linha e substituindo os dois pontos depois de hex por essa entity. Se você copiá-lo como está, não funcionará.

Então, copie o código e tire a quebra de linha, que separa a última vírgula e os dois últimos zeros da seqüência. Depois de hex aparece &, #, 58 e ; (ponto e vírgula). Substitua isso tudo por : (dois pontos).

Se preferir, escreva para mim e eu lhe mandarei o arquivo por email.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o arquivo .reg e quando fui rodar apareceu um erro dizendo q "o arquivo especificado não é um script...". Mas em alguns programas o insert parou de funcionar(q eu testei foram: word, bloco de notas e na barra de endereços do internet explorer). Mas no wordpad e nos foruns na hora de criar um topico ele ainda funciona... Eu testei ele no win98. quando abri o XP, de cara fui testar o insert e já estava desabilitado. Mas sendo q nos foruns ele ainda funcionja.

Dai já nem sei se foi por causa do reg q você criou hehe. O jeito de testa-lo novamente era formatando tudo, mas por enquanto eu não vou fazer isso.

Testa o insert no wordpad ou aqui mesmo no forum para ver se ficou igual ao meu pc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha testado... Funciona! A tecla ficou desabilitada nos formulários e nos processadores de texto. O único problema que encontrei foi no prompt de comando. Nele, o efeito foi o oposto do esperado: o insert é ativado e não o consigo desativar. Atualização: achei estranho isso, testei novamente e constatei que agora a tecla Insert também foi desativada no prompt de comando. Não sei o que houve quando fiz o primeiro teste... :tantan:

Você deu dois cliques no arquivo .reg? Esse código não é um script, é um patch, ou seja, uma modificação do registro. A mensagem que normalmente aparece é Tem certeza de que deseja adicionar as informações contidas no arquivo ao Registro?. Então, essa mensagem mencionando scripts não faz sentido.

Você corrigiu o código antes de aplicá-lo? Como ele está, corrompido pelo fórum, não deve funcionar direito.

Saiba também que esse cabeçalho do código, Windows Registry Editor Version 5.00, refere-se ao registro do Windows XP e, segundo a Microsoft (em inglês), não funciona no Windows 98. O cabeçalho correto para este último sistema é REGEDIT4, o qual o Windows XP também aceita.

Apague a modificação que você fez e tente de novo. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço ideia do porquê dessa mensagem de erro sobre scripts.

A pasta Keyboard Layouts também existe no registro do Windows XP. A pasta em questão, porém, é Keyboard Layout, sem o s.

Quanto ao Windows 98, não lhe posso ajudar, já que não uso esse sistema. A modificação que fiz funcionou no Windows XP Home Edition.

Enviarei o patch por email. Qualquer coisa, escreva novamente.

P.S.: se o patch não funcionar, pode-se tentar outra coisa. No site da Microsoft que citei acima, há a descrição de como mudar a função de uma tecla. Assim, poder-se-ia fazer a tecla Insert ter a função da tecla SHIFT, o que na prática anularia o efeito indesejado sem criar outro no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu pensei nisso, mas não tenho onde colocar a imagem. Além disso, a imagem não permitiria o copiar-e-colar do código. Eu já informei a administração do fórum sobre o problema. Gabriel Torres disse que ia avaliar o que fazer. Se você quiser, posso enviá-lo por email para você também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Meses se passaram e o problema com a exibição do código persiste. Por outro lado, agora há vários sites que hospedam imagens. Então, vejam o código corretamente nesta imagem.

Eu descobri uma maneira mais fácil de modificar a função da tecla Insert, mas me esqueci de relatá-la aqui. Vejam como neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...