Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leandro.F

HD 4550 capada, será?

Recommended Posts

Galera, olhem só... Montei um pc pra mim, perfl de jogos conservador e processador athlon x4 640.

Fui ào Paraguay, como tinha outras coisas para comprar, e para meu orçamento a placa de vídeo não foi ítem de suma importância, achando que estava bem com uma HD 4550, acabei me decepcionando.

Não sei não viu, mas GTA IV tudo no Low, resolução 800x600 e ainda dá um pouco de lentidão 17~2x fps. Eu não importo com gráficos, e sim na jogabilidade, pra mim tem que ser estável o jogo...

Pergunta: A placa de vídeo é isto mesmo? Mesmo colocando tudo no mínimo eu terei de me conformar com esta performance?

Segue uma screen abaixo das specs da minha VGA (GPU-Z)

ec4.png

Grato

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é capada não, o que acontece é que a HD4550 é uma placa considerada Low End, ou seja, mercado de entrada mesmo...

Ela não é capaz de rodar jogos pesados(como GTA 4) em configurações médias.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui você consegue ver as especificações padrão do chip:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-AMD-ATI/520

De acordo com esta tabela, sua placa é capada sim. Você deveria estar com 800 Mhz no core clock em vez de 625 Mhz e 800 Mhz nas memórias em vez de 500 Mhz (1,6 Ghz efetivos, contra 1 Ghz). Verifique se os chips de memória e o core suportam o clock original e tente corrigir o problema via Catalyst Overdrive, ATT ou outro programa de overclock. Se nessa nova configuração houver estabilidade, procure fazer um flash com uma BIOS com as configurações padrão.

Vai melhorar um pouco, mas não espere milagres, como comentado acima essa placa é low end, ela simplesmente não tem potência em shaders/ROP's para rodar jogos pesados.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Grato pelas respostas.

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-AMD-ATI/520

De acordo com esta tabela, sua placa é capada sim. Você deveria estar com 800 Mhz no core clock em vez de 625 Mhz e 800 Mhz nas memórias em vez de 500 Mhz (1,6 Ghz efetivos, contra 1 Ghz). Verifique se os chips de memória e o core suportam o clock original e tente corrigir o problema via Catalyst Overdrive, ATT ou outro programa de overclock. Se nessa nova configuração houver estabilidade, procure fazer um flash com uma BIOS com as configurações padrão.

Vai melhorar um pouco, mas não espere milagres, como comentado acima essa placa é low end, ela simplesmente não tem potência em shaders/ROP's para rodar jogos pesados.

Justamente isto que desconfiei, ela está muito abaixo do esperado pra mim como "Low-End". Muito obrigado por esta luz, vou tentar algo aqui.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Estou tentando dar um OC nela, e o clock da memória só sobe até 550mhz segundo o ATI Overdrive.

Alguma sugestão?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
    Estou tentando dar um OC nela, e o clock da memória só sobe até 550mhz segundo o ATI Overdrive.

Alguma sugestão?

Abs

Esquece Leandro, sua placa possui memos DDR2. As 4550 "normais" possuem chips DDR3. O jeito é aumentar somente o core.

Edit: Se tratando de Radeon, você deveria ter pego no mínimo uma 4770 pra jogos.

Editado por Phoenyx

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Esquece Leandro, sua placa possui memos DDR2. As 4550 "normais" possuem chips DDR3. O jeito é aumentar somente o core.

Edit: Se tratando de Radeon, você deveria ter pego no mínimo uma 4770 pra jogos.

Beleza, tranquilo... Só para saber se existe algum jeito de burlar a "margem de segurança" de O.C, se é que existe uma... Na verdade, eu sei o que é overclock mas nunca fiz, então estou é caçando chifre em cabeça de cavalo rsrs...

De qualquer forma, utilizo o computador para desenvolvimento e um pouco de edição gráfica, esta placa atende às minhas necessidades perfeitamente.

Próximo mês adquiro uma placa de vídeo e uma fonte de responsa.

Abração, obrigado pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral outros programas, como o MSI Afterburner e o ATI Tray Tools possuem um limite configurável ou pelo menos por padrão maiores que os do Catalyst.

Não tinha me ligado pro DDR2, bom, não sei guie pelo clock padrão da DDR3, e sim pela latência impressa no chip da sua placa.

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela tá equivocada, se focando em dados teóricos ou de referência. In casu: padrão de MERCADO - A HD4550 é 64-bit, DDR2. A HD4650 é 128-bit, DDR2 - mas podem ser encontradas raras DDR3. A HD4670 é 128-bit, DDR3, mas encontra-se um monte de HD4650 DDR2 remarcadas pra HD4670 com um teco a mais de clock de GPU...

Esquece Leandro, sua placa possui memos DDR2. As 4550 "normais" possuem chips DDR3. O jeito é aumentar somente o core.

O padrão da HD4550 é DDR2. É possível o uso de DDR3 porque HD4550, HD4650 e HD4670 usam exatamente a mesma GPU, estando a diferença somente nas memórias. Em tese, poderia existir HD4550 DDR3, mas não existe. HD4670 DDR2, por outro lado, existe. Pra mais, NUNCA rola. Pra menos, SEMPRE rola. Malditas marcas... (_(

Estou tentando dar um OC nela, e o clock da memória só sobe até 550mhz segundo o ATI Overdrive.

Alguma sugestão?

Abs

Use o MSI Afterburner. Não que vá fazer muita diferença, entretanto.

Ademais, GTAIV é um jogo portado para o PC de forma tão absolutamente porca que não pode ser usado como referência pra nada.

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela não está equivocada, não. Na época dos lançamentos todas estas placas utilizavam chips DDR3, mas como se trata de mercado de entrada, para baratear ainda mais o custo, logo lançam placas limitadas. Veja que no segmento high end isto nunca acontece, a não ser quando tal chip gráfico vira mid end na próxima geração.

Leandro.F, provavelmente sua placa utiliza chips de 2ns, neste caso foram projetados para trabalhar em 1GHz (500x2) como já está aí. Aconselho somente subir o clock do GPU, tente ao menos deixar igual ao modelo referência.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

eu verifiquei melhor no site da xfx e esse modelo é capado mesmo deles, ja teve uma epoca que comprei uma gf9600gt e vinha com metade de força que originalmente vem. Infelizmente isso é um dos "defeitos" da xfx de lançar modelos capados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais