Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 6970 - Reviews e questões técnicas


Posts recomendados

  • Membro VIP

Arquitetura RV970 - Codename: Cayman XT

1536 Stream Processors*

32 Raster Operation Processors

2.64 bilhões de transístores

2 GiB de RAM GDDR5 256 bits

Núcleo a 880 MHz

Memórias a 1375 MHz (x4)

DirectX 11

Fabricada em processo 40 nm

* A nova arquitetura mudou os blocos SIMD do esquema VLIW 5 para VLIW 4, daí o número "quebrado"

Testes:

Clube do Hardware - New!

Anand Tech

The Tech Report

Tech Power Up!

Benchmark Reviews

Guru3d.com

Hardware Canucks

Hardware Heaven

Hi Tech Legion

LAN OC

Overclockers.com

Pure Overclock

TechSpot

Tweaktown

Overclock3D.net

Overclockers Club

Computerbase.de (alemão)

Hartware (alemão)

Hot Hardware

Legit Reviews

Neo Seeker

PureOverclock

Rage3D

Crossfire:

Legit Reviews

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa placa, em vários casos perto da gtx 580. Gostei bastante do desempenho em tesselation, praticamente o dobro da geração anterior. Em 1920x1200, em muitos casos ela deixou a gtx 480 e 570 para trás, chegando perto da 580. Acredito que drivers irão melhorar ainda mais o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A amd teve que apelar para o preço. Não houve grandes ganhos de desempenho como muitos esperavam, ficando atrás da gtx580 e perde até para a top da geração passada da própria amd.

Será que para beneficiar um consumo mais baixo de energia e menor geração de calor a amd sacrificou o desempenho das 6800?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como muito bem colocado pelo review do tom's hardware, o desempenho da placa é variavel de acordo com a aplicação. Em algumas ela vai perto sim da GTX580 mas em outros fica perto da GTX470. Isso também ocasionado pelo recurso powertune.

Mas eu acho, e espero, que a AMD vai apelar bastante para o preço também. A parada da TSMC fabricar apenas em 40nm foi um fator bem determinante, eu acho, para a criação dessas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião é uma otima placa, e para quem diz que ela anda perto da gtx570 discordo , pois segundo os teste que vi ela anda mais perto da GTX 580 do que da GTX 570, claro que teve casos que a GTX 570 anda perto muito perto mais quando o negocio é alta resolução ela fica bem a frente dependendo do jogo, em alguns jogos ela passou a GTX 580 nas resoluções de 1920x1200 e 2560x1600, para meu ver o valor cobrado é justo, pois pelo que vejo no decorre que os drives foram melhorando ela vai ganhar mais desempenho, e com essa pequena diferença da GTX 580 sendo mais ou menos de 10 FPS pelo menor preço acho que foi ponto para AMD, bom essa é minha opinião, isso varia de pessoa pra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo esperava o desempenho disputando com a GTX580 , no final ela tem o mesmo desempenho da GTX570.

Tanto a GTX570 e HD6970 consomem quase o mesmo de energia , temperaturas boas , baixo ruido (GTX570 um pouco melhor nesse quesito).

Enfim é uma boa as 2 , mas a GTX570 está um pouco mais barata , $20 lá fora , mas isso pode ser arrumado fácil.

E sim a HD6970 ganha da GTX570 e chega perto da GTX580 , quando ele pode usar os 2GB de ram dela , ou seja , resolução 2560x1600 e o jogo com AA e AF no talo , se não for assim , fica no nivel da GTX570 sim.

Isso de Driver , as 2 marcas tem drivers que podem aumentar desempenho , então as 2 podem subir de desempenho.

Eu acho que foi uma decepção sim porque todo mundo esperava ela no nivel da GTX580 , e nos testes ela dificilmente chega na GTX580.

EDIT: Quase esqueço , gostei muito dela ter 2GB de Ram , e ter tantas conectividades , 5 no total , acho isso um ponto muito favoravel pra ela , claro , se você for comprar ela por isso.

Um usuario comum com 1 monitor isso é inutil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei a nova Radeon HD 6970 uma placa super interessante para a faixa de preço a que ele se destina. A AMD ainda precisaria melhorar mais a placa para apanhar a GeForce GTX 580, mas 140 dólares de diferença é muita coisa. Tem ainda a questão de os drivers para a série 6xx0 ainda não estarem maduros. A impressão que tenho é que os drivers atuais ainda estão segurando um pouco as placas (até mesmo as Radeon HD 68x0). Não que eu acredite que vá sair um driver milagroso que dobrará o desempenho da placa, mas algum ganho e otimização eu creio que virá sim. Isso até explica o fato de as Radeon HD 69x0 apanharem para as Radeon HD 58x0 em alguns poucos testes. E tem mais uma questão: se sair uma Radeon HD 6970x2 (não concordo com a nomenclatura 6990 ¬¬), a NVIDIA que se segure! Só quero ver quantos Watts uma criança dessas iria consumir...

Todo mundo esperava o desempenho disputando com a GTX580 , no final ela tem o mesmo desempenho da GTX570.

Tanto a GTX570 e HD6970 consomem quase o mesmo de energia , temperaturas boas , baixo ruido (GTX570 um pouco melhor nesse quesito).

Enfim é uma boa as 2 , mas a GTX570 está um pouco mais barata , $20 lá fora , mas isso pode ser arrumado fácil.

E sim a HD6970 ganha da GTX570 e chega perto da GTX580 , quando ele pode usar os 2GB de ram dela , ou seja , resolução 2560x1600 e o jogo com AA e AF no talo , se não for assim , fica no nivel da GTX570 sim.

Isso de Driver , as 2 marcas tem drivers que podem aumentar desempenho , então as 2 podem subir de desempenho.

Eu acho que foi uma decepção sim porque todo mundo esperava ela no nivel da GTX580 , e nos testes ela dificilmente chega na GTX580.

EDIT: Quase esqueço , gostei muito dela ter 2GB de Ram , e ter tantas conectividades , 5 no total , acho isso um ponto muito favoravel pra ela , claro , se você for comprar ela por isso.

Um usuario comum com 1 monitor isso é inutil.

Colega, um usuário comum dificilmente compraria uma placa dessas, exceto quando estivesse já ficando "idosa" (vide exemplo da Radeon HD 4870, que hoje é queridinha de muito usuário que nem sonhava em comprá-la em 2008).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. (...)Tem ainda a questão de os drivers para a série 6xx0 ainda não estarem maduros. A impressão que tenho é que os drivers atuais ainda estão segurando um pouco as placas (até mesmo as Radeon HD 68x0). Não que eu acredite que vá sair um driver milagroso que dobrará o desempenho da placa, mas algum ganho e otimização eu creio que virá sim. Isso até explica o fato de as Radeon HD 69x0 apanharem para as Radeon HD 58x0 em alguns poucos testes. E tem mais uma questão: se sair uma Radeon HD 6970x2 (não concordo com a nomenclatura 6990 ¬¬), a NVIDIA que se segure! Só quero ver quantos Watts uma criança dessas iria consumir...

E se sair uma gtx 580x2 ou coisa parecida, a amd voltará a olha-la pelo para-brisa dianteiro.

Essa questão de drivers deficientes é que não entra na minha cabeça. Porque diabos lançar uma VGA sem drivers descentes? Quanto tempo ela já está no mercado? Quanto tempo a serie 500 está no mercado e seus drivers já estão ai e sem dar dores de cabeça para os donos?

Só espero que esses drivers da amd “amadureçam” antes da próxima geração ser colhida do pé ainda verdes, dando comunidade ao ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esse não tá aqui não, Evandro! Eu confirmei! hehe

ASUS Radeon HD 6950 CrossFire

http://www.techpowerup.com/reviews/ASUS/Radeon_HD_6950_CrossFire/

Valeu pessoal, em breve vou colocar mais, e se encontrarem postem por favor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se sair uma gtx 580x2 ou coisa parecida, a amd voltará a olha-la pelo para-brisa dianteiro.

Essa questão de drivers deficientes é que não entra na minha cabeça. Porque diabos lançar uma VGA sem drivers descentes? Quanto tempo ela já está no mercado? Quanto tempo a serie 500 está no mercado e seus drivers já estão ai e sem dar dores de cabeça para os donos?

Só espero que esses drivers da amd “amadureçam” antes da próxima geração ser colhida do pé ainda verdes, dando comunidade ao ciclo.

Falar do driver para a 6800 é uma coisa, mas da 6900, é outra, já que é outra arquitetura.

Em teoria pode ter muita coisa para ajustar ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resumindo tudo, a HD 6970 está no nível da GTX 570, só que ela tem um pequeno problema, em alguns jogos DX10 e DX9, o desempenho é ridículo, ficando perto da HD 5870. O consumo da HD 6970 é praticamente o mesmo da GTX 570 e da GTX 580 (ou seja, se a AMD pode fazer uma ''dual HD 6970'', a nVídia também poderia fazer uma ''dual GTX 570'' ou ''dual GTX 580''), a temperatura dela em idle e load é um pouco maior se comparada à GTX 570 e 580 e o nível de ruído é praticamente o mesmo. O problema todo é que a 6970 é mais cara que a GTX 570. Mas, é sim uma boa placa, mesmo tendo decepcionado no lançamento (se a AMD baixar os preços e deixá-la com um custo/benefício melhor que o da concorrente, aí a coisa muda de figura).

Quanto aos drivers, bom, seria estranho ver um driver da AMD que melhorasse consideravelmente o desempenho. Quem costuma lançar drivers assim é a nVídia. Isso já foi muito discutido, inclusive sobre quem era ''melhor'' no quesito drivers (a AMD costuma lançar as placas com um driver que deixa o desempenho próximo do que parece ser o limite, já a nVídia vai melhorando gradativamente o desempenho das placas com drivers novos).

Eu gostaria de ver como está o desempenho do Cayman em GPGPU... Um teste com o Folding@home seria muito bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Advogado do diabo mode on

Resumindo tudo, a HD 6970 está no nível da GTX 570, só que ela tem um pequeno problema, em alguns jogos DX10 e DX9, o desempenho é ridículo, ficando perto da HD 5870.

Bom, não acho a HD5870 "ridícula", então esse nível de desempenho, na prática, ainda é pra lá de satisfatório em 1920x1080 e os 2gb de ram seguram legal resoluções maiores, onde ela dispara na frente da HD5870, nestes jogos antigos. Mas é aquilo, qual a diferença de 60 fps pra 160 fps? Dá pra jogar no mesmo jeito, não seria porque a arquitetura não privilegia os jogos antigos que eu deixaria de comprar a placa.

O consumo da HD 6970 é praticamente o mesmo da GTX 570 e da GTX 580 (ou seja, se a AMD pode fazer uma ''dual HD 6970'', a nVídia também poderia fazer uma ''dual GTX 570'' ou ''dual GTX 580'')
A GTX 580 gasta mais e esquenta mais que a GTX570, a HD 6970 empata com a GTX570. Olhando só por aí eu concordo, só que a AMD está um passo à frente (ou não.. kkkkk) de fazer a dual por causa do Powertune (mas acredito que a NVidia possa copiar ou bolar uma solução própria também).
O problema todo é que a 6970 é mais cara que a GTX 570. Mas, é sim uma boa placa, mesmo tendo decepcionado no lançamento (se a AMD baixar os preços e deixá-la com um custo/benefício melhor que o da concorrente, aí a coisa muda de figura).
Exatamente, a placa é boa. Pra ser ótima tinha que ter vindo mais barata que a GTX570. Pra ser excelente, tinha que ter vindo a single GPU mais rápido do oeste (aí não estaríamos reclamando do preço, né?), mas é isto, só boa. Não ruim e ridícula.
Quanto aos drivers, bom, seria estranho ver um driver da AMD que melhorasse consideravelmente o desempenho. Quem costuma lançar drivers assim é a nVídia. Isso já foi muito discutido, inclusive sobre quem era ''melhor'' no quesito drivers (a AMD costuma lançar as placas com um driver que deixa o desempenho próximo do que parece ser o limite, já a nVídia vai melhorando gradativamente o desempenho das placas com drivers novos).

Eu gostaria de ver como está o desempenho do Cayman em GPGPU... Um teste com o Folding@home seria muito bem vindo.

Drivers e GPGPU são uma mesma questão. Concordo que não existe milagre em drivers, do desempenho global aumentar absurdamente, é só ver como ela já está se saindo em texture e pixel fill (maioria das operações de jogos por assim dizer):

http://techreport.com/articles.x/20126/6

Mas nos shaders mesmos (maioria dos filtros e GPGPU) a coisa não tá tão boa, falta suporte pleno ao OpenCL, arrumar o driver OpenGL pra reconhecer as vantagens do Cayman, etc, isso falta fazer ainda e em GPGPU a placa ainda está um pouco imatura:

http://techreport.com/articles.x/20126/7

Mas eu acho que é algo que drivers e compiladores otimizados resolvam, só não pergunta em quanto tempo... estou esperando o client de FAH próprio pra ATI ou OpenCL puro até hoje...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho a placa ser mas caro que nvidia

isso foi decepcionante ja que ati tem a fama de ser o melhor custo beneficio né

agora sobre o que o VIX citou acima de ATI nao costuma lancar drivers que melhorem performance...Assim como a mudança nos preços isso tambem pode mudar

estamos em tempos de mudanças!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Advogado do diabo mode on

Você desliga o seu ? :rolleyes:

Mas eu acho que é algo que drivers e compiladores otimizados resolvam, só não pergunta em quanto tempo... estou esperando o client de FAH próprio pra ATI ou OpenCL puro até hoje...

O buraco é mais embaixo.. a AMD não entregou a parte dela pros caras que fazem o OpenCL até o prazo determinado antes do lançamento, e pelo visto até agora eles não entregaram.

estranho a placa ser mas caro que nvidia

isso foi decepcionante ja que ati tem a fama de ser o melhor custo beneficio né

Por isso não se pode generalizar. ;)

agora sobre o que o VIX citou acima de ATI nao costuma lancar drivers que melhorem performance...Assim como a mudança nos preços isso também pode mudar

estamos em tempos de mudanças!

Talvez com a mudança do VLIW5 pra VLIW4 os drivers nos surpreendam um pouco, e se conseguirem 10% em 6 meses, já é alguma coisa. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faltando a avaliação do Xbits, curiosamente não puseram o consumo individual do Cayman

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/radeon-hd6970-hd6950_13.html#sect0

É um "primeiras impressões".

Capaz de eles soltarem o artigo definitivo só com o Catalyst 10.12 ou ainda 11.1 como tem feito com os últimos testes, sempre depois e com drivers novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltando a avaliação do Xbits, curiosamente não puseram o consumo individual do Cayman

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/radeon-hd6970-hd6950_13.html#sect0

Jonny_br, "não puseram o consumo individual do Cayman": é algo "preocupante" ou apenas um detalhe não informado?

É um "primeiras impressões".

Capaz de eles soltarem o artigo definitivo só com o Catalyst 10.12 ou ainda 11.1 como tem feito com os últimos testes, sempre depois e com drivers novos.

Drivers novos: os consumidores podem contar com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Jonny_br, "não puseram o consumo individual do Cayman": é algo "preocupante" ou apenas um detalhe não informado?

O Xbit faz uma medida singular ante aos outros sites, ele tem todo um aparato (é uma gambiarra bem feita :D) pra medir o consumo da placa isoladamente do resto do micro. Por isso esperamos os testes deles, porque os outros sites ligam um wattímetro no micro e medem o consumo da máquina toda, por isso os valores são sempre tão altos. ;)

Ainda está em "fase de ajustes"?

Drivers novos: os consumidores podem contar com isso!

Sempre estão, mas logo depois que sai uma placa nova e com arquitetura diferente, podemos esperar mais dos drivers.

Isso aconteceu com as HD 2000 (que demoraram mas conseguiram melhorar seu desempenho) e com as GTX400 recentemente, só pra citar os exemplos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...