Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação T5 28W com Reator 2x28


Posts recomendados

Bom dia Pessoal,

Estou fazendo a instalação da iluminação lá em casa com Lampadas T5 da Osram de 28W. Estou utilizando um reator duplo da Begli com picos de 2,5KV (2x 28W) p/ ligar duas lâmpadas. O problema é que a lâmpada esta dando leves piscadas em um intervalo de tempo. As lâmpadas e o retor são novos. Já substitui o reator e as lâmpadas, porém o problema permanece. Fiz o teste em outra fiação e o problema continua. Testei utilizando 1 reator simples (1x28W) p/ cada lâmpada e o problema foi resolvido.

Queria saber se alguém já passou por esse problema e como foi resolvido com o reator duplo. Será que estou esquecendo alguma de alguma coisa na hora da instalação??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como você instalou isso daí, mas tenho quase absoluta certeza de que o problema está neste LIXO de reator que tu colocou aí!!

Passei quase dois anos trabalhando exclusivamente com reatores e de todas as marcas que já vi, Begli conseguiu ser a pior!!

Opte por reatores da Luxxel, Intral, GE... Pois trocar este Begli por um RCG, Margirius, FLC, Garen... é quase que trocar 6 por meia dúzia!!

Osram é uma excelente marca de lâmpadas! Coloque um bom reator aí e não terá problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, achei que o símbolo do INMETRO ainda servia de alguma coisa rs.

Vou ver se consigo trocar os que estão instalados por Intral e ver no q dá.

Agora eu fiz uns testes em casa e observei que quando instalo mais reatores no mesmo fonte e terra as lâmpadas não ficam com o brilho igual e ai piscam mesmo.

Agora não estou aterrando os reatores, será q isso pode ser fonte do problema????

Outra coisa, sabe me dizer se os reatores da Trancil são bons???

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu fiz uns testes em casa e observei que quando instalo mais reatores no mesmo fonte e terra as lâmpadas não ficam com o brilho igual e ai piscam mesmo.

Não entendi o que você quis dizer.

Agora não estou aterrando os reatores, será q isso pode ser fonte do problema????

Acredito que não! Normalmente a função desses aterramentos é de garantir a proteção contra choque elétrico. São poucos os que possuem aterramento funcional...

Outra coisa, sabe me dizer se os reatores da Trancil são bons???

São razoáveis... uma vez instalei um que explodiu imediatamente! Provavelmente foi algum defeito de fabricação naquela amostra, pois substituí por outro igual e funcionou normalmente.

Também já abri um que tinha remendos de fios internamente... um servicinho bem porco.

Mas de modo geral, os que já instalei, não são ruins. Mas também não se comparam com os da Intral! Faz algum tempo que não vejo reatores da Intral... antes eram muito bons, não sei dizer como estão agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, valeu pela ajuda.

Resolvi o problema ontem. Retirei todos os reatores Begli instalados e acabei trocando o modelo do Begli. Meu reator era um Begli barato (por volta de 28 reais) e troquei por um Begli Active Plus ( por volta de 55 reais) e o problema foi resolvido. O Fator de potência era maior, o THD menor... ou seja, apesar de ser Begli a qualidade do reator é outra.

Não troquei por um Intral ou similar porque não havia no estoque e passar o Natal no escuro, ninguém merece.

Isso aqui pode ser útil para quem esta para comprar um Reator:

Como proceder para comprar

um reator com qualidade?

"A primeira recomendação é adquirir um produto que possua o selo

do Inmetro. Em seguida, o lighting

designer deve verificar se as características indicadas na etiqueta do produto são apropriadas ao projeto, como

por exemplo, tensão de alimentação;

corrente consumida; fator de potência; THD; fator de fluxo luminoso.

Quando se trata de reatores de

baixo fator de potência, não há muito

a ser analisado antes da compra,

senão a sua adequação ao projeto,

pois as peças disponíveis no mercado têm as mesmas características.

No caso dos reatores de alto fator

de potência, deve-se observar fator

de potência e THD, pois quanto maior

for o fator de potência e menor o THD,

melhor será a qualidade do produto.

Também é recomendável avaliar o fator de fluxo luminoso, pois são encontrados no mercado reatores com fator

de fluxo luminoso de 0.90 a 1.00, sendo que os reatores com 1.00 aumentam o

desempenho da lâmpada, proporcionando melhor luminosidade"

http://www.lumearquitetura.com.br/pdf/ed22/ed_22_Aula.pdf

No meu caso, o reator com problema tinha o THD alto, o Fluxo Luminoso era de 0,90 e a Potência de saída era de 56W e o novo tem o THD menor, Fluxo Luminoso de 1,00 e a Potência de saída de 61W ( mesmo sendo 2 x 28W). Verifiquei no site da OSRAM que o reator recomendado por eles também tem a potência de saída maior do que 56W.

Então é isso!!!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...