Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
miguelfox

Computador congelando em intervalos inconstantes

Recommended Posts

Pessoal, sei que muita gente reclama de congelamento do micro, mas já olhei milhares de fóruns pela internet e nada me ajudou.

Vou contar tudo que anda acontecendo detalhadamente, para não haver nenhum dúvida, e eu poder ser ajudado da melhor maneira possível.

Quando comprei meu computador, o HD veio bichado, mas eu não podia trocar porque os testes da seagate que as lojas executam (requisito para troca) não acusavam nenhum erro, mesmo o Windows avisando frequentemente que eu devia "fazer um backup para evitar perda de dados", visto defeitos no disco rídigo. Pedi para o Windows parar de me importunar com a mensagem já que o PC estava funcionando normalmente, e continuei a utilizá-lo como sempre. Isso deve fazer pouco mais que 1 ano e meio.

Recentemente minha placa de vídeo queimou, e como minha mobo não tem placa onboard, fiquei sem utilizar o PC até comprar uma placa nova. Comprei a placa e a instalei devidamente. Depois de dois dias jogando GTA IV e Crysis frenéticamente (não dois dias seguidos, mas dois dias sem nenhum problema a relatar) o computador congelou. Pensei que fosse um travamente ocasional e reiniciei o PC. Desde então ele congela frequentemente. O mouse e o teclado páram de funcionar, o que está na tela pára, e ponto. Isso acontece em intervalos de tempo indefinidos, as vezes eu uso o PC durante horas antes de acontecer e as vezes é bem no início, independente do uso.

Para ter certeza de que não eram processamentos pesados os causadores desse problema, um dia liguei o PC e fiquei simplesmente navegando na internet, e mesmo assim ele congelou.

Isso começou a acontecer depois que instalei a placa de vídeo e voltei a usar minha máquina, mas tenho certeza que não é a fonte, pois comprei uma que suporte a placa, e chequei suas voltagens, que estão perfeitamente normais. Acho difícil ser a GPU também, já que fiquei dois dias jogando jogos bem pesados normalmente. As temperaturas estão normais também, tenho um gabinete bem ventilado (4 fans) e troquei a pasta térmica recentemente. Minha dúvida é se esse tipo de problema pode ser causado por aquele HD defeituoso, que ignorei nos primórdios da montagem do computador.

Obrigado pela atenção e paciência com o longo texto, mas creio que quanto mais detalhes eu fornecer, mais fácil fica a resolução do problema. Abaixo eu vou colocar os atuais componentes do PC, para facilitar a solução do caso.

Core i7 920 - Memórias DDR3 Kingston 2GB (2x) - Placa de vídeo GeForce GTX 480 - Fonte SevenTeam 750W - Placa Mâe Intel DX58SO - Gabinete CoolerMaster HAF-932 (super ventilado)

Achei melhor anexar as temperaturas no post principal também:

temperaturas.png

Valeu pessoal, espero que seja algo simples, que eu apenas não esteja enxergando.

Editado por miguelfox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Seja bem-vindo ao fórum CdH

A primeira coisa que eu iria pedir para você, como de custume era que post as temperaturas de seu micro, mesmo que você possa achar que estão boas queria dar uma olhada.

Outra coisa é já ir adiantanto o tópico. Faça assim, limpe bem o slot PCI Express da Placa de vídeo, limpe com uma borracha o concetor da placa, faça isto também com as memórias.

Respondendo sua pergunta sobre o disco rígido. Na verdade tudo pode ter certa culpa quando um micro trava, acho que é um assunto muito complexo, já resolvi muito problemas de congelamentos e todos posso te dizer que foram diferentes. Então podemos dar culpa sim em seu HD. Minha dica é colocar um hard disc de algum amigo, para ver se vai travar. Agurado respostas.

A resposta esta grande, pois seu texto também estava :D. Brinks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Beleza, já está meio tarde, então amanhã colocarei as temperaturas. Sobre limpar o slot e o conector das placas de vídeo e memória, eu fiz no mesmo dia do primeiro congelamento, esqueci de comentar.

    Vou ver se consigo também um HD, como você recomendou.

    Sobre o tamanho de sua resposta: melhor uma resposta grande e elucidativa a uma pequena sem conteúdo, não é? :D

    Valeu Urubu_Nicolas! seguirei suas instruções e volto aqui com as temperaturas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Voltei depois de tanto tempo! Demorei porque eu estava muito enrolado com o vestibular e tô procurando um estágio pra concluir meu curso técnico. Enfim, consegui outro HD pra testar o computador.

    Um amigo me emprestou um HD formatado, então instalei o windows e pra minha surpresa, o PC começou a travar com uma frequência maior ainda. Deixei ele desligado a tarde toda e liguei agora à noite. Deve estar umas 2 horas ligado e até agora tudo ok. Anexo estou colocando as temperaturas.

    temperaturas.png

    Temperaturas e legenda ao lado.

    Valeu gente!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Por garantia.... atualize o seu antivirus e faça um escaneamento no "modo completo" (todas as unidades) e veja os resultados.

    Escaneie os jogos caso estejam em midias (cd,dvd, pendrive, hd externo)

    Verifique a compatibilidade dos drivers em caso de compativel atualize-os (se for possivel)

    Desfragmente seu HD

    Desfragmente, limpe e organize o seu registro.

    Veja se melhora ou resolve.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Por garantia.... atualize o seu antivirus e faça um escaneamento no "modo completo" (todas as unidades) e veja os resultados.

    Escaneie os jogos caso estejam em midias (cd,dvd, pendrive, hd externo)

    Verifique a compatibilidade dos drivers em caso de compativel atualize-os (se for possivel)

    Desfragmente seu HD

    Desfragmente, limpe e organize o seu registro.

    Veja se melhora ou resolve.

    Mr Shadows, acho que não seja necessário escanear tudo isso, visto que estou usando um HD novo, que um amigo me emprestou antes mesmo de colocar no PC dele, está zeradinho. De qualquer maneira vou fazer isso, já que estou desesperado hehe.

    Como posso verificar a compatibilidade de meus drivers?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se usares estabilizador ou nobreak, experimente ligar direto o PC na tomada, verficando a compatibiliadade da tensão da fonte e da rede, pois já vi muitos casos de travamento em função dos cito cujus.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Infelizmente não pude seguir as últimas recomendações por causa de um problema que ocorreu. Seguindo as instruções do Urubu_Nicolas, fiz aquele processo padrão, limpando memórias, placa de vídeo, e seus respectivos slots.

    O problema é que depois de limpar os contatos da placa de vídeo e seu slot, o computador nem inicia mais. Ele liga direitinho, mas o monitor não reconhece, fica no "modo de gestào de energia", como se não tivesse nada ligado a ele.

    Pensei que o problema poderias ser: slot da placa de vídeo, monitor, ou a própria placa. Testei em outro slot: nada. Testei com outra placa de vídeo: nada. E finalmente testei com outro monitor: nada. Será que é possível que nesse liga e desliga de testes a placa mãe tenha queimado? Sugestões serão bem vindas. Sei que estou escrevendo demais, mas acredito que os detalhes sejam importantes, valeu pela paciência galera.

    EDITADO

    -- Esqueçam esse última parte do pc não ligar. Dei um clear na memória da CMOS e não coloquei o jumper corretamente no lugar.

    Mas os problemas de travamento continuam.

    Editado por miguelfox
    Soluçao parcial

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Agora o padrão mudou!

    Antes travava só no Windows, depois de algum tempo. Agora está acontecendo de travar na tela da BIOS ou antes mesmo de iniciar, vejam as fotos:

    http://img64.imageshack.us/i/dsc0222fc.jpg

    http://img87.imageshack.us/i/dsc0224z.jpg

    Na primeira, o computador travou enquanto iniciava, essa é aquela tela que diz que o pc não foi delsigado corretamente, e te dá 30 segundos para escolher uma opção (modo seguro, etc), ele travou no 26 e não voltou mais.

    Na segunda imagem eu estava navegando no menu da BIOS, quando ele congelou também.

    Quando o PC trava antes mesmo de entrar no sistema operacional, qual pode ser o problema?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Miguelfox...temos que tentar as soluções mais simple primeiro e depois partirmos para as mais complexas....Se agir assim conseguirá êxito.

    Tente as opções que te escrevi.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Perdão Mr Shadows, eu de fato tentei, mas esqueci de reportar aqui. Aparentemente nenhum driver está apresentando incompatibilidade. Já desfragmentei o HD, limpei os registros. Até formatei um HD e reinstalei o Windows, mas o problema persiste. Tentei também a sugestão do amigo karlo, mas em nada influenciou..

    Sobre o link que você me mandou do Baixaki, Mr Shadows, lembro de ter rodado esse programa antes de instalar o Windows 7 pela primeira vez, e ele não acusou problema algum. Até gostaria de passar de novo, mas a atual situação do computador está crítica. Quando eu consigo chegar até o desktop, o que acontece raramente devido a travamentos no boot, ele se sustenta por pouco tempo antes de congelar.

    Obrigado pela paciência e sugestão de todos. Vou continuar tentando.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tente rodar esses comandos:

    executar > msconfig > seleção da inicialização marque a "Inicialização normal"

    Caso o erro persista, tente:

    Iniciar/ Executar/ cmd

    digite:

    chkdsk /r

    Caso ainda persista o erro:

    Iniciar/ Executar/ cmd

    digite:

    SFC /SCANNOW

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ok, vou tentar isso e depois coloco os resultados aqui. Valeu!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Mr Shadows, realmente não vai dar mais pra fazer esses testes, a máquina não entra mais no sistema operacional, ela trava no boot.

    Não sei mais o que fazer... :(

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Use o cd de instalação e tente reparar o sitema...se quiser pode tentar restaurar também

    Editado por Mr Shadows

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Miguel, li o tópico desde o início, tá osso hein?

    Sugestão, conecte o básico para o Os poder subir, 1 pente de ram, hd, vga e tente ligar, tire drive dvd, disquete etc...

    Aguardamos!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×