Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre som na conexão PC-TV


AmnesiaBR

Posts recomendados

Pessoal estou tentando conectar meu PC com minha TV.

Minha TV é uma Sony Bravia 46" (Bravia LCD Full HD 46 polegadas com conversor integrado KDL-46EX505), minha placa mãe é uma ASUS P6TD-Deluxe e minha placa de vídeo é uma GeForce GTX260 da XFX com 2 saídas DVI.

Já comprei um cabo DVI para HDMI e funcionou perfeito para passar a imagem. Mas não consegui fazer o som funcionar. Tenho um cabo P2-RCA e não consegui usar ele junto com a entrada HDMI na TV.

Alguém poderia me ajudar indicando qual cabo preciso comprar para fazer essa ligação? De preferência um cabo que transmita o áudio em alta qualidade.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas meu problema é que não tenho a saída HDMI na placa de vídeo, só tenho a DVI, e mando pra TV por HDMI com um cabo adaptador. Minha dúvida é que tipo de cabo de áudio tenho que usar para conseguir que a TV reconheça o som do PC junto com meu vídeo DVI (pc) -> HDMI (TV).

Abraços

Segue uma imagem do painel traseiro da TV.

Imagem0068.jpg

A seta laranja é a entrada onde ligo o cabo DVI->HDMI do meu PC. A seta vermelha é onde entraria o áudio do PC segundo o manual da TV. Minha dúvida é que tipo de cabo coloco nesse ligar (de preferência um que consiga transmitir áudio de alta qualidade e 5.1).

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, por esta entrada não tem como mandar áudio 5.1, só stereo. Seria só ligar a saída da sua placa de som nesta entrada. Usando um cabo P2-P2.

Esta entrada de áudio geralmente só funciona se usar a conexão D-Sub da TV, geralmente na HDMI não funciona.

A questão é que usando um cabo adaptador DVI-HDMI (como você fez) o áudio é sim enviado se ligado internamente conforme descrevi... ligando o SPDIF internamente no gabinete e habilitando via software isto, é enviado 5.1.

Só que não estou entendendo o porque enviar 5.1 visto que a TV é stereo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só leve em consideração o seguinte.

Se sua placa de som não tiver o Dolby Digital Live ou DTS Connect, sempre mandará em PCM stereo a não ser em filmes que estes já vem Dolby Digital ou DTS.

Sobre a ligação interna no gabinete e o software, dê uma pesquisada aqui no Forum (se não me engano está no setor de monitores) que há um tutorial sobre isto... provavelmente deve falar onde conseguir este cabo. Sobre o cabo não tem muito como te ajudar porque minha placa de vídeo é ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa, volto com mais dúvidas. Vendo minha placa mãe vi que a saída de som SPDIF interna possui 4 pinos e a entrada de som da placa de vídeo somente 2, como proceder agora? Só consegui um cabo com 4 pinos em cada lado, mas dá pra cortar ele pra ficar com só 2 pinos de um lado.

E tentei ligar o som através de um cabo P2-P2 mas a TV não reconhece, parece que ela dá "prioridade" ao som "mudo" que vai pelo cabo DVI-HDMI, sabe se é possível desativar esse som "mudo"?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E tentei ligar o som através de um cabo P2-P2 mas a TV não reconhece, parece que ela dá "prioridade" ao som "mudo" que vai pelo cabo DVI-HDMI, sabe se é possível desativar esse som "mudo"?

Realmente estranho isto... sugiro dar uma lida no manual. Esta usando a entrada específica pra PC?

Vendo minha placa mãe vi que a saída de som SPDIF interna possui 4 pinos e a entrada de som da placa de vídeo somente 2, como proceder agora? Só consegui um cabo com 4 pinos em cada lado, mas dá pra cortar ele pra ficar com só 2 pinos de um lado.

O SPDIF é 2 pinos. O que pode ser no teu caso é que um seja entrada e o outro saída. Ou um 5V aí...

No manual da sua placa mãe vai ter descrito certinho o que é cada uma. Melhor ter certeza olhando lá.

Sugiro dar uma lida neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-conectar-pc/868342

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu pelas informações. Pesquisei melhor e "resolvi" o problema, realmente existe esse lance da conexão DVI->HDMI enviar um som "mudo" que a TV prefere usar no lugar do P2-P2, só que nas versões mais atualizadas do driver NVidia já é possível configurar (dentro do menu de resoluções) se quer enviar ou não o áudio através do HDMI (e foi onde resolvi meu problema). Pela TV nem com reza brava consegui solucionar.

Bizarramente quando alterno no PC entre saída com e sem áudio para a TV a televisão altera a "seleção de cena automática" (a funcionalidade que escolhe entre imagem pra filme, música, game, texto, etc...) e a imagem muda um pouco, acho que isso ocorre porque o sinal que ela recebe fica diferente.

De qualquer forma continuo buscando um cabo melhor para fazer a conexão interna placa mãe (som) - placa de vídeo, mas se eu não achar logo logo vou acabar fazendo uma gambiarra com o cabo que tenho.

Valeu renf mais uma vez pela ajuda, quando terminar de resolver 100% atualizo aqui de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...