Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queima de Fontes


misterjohn

Posts recomendados

Eu tenha uma rede domêstica com 3 micros. Cerca de 20 dias atrás, tive a queima da fonte de dois micros, sendo que um deles usava o estabilizador Hexus, da Microsol e uma fonte Thermaltake igual a da assinatura abaixo, vindo a queimar apenas a fonte; o outro queimou o estabilizador Clone (aqueles retangulâres cor gelo) e queimou a fonte genérica; já o meu, com uma fonte Thermaltake ligada direta em 220 VAC, sem estabilizador, nada sofreu.

Face ao expôsto eu cloncluo que as fontes que tinha um estalibizador alimentando-as sofreram com a variação de tensão, já o pc que está ligado direto na tomada, sem estabilizador, embora também seja Thermaltake igual a que queimou, conseguiu resistir ao ataque, isso reforça o tema já abordado por aqui, que o estabilizador não tem proteção efetiva sendo desnecessário sua utilização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é defendendo o estabilizador, mas vamos à alguns questionamentos:

1 - Todos esses PC's estão no mesmo ambiente ou seja, na mesma sala?

2 - As tomadas que alimentam esses PC's estão todas ligadas numa mesma fase de alimentação e mesmo circuito?

3 - Há equipamentos com motor/compressor/bomba elétrica no circuito que alimentam esses computadores? Há possibilidade de algum PC estar num outro circuito?

4 - Qual o tempo de uso de cada fonte?

Não se pode descartar a possibilidade de surtos de tensão que dependendo da posição das fontes em relação às outras no ambiente elétrico em questão, algumas podem tomar pra si maior parte do surto, atenuando parte deste mais "adentro" do circuito elétrico. É comum em descargas atmosféricas por exemplo queimar alguns equipamentos num Showroom e outros saírem ilesos mesmo sendo alimentados pela mesma tomada, justamente pelo fato de que a energia em excesso foi dissipada em alguns equipamentos e outros se safaram por isso.

Não estou querendo dizer que o estabilizador não possa ter sido o vilão, só estou apresentando fatos e não se pode descartar outras possibilidades e de ter ocorrido uma coicidência em justamente o PC sem estabilizador não ter queimado. Provavelmente nenhum desses estabilizadores possuem proteção contra surto minima que seja ou os PC's podem tb estar ligados em fases distindas, entre outras possíveis explicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola rau

Li as suas explicações e demais usuários quanto ao estabilizador em outros posts, no meu pc tirei o mesmo, está ligado direto no 220 VAC, fiquei de comprar uma régua e acabei esquecendo; já o do que fica no WC uso o estabilizador porque a caixa de som é 110 VAC, já o da minha filha, que usa o Hexus da Microsol e pagou uma grana no tempo, não consegui convencer de não utilizá-lo, quando ela comprou não havia lido ainda essa matéria.

A fonte genérica quando queimou fez um ruido intenso, e dava para ver o estrago na placa (furou) já a Thermaltake não apresenta sinal visível de queima, apenas não liga; o estabilizador Hexus, queimou o fusível, troquei funcionou normalmente.

1 - Todos esses PC's estão no mesmo ambiente ou seja, na mesma sala?

R - Não estão; um está no quarto da minha filha cuja instalação elétrica engloba o Corredor, o meu quarto ; o outro está no quarto de empregada e o terceiro dentro do wc de empregada ligado na tomada do chuveiro nesse caso o circuito alimenta a cozinha, área de serviço e o wc e quarto de empregada; a suite e o wc social recebem alimentação individual.

Ps: Deixo o pc dentro do wc porque além de não ser usado, fica ligado às vezes a noite toda e como tem muito material inflamável dentro do quarto pode haver um incêndio e queimar meus documentos, e muitos filmes além do material obtido em 10 anos de internet;

2 - As tomadas que alimentam esses PC's estão todas ligadas numa mesma fase de alimentação e mesmo circuito?

R - O prédio recebe o sistema trifásico e distribui as fases pelos imóveis, como aqui em Santos a tensão é 220 VAC, tudo está ligado nas duas fases;

3 - Há equipamentos com motor/compressor/bomba elétrica no circuito que alimentam esses computadores? Há possibilidade de algum PC estar num outro circuito?

R - Os pcs que estão no quarto e wc de empregada estão no mesmo circuito que a máquina de lavar (Brastemp 10 Kg)/Já o da minha filha está em outro circuito.

4 - Qual o tempo de uso de cada fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola rau

Li as suas explicações e demais usuários quanto ao estabilizador em outros posts, no meu pc tirei o mesmo, está ligado direto no 220 VAC, fiquei de comprar uma régua e acabei esquecendo; já o do que fica no WC uso o estabilizador porque a caixa de som é 110 VAC, já o da minha filha, que usa o Hexus da Microsol e pagou uma grana no tempo, não consegui convencer de não utilizá-lo, quando ela comprou não havia lido ainda essa matéria.

A fonte genérica quando queimou fez um ruido intenso, e dava para ver o estrago na placa (furou) já a Thermaltake não apresenta sinal visível de queima, apenas não liga; o estabilizador Hexus, queimou o fusível, troquei funcionou normalmente.

Houve aparentemente um tremendo de um curto-circuito dentro da fonte.

1 - Todos esses PC's estão no mesmo ambiente ou seja, na mesma sala?

R - Não estão; um está no quarto da minha filha cuja instalação elétrica engloba o Corredor, o meu quarto ; o outro está no quarto de empregada e o terceiro dentro do wc de empregada ligado na tomada do chuveiro nesse caso o circuito alimenta a cozinha, área de serviço e o wc e quarto de empregada; a suite e o wc social recebem alimentação individual.

Ps: Deixo o pc dentro do wc porque além de não ser usado, fica ligado às vezes a noite toda e como tem muito material inflamável dentro do quarto pode haver um incêndio e queimar meus documentos, e muitos filmes além do material obtido em 10 anos de internet;

Ai ai ai, ai ai! Espero que o chuveiro não seja usado nunca, já que se eu li bem você diz que o PC tá ligado na tomada do chuveiro!

Se for feito uso do chuveiro (e espero que ele tb não seja conectado na energia via tomada e plugue comuns), isso aí está tremendamente errado! Todo e qualquer aparelho fixo que consuma pra si só mais do que 10 Amperes deve ter circuito dedicado somente pra ele e nada mais pode usar esse circuito. Isso porque qualquer equipamento desse tipo além de gerar quedas de tensão expressivas no circuito ao serem acionados, geram diversos outros disturbios elétricos que agora não vou entrar em detalhes, mas que a proximidade do mesmo circuito à um equipamento sensível, pode gerar problemas diversos.

2 - As tomadas que alimentam esses PC's estão todas ligadas numa mesma fase de alimentação e mesmo circuito?

R - O prédio recebe o sistema trifásico e distribui as fases pelos imóveis, como aqui em Santos a tensão é 220 VAC, tudo está ligado nas duas fases;

Eu já tinha ouvido falar que em Santo o sistema de distribuição usado nas casas geralmente é em fase-fase - 220V (lembrando que em alguns estados 220V é fase/neutro...). Todo pico de tensão que ocorrer numa fase apenas vai passar para a outra fase sendo que parte da energia é dissipada no equipamento, podendo queima-lo, ou num protetor qualquer.

Nos sistemas Fase-Fase que já fico com meu pé atrás no que tange os sistemas de proteção contra raios, que não vem ao caso agora, mas sem uma tomada aterrada corretamente numa boa malha de aterramento e com uso de protetores que promova um escoamento entre Fase-Terra e Neutro-Terra (Fase-Terra novamente caso o sistema seja 220 F-F), a proteção é ineficaz, mas esse é outro assunto. Só cito que nenhum estabilizador doméstico nacional faz esse tipo de proteção, a exceção ficava por conta dos modelos que a APC um dia fabricou no país.

3 - Há equipamentos com motor/compressor/bomba elétrica no circuito que alimentam esses computadores? Há possibilidade de algum PC estar num outro circuito?

R - Os pcs que estão no quarto e wc de empregada estão no mesmo circuito que a máquina de lavar (Brastemp 10 Kg)/Já o da minha filha está em outro circuito.

Máquinas de lavar geram alguns disturbios elétricos por causa do vai e vem do seu motor elétrico que muda bruscamente de direção dependendo do ciclo de lavagem, e pode gerar tb alguns picos de tensão, mas que são atenuados por filtros de linhas adequados... Mas isso não deve ter tido influencia na queima das fontes, até porque a sua tá no mesmo circuito e não queimou e outra que queimou está em outro circuito.

4 - Qual o tempo de uso de cada fonte?

Bem, o Hexus eu sei que tem uma pequena proteção contra picos de tensão em modo normal ou diferencial, mas os da Clone tem grande chance de não ter proteção alguma, só que de qualquer forma ambas fontes queimaram...

Não sei se num sistema Fase-Fase os estabilizadores se comportariam de forma mais danosa do que num sistema fase neutro, onde temos um condutor neutro sempre aterrado. Não sei se isso influenciaria negativamente a atuação dos relés dos estabilizadores ou algo negativo qualquer. O que vale agora é experimentar e manter todos PC's fora dos estabilizadores ou se insistirem em mantê-los nos estabilizadores, você tem chance de futuramente, se as fontes vierem a queimar de novo, de reafirmar o que você observou hoje.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...