Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador não está lendo pendrives corretamente


Mahaderth

Posts recomendados

Olá pessoal!

Como vão?

Bom, acabei de me cadastrar no Fórum do Clube do Hardware.

Já tinha vontade de fazer isso, mas sempre me faltava um motivo. Hoje felizmente e infelizmente eu tenho este motivo. Geralmente eu sempre encontro respostas para os problemas que me aparecem apenas pesquisando no Google, mas infelizmente quanto a este que eu vou lhes dizer eu ainda não encontrei por aqui (a não ser que a minha busca tenha sido falha).

Vejam só! O meu computador não está lendo os pendrives que eu coloco nele de forma correta. Ele demora muito tempo para carregá-los no "Meu computador" ou só "Computador" já que é um Windows 7 Ultimate que está instalado nele, e quando os carrega, se eu tento acessar qualquer arquivo ou pasta que está dentro dele, o computador passa um longo tempo carregando e não abre o que eu peço para ele abrir. Fica no "loading" eternamente.

Daí, vamos às possibilidades:

1. Pode ser problema das USBs Frontais (já que USBs frontais não são recomendadas ligar nenhum dispositivo sem que se saiba que realmente elas estão funcionando corretamente);

2. Pode ser alguma configuração anômala do Windows (por exemplo, não aceitar que dispositivos removíveis inicializem automaticamente);

3. Pode ser problema do próprio pendrive (está queimado ou com mal contato, etc.);

4. Pode ser que os drivers do pendrive não tenham sido instalados;

5. Pode ser que os drivers do chipset da placa-mãe não tenham sido instalados ou estejam corrompidos;

6. Muito difícil ser, mas é uma possibilidade: todas as USBs que o computador tenha estarem queimadas.

[No momento, não me recordo de outra possibilidade, caso vocês ainda lembrem de outra, podem acrescentar juntamente de possíveis soluções para esta possibilidade de problema.]

Bem, problema das USBs frontais eu sei que não é, pois eu já testei meu mouse, meu teclado e minhas caixas de som (estas que por sinal eu ainda estou utilizando-as em uma das USBs frontais) e todos funcionam perfeitamente.

E, para que não reste dúvidas, eu testei todos os dispositivos USBs que eu tenho em todas as USBs frontais e todos, exceto os pendrives, funcionaram corretamente.

Obs. 1: Eu não tenho cartões de memória, nem HDs externos.

Obs. 2: Nas USBs traseiras, os dispositivos, exceto os pendrives, também estão funcionando corretamente (logicamente).

Bom, quanto ao problema de configuração do Windows, eu acho que não é, mas não tenho tanta certeza. Eu olhei em alguns tópicos daqui e de outros fóruns e algumas pessoas disseram que dá para ativar/desativar a inicialização automática de dispositivos removíveis tanto pelo Registro do Windows, quanto pelo Editor de Diretiva de Grupo Local. Quanto ao Registro do Windows eu fui na entrada: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\servic es\USBSTOR, chave Start e verifiquei o valor desta chave. Mencionaram que se o valor fosse 4, as USBs frontais do computador, se não me falha a memória, não funcionariam, e se fosse 3, todas as USBs do computador funcionariam. Olhando o valor da chave, eu verifiquei que o valor apresentado era 3. Então acho que não deva ser problema no Registro do Windows. Já, quanto ao Editor de Diretiva de Grupo Local, não sou muito familiarizado com isso, mas disseram que indo no caminho: Configuração do Computador\Modelos Administrativos\Sistema, poderia-se habilitar uma tal opção de autoexecução de dispositivos removíveis, mas eu não a encontrei, mas provavelmente está opção está habilitada, já que o teclado, o mouse e as caixas de som estão funcionando (utilizando USBs traseiras, ou seja, da placa-mãe, e USBs frontais, no caso, uma só).

Quanto ao problema ser do pendrive, eu tenho certeza que não é, pois eu já testei-os em 3 computadores diferentes e ambos funcionam perfeitamente.

Já, quanto a ser problema dos drivers do pendrive, eu acho que não é, pois se o pendrive está carregando, mesmo que lentamente, é sinal que os drivers foram instalados.

Quanto a ser problema dos drivers do chipset da placa-mãe, eu também acho que não seja, pois eu baixei 5 executáveis diferentes para instalar o chipset da minha placa-mãe que é uma PCWARE PW-945GCX. 02 eu baixei do próprio site da PCWARE, outros 02 eu baixei do site da Intel, mas sem ter muita certeza de ser o executável correto, pois eu não consegui identificar no site da Intel qual era o driver certo para o chipset da minha placa-mãe, e no último eu pedi que o próprio site da Intel verificasse no meu computador e me indicasse qual o driver de chipset a ser instalado. Nas quatro primeiras instalações eu instalava o driver, mas o Windows não pedia para ser reiniciado (o que, pela minha curta experiência com manutenções, deveria ter acontecido). Já na quinta e última ele pediu, então eu pensei que finalmente eu tinha instalado o driver certo, mas depois de reiniciado o Windows, (estranhamente) ele continuou carregando lentamente os pendrives.

Bom, quanto à última opção (de todas as entradas USB estarem queimadas) está fora de cogitação, já que há um teclado, um mouse e as caixas de som conectadas nelas e funcionam perfeitamente. Inclusive, apenas para enfatizar tudo isso, eu estou utilizando o computador no qual está acontecendo este problema, com o teclado e o mouse, citados anteriormente, conectados e, logicamente, eles estão funcionando, senão nada disso estaria aqui (a não ser que eu tenha digitado este tópico em outro computador - o que não é o caso).

Bem, é um problema chato e que eu ainda não vi acontecer. Infelizmente, acho que eu tenho uma "zica" que acaba trazendo estes problemas estranhos e bem complicados de resolver para mim. Infelizmente, mais uma vez, eu não estou conseguindo solucioná-lo. Espero que, com a ajuda de vocês, eu consiga, de fato, resolvê-lo.

Desculpa pelo tamanho do tópico, mas foi necessário realmente escrever tudo isso para que não deixasse dúvidas sobre tudo o que eu fiz.

Um abraço e até logo!

Maharishy.

P.S.: Não sei se este tópico foi criado na seção correta. Caso não esteja fiquem à vontade para remanejá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi todas as portas USB frontais e traseiras não funcionam corretamente com o seu pendrive.

Isso sempre aconteceu na sua máquina?

Uma explicação simplificada para os outros dispositivos funcionarem é que o teclado, mouse, etc são dispositivos "lentos", que não precisam de velocidades de respostas altas, então são mais tolerantes a falhas. O pendrive pode ser considerado um dispositivo que exige resposta rápida e portanto menos tolerantes a falhas.

-Se você sempre observou este problema, o problema pode ser atualização da BIOS.

-Se problema ocorreu recentemente, pode ser driver mesmo. Certas placas-mãe vinham com drivers específicos para USB2.0 funcionar.

-Se o problema for hardware aí entra placa-mãe e fonte para testar.

Outra coisa, observe o número de periféricos conectados ao USB. Existe um limite de corrente para alimentação, e muitos desses periféricos podem estar em um mesmo HUB, ou seja alimentados pela mesma "linha". Isso pode trazer problemas de mal funcionamento também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bakuryu!

Desculpa a demora para responder. Nem tinha mais esperanças que alguém fosse responder este tópico.

Bom, eu não pensei realmente nessa questão de tolerância a falhas, mas é uma possibilidade.

Primeiramente respondendo cada tópico da sua resposta/pergunta:

Este computador eu comprei recentemente, mas já o comprei usado. Agora eu não creio que ele tenha muito tempo de uso não. Ainda deve ter menos de um ano. A única coisa que eu fiz logo que o peguei foi verificar o estado do hardware que está bom e formatar o Windows e então fazer todo o processo de instalação de drivers e programas como é de costume de todo mundo que reinstala um Windows, logo isso responde a primeira pergunta, pois o problema não vem de muito tempo. Pelo menos não comigo. A não ser que o antigo dono do computador não fizesse um bom uso das USBs, mas eu vou averiguar isso.

Quanto ao problema realmente ser de driver, eu não sei te dizer assim precisamente, mas eu fui no site da fabricante da placa-mãe e baixei os drivers que eu considerava necessários. Apesar de a forma como são dispostos os drivers no site ser bem confusa. E os drivers que não funcionaram a instalação ou que eu não tenha encontrado no site da fabricante da placa-mãe eu procurei diretamente no site da fabricante do chip.

Caso queira conferir, segue o link do site da fabricante da placa-mãe:

http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=15&Itemid=5

Agora saber se o problema é de hardware eu não sei.

Quanto a quantidade de periféricos ligados às USBs, no momento, só há mesmo o teclado, o mouse e as caixas de som em 3 das 4 USBs traseiras, ou seja, ainda resta 1 USB traseira mais as duas USBs frontais mais ainda a USB do leitor de cartões de memória que só funciona com o teclado, o mouse e as caixas de som. Quando eu conecto qualquer pendrive nesta USB, o Windows avisa que o dispositivo não foi reconhecido. Conforme imagem a seguir:

problemaw.jpg

Bem, isso foi para responder ao seu tópico, mas estranhamente eu estou conseguindo fazer os pendrives funcionarem. Como? Na hora de conectar o pendrive eu estou forçando a entrada do pendrive para os lados (como se tivesse empurrando a entrada frontal do gabinete para um dos lados... estranhamente dessa forma o pendrive funcionou). Acho que as entradas USBs estão um pouco folgadas, mas um amigo me aconselhou a comprar um cabo extensor USB para não piorar a situação das entradas. Ainda não o fiz por falta de tempo. Sabe como é... final de ano... muitas festas... enfim.

Mas felizmente eu estou conseguindo lidar com esse problema de forma compreensiva ^_^.

Agora, no momento, o que eu queria mesmo era encontrar o driver certo para a minha placa de som e para o meu multileitor de cartões de memória, pois, no caso da placa de som, o driver que eu instalei sempre que inicia o Windows ele apresenta um erro:

errolt.jpg

O som funciona normalmente, mas é muito chato sempre que iniciar o Windows, ficar aparecendo esta mensagem de erro.

Bom, pode ser que o driver instalado não seja o correto, mas eu também não achei outro melhor na internet.

A descrição do disposititvo pelo Everest é: SigmaTel STAC9221 A2 @ Intel 82801 GB ICH7 - High Definition Audio Controller [A-1]

E no caso do multileitor de cartões de memória, ler os cartões ele lê (pelo menos com um cartão Micro SD adaptado pra SD que eu tenho funcionou normalmente), mas, como eu já disse, na única USB que ele tem, só funciona o teclado, o mouse e as caixas de som. Os pendrives nem sequer reconhecem. Sempre é exibida a mensagem mostrada na primeira imagem.

Eu vou descrever o que está sendo exibido na caixa do multileitor de cartões de memória (pois meu pai o comprou recentemente, daí eu ainda tenho a caixa do produto guardada):

Lado frontal:

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

All in 1 SEATECH (obviamente que esta é a marca do produto)

Multi leitor interno de Memórias (Cards)

USB2.0 Embedded Leitor de Cartão AC-108

Suporta os seguintes cartões de memória:

CFI / CFII / Microdrive / Magicstor / SD / Mini-SD /

MMC / RS-MMC / MS / MS Pro / MS Duo / MS Pro Duo /

SD-HC / MMC MICRO / Magic Gate (Access only) / TF

__________________________________________________ ______________

Lado de trás:

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

All in 1 SEATECH

Multi leitor interno de Memórias (Cards)

USB2.0 Embedded Leitor de Cartão AC-108

Características:

- Leitura e Gravação ultra rápidas

- Multifuncional, substitui facilmente o Floppy Driver

- Compatível com Win 98 / ME / 2000 / XP e Vista

- Dimensões 10.1 x 9.5 x 2.5 cm

Suporta os cartões:

- Compact Flash Card: CF Type I / CF Type II / Ultra CF

- Trans Flash / Micro SD

- Multimedia Card: MMC Type I / MMC Type II / Ultra MMC / RS-MMC /

C4.0 / C Plus / C mobile / C micro / Dvrs MMC

- Secure Digital Card: SD / Mini SD / Ultra SD / Kingmax SD / Extreme SD /

SD Ultimate / SD Elite pro / SD-HC / MMC MICRO

- Memory Stick: MS / MS-pro / MS-Duo / MS-pro-Duo / MS-MG /

MS-MG-pro / MS-MG-Duo / MS-MG-pro-Duo / Ultra MS / MS select

function card / Extreme MS

- Micro Drive

- XD

__________________________________________________ ______________

Já procurei muito o site da SEATECH, mas o único site que lembra um de produtos de informática é este: http://www.sea-tech.com/ porém este mais parece um site de suporte e vendas de produtos náuticos do que de produtos para informática. Os outros realmente não são de informática. Me aconselharam a procurar pelo site do chip AC-108, dada a dificuldade para achar o site da SEATECH. Ainda não procurei. Também por falta de tempo. Mas, em breve estarei buscando por ele.

Desculpem o tamanho da mensagem.

Obrigado, Bakuryu pela reposta!

Um abraço, Feliz Natal e caso não nos falemos antes da chegada de 2011, um Feliz Ano Novo cheio de paz e saúde para você e para todos que lerem este tópico!

Maharishy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá novamente!

Bem, apenas atualizando o meu post anterior, primeiramente, eu averiguei que o antigo dono do computador realmente usava muitos pendrives. O que, de certa forma, acabou contribuindo para que as entradas USB ficassem realmente folgadas.

Segundo, quanto ao driver da placa de som eu encontrei o correto. Inclusive encontrei num dos tópicos daqui do fórum. Está neste link:

http://forum.clubedohardware.com.br/driver-audio-sigmatel/580256/2

Eu baixei o driver da placa-mãe Phitronics P7I45GC-M que está no link:

http://www.4shared.com/file/83770090/cd10d4bc/SigmaTel_STAC9221_A2_phitronics_P7I45GC-M_SOUNDIDT.html e também está presente no tópico acima, no segundo post de jlnamaral.

Terceiro, quanto ao driver do multileitor de cartões de memória eu ainda não o encontrei por falta tempo para fazê-lo. Até dei uma procurada rápida, mas só encontrei sites de vendas de produtos de informática, dentre eles, leitores e multileitores de cartões de memória, obviamente. Mas eu vou tentar dar uma procurada melhor e aí, surgindo qualquer novidade, eu venho trazê-la para vocês.

Um abraço e Feliz 2011 a todos!

Maharishy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...