Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: instalar reator de lâmpada vapor de sódio


Eduardo13

Posts recomendados

Boa tarde colegas do fórum

Estou com dúvidas sobre como instalar um reator para ligar uma lâmpada vapor de sódio de 150w.

Como ainda não tenho muita experiência com rede elétrica, venho pedir a ajuda de quem souber.

Comprei o reator, a lâmpada e o suporte pra lâmpada. Para quem não sabe esta lâmpada/reator são os famosos "refletores", aqueles colocados em jardins embaixo de árvores para iluminar e dar aqueles cores verdes... azuis...

Minha ideia, era instalar o reator de uma maneira que eu pudesse posteriormente mudar ele de lugar com praticidade. Ou seja, tive a ideia de em vez de conectar os fios dele direto nos fios da rede elétrica, conectar os fios dele num cabo de alimentação(extensão), onde eu plugaria direto na tomada. Isto é viável?

Minha dúvida é justamente a conexão dos cabos. No reator tem 4 cabos, dois deles vão para a lâmpada e dois deles acredito que seja o neutro 'N(f)' e o fase "F(f)".

Eu poderia apenas conectar esses dois fios num cabo de alimentação e conectar o cabo de alimentação na tomada?

Imagino que isso deve ser tão simples quanto instalar um chuveiro para quem entende, mas não quero fazer nada sem ter certeza e acabar estragando o equipamento ou até causar algum acidente.

Dando uma pesquisada, como minha lâmpada é de vapor de sódio, parece que além do reator tenho que instalar um ignitor, o que seria o ignitor?

Confiram no link:

http://www.demape.com.br/pdf/manual_reator.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas

Conversei por e-mail com o fabricante do reator e ele informou que esse modelo de reator é de baixo fator de potência. Isto significa que não preciso usar capacitor?

Ele também disse que esse reator já possui um ignitor interno.

Sendo assim, minhas dúvidas ficam a respeito da conexão dos cabos. Dois cabos eu sei que vão para as lâmpadas. Minha rede elétrica é 220 e o reator também é 220.

No reator tem mais dois cabos, um neutro e um fase. Para ligar em 220 não teria que ser dois fases e isolar o neutro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eduardo13, o que eu já vi foi, as empresas compram as "caixas"/envólucros de seus produtos por lotes!, mas na numeração eles identificam quem é 110V e quem é 220V!, no caso das 110V esta "estampado" na caixa quem é fase e quem é neutro!, a mesma caixa é vendida com um circuito interno para 220V!, neste caso não tem neutro! é só fase fase!... entendeu?...

Fique tranquilo! pode ligar seu reator "de boa" sem medo!!!..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Olá estou cm um problema usar um reator de 400 para um lâmpada de vapor de 400w ... Porém a lâmpada fica acesa por uma hora e depois ela simplesmente desliga depois de uma hora e liga novamente uso um transformador para transformar para 110 porque minha energia da minha casa é 110

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...