Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: instalar reator de lâmpada vapor de sódio


Eduardo13

Posts recomendados

Boa tarde colegas do fórum

Estou com dúvidas sobre como instalar um reator para ligar uma lâmpada vapor de sódio de 150w.

Como ainda não tenho muita experiência com rede elétrica, venho pedir a ajuda de quem souber.

Comprei o reator, a lâmpada e o suporte pra lâmpada. Para quem não sabe esta lâmpada/reator são os famosos "refletores", aqueles colocados em jardins embaixo de árvores para iluminar e dar aqueles cores verdes... azuis...

Minha ideia, era instalar o reator de uma maneira que eu pudesse posteriormente mudar ele de lugar com praticidade. Ou seja, tive a ideia de em vez de conectar os fios dele direto nos fios da rede elétrica, conectar os fios dele num cabo de alimentação(extensão), onde eu plugaria direto na tomada. Isto é viável?

Minha dúvida é justamente a conexão dos cabos. No reator tem 4 cabos, dois deles vão para a lâmpada e dois deles acredito que seja o neutro 'N(f)' e o fase "F(f)".

Eu poderia apenas conectar esses dois fios num cabo de alimentação e conectar o cabo de alimentação na tomada?

Imagino que isso deve ser tão simples quanto instalar um chuveiro para quem entende, mas não quero fazer nada sem ter certeza e acabar estragando o equipamento ou até causar algum acidente.

Dando uma pesquisada, como minha lâmpada é de vapor de sódio, parece que além do reator tenho que instalar um ignitor, o que seria o ignitor?

Confiram no link:

http://www.demape.com.br/pdf/manual_reator.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas

Conversei por e-mail com o fabricante do reator e ele informou que esse modelo de reator é de baixo fator de potência. Isto significa que não preciso usar capacitor?

Ele também disse que esse reator já possui um ignitor interno.