Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook desliga na instalação do Ubuntu


romariofera

Posts recomendados

Quando estou instalando o notebook desliga sozinho.

Tentei com as versões do Ubuntu (9.04, 10.04 e 10.10). Já tentei iniciar direto do CD, Já tentei instalação compartilhada dentro do Windows. Todas as formas de instalação. e sempre acontece a mesma coisa!

Notebook HBuster

Modelo:HBNB-1401/100

Intel Pentium Dual Core T4300

2GB de Memória DDR2

Obs.: Não é problema de hardware, pois usei o Windows 7 pra testar por alguns meses e não aconteceu nada parecido.

Alguma coisa que possa ser no Setup? O que fazer?

P.S.: Segue uma diga para os moderadores/administradores do fórum, era uma boa se tivesse uma área sobre instalação/atualização do Linux. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estou instalando o notebook desliga sozinho.

Tentei com as versões do Ubuntu (9.04, 10.04 e 10.10). Já tentei iniciar direto do CD, Já tentei instalação compartilhada dentro do Windows. Todas as formas de instalação. e sempre acontece a mesma coisa!

Notebook HBuster

Modelo:HBNB-1401/100

Intel Pentium Dual Core T4300

2GB de Memória DDR2

Obs.: Não é problema de hardware, pois usei o Windows 7 pra testar por alguns meses e não aconteceu nada parecido.

Alguma coisa que possa ser no Setup? O que fazer?

P.S.: Segue uma diga para os moderadores/administradores do fórum, era uma boa se tivesse uma área sobre instalação/atualização do Linux. ;)

Tente também com a 9.10, ou ainda tente uma versão mais antiga, como a 8.04. Se der certo, depois é só atualizar pelo próprio sistema!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente também com a 9.10, ou ainda tente uma versão mais antiga, como a 8.04. Se der certo, depois é só atualizar pelo próprio sistema!!

Não acho que vá adiantar, o SO mais atual não instala, imagina os mais antigos!

mas vou tentar e tentar também outras distribuições... Mas ainda gostaria de usar o Ubuntu

O mais engraçado é q ele já veio com uma outra distribuição Linux (KeepOS, creio q a maioria conhece),

Estranho isso amigo, em qual parte da instalação esse erro acontece??

Se instalo dentro do Windows... ele faz a pré-instalação no windows depois que ele reinicia para terminar a instalção, quase no final da instalação... ele desliga!

Se instalo ele do CD, ele faz a mesma coisa, quase no final da instalação ele desliga!

Se apenas inicio do CD (sem instalar) ele roda tranquilamente por alguns minutos, mas não muito tempo, depois desliga!

Suspeito que seja algo com o drive de video (nVidia 9100M G) pois ele é proprietário.

estava quase perguntando sobre cooler, mas você falou q não é problema de hardware

Não acho que seja hardware, pois como já disse, sem poder usar o Ubuntu, estou usando o Windows 7 e já rodei nele aplicações bem pesadas, incluindo jogos...

Se fosse temperatura, acho que teria desligado com o Windows também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já tentou desabilitar o ACPI no setup?poderá desabilita-lo depois tente instala-lo pode ser que dê certo.

Desabilitei o ACPI, e terminou a instalção normalmente, porém o problema ainda persiste. Despois de alguns momentos de uso ele se desliga...

Por alguns momentos achei que ia poder usar o ubuntu tranquilamente...

você nao estaria tentando instalar um Linux 64 em um PC 32 bits?

Embora o note também suporte arquitetura de 64 bits, estou usando o Ubuntu 32 bits mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode ser alguma incompatibilidade com algum hardware do seu note, aparece algum erro ou mensagem? esse dias eu tive um problema parecido ao instalar o Ubuntu 10.10 em um pC mas me retornava um erro ou um problema com IRQ 17 e isso era uma incompatibilidade com a placa de rede, só foi eu desabilita-la no setup e tudo ficou bem. Você fez a gravação dessas Imagens ISO em velocidade bem baixa para evitar perdas ou erros? testou esses Cd's em outro PC? existem também alguns raros casos que no setup do pc é necessário habilitar o Linux para que ele aceite a instalação isso é bem raro mas existe, ele no setup vem configurado para Windows e é necessário mudar para Linux antes de tentar instala-lo. mas pelo jeito deve ser algo com compatibilidade com hardware, verifique se não tem uma mensagem de erro, qualquer coisa ajuda a identificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode ser alguma incompatibilidade com algum hardware do seu note, aparece algum erro ou mensagem? esse dias eu tive um problema parecido ao instalar o Ubuntu 10.10 em um pC mas me retornava um erro ou um problema com IRQ 17 e isso era uma incompatibilidade com a placa de rede, só foi eu desabilita-la no setup e tudo ficou bem. Você fez a gravação dessas Imagens ISO em velocidade bem baixa para evitar perdas ou erros? testou esses Cd's em outro PC? existem também alguns raros casos que no setup do pc é necessário habilitar o Linux para que ele aceite a instalação isso é bem raro mas existe, ele no setup vem configurado para Windows e é necessário mudar para Linux antes de tentar instala-lo. mas pelo jeito deve ser algo com compatibilidade com hardware, verifique se não tem uma mensagem de erro, qualquer coisa ajuda a identificar o problema.

Consegui instalar ele dentro do Windows... mas ainda se desliga após pouco tempo! :huh:

Concordo com você, também acho que deve ser alguma incompatibilidade entre Linux e hardware, talvez até algum driver especifico... o problema é que ele não mostra nenhum sinal de incompatibilidade, O Ubuntu não mostra nenhuma mensagem de erro ou qualquer outra coisa, ele simplesmente desliga repentinamente. Se ele pelo menos ele mostrasse alguma mensagem ou se tivesse algum log, seria mais fácil de identificar o problema! Não tem a opção de escolher o S.O. a ser instalado no Setup.

Minha maior suspeita é com o drive de video, pois ele pede pra atualizar este driver, porém ele se desliga antes de concluir o download, vou baixar o arquivo em outro PC e tentar instala-lo antes que ele desligue.

De qualquer forma... vou continuar tentando!

Isso ai esta me cheirando a aquecimento do processador amigo. Há uma boa possibilidade de ser isso.

Abraço, boas festas a todos!

Posso lhe assegurar com toda certeza que não é aquecimento do processador, pois como já havia dito em postagens ateriores, estou usando o Windows 7 nele a algum tempo, e já rodei aplicações bem pesadas (como o Adobe Premiere e Encore :eek: ) e jogos com gráficos não muito leve, e ele nunca se desligou!!!

E já monitorei a temperatura dele com o Everest! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora precisamos ir com calma porque já estamos no caminho certo, o sistema já está instalado e está funcionando, agora precisamos identificar o que está ocasionando o desligamento repentino dele, quando puder faça o seguinte, quando aparecer o grub (lista que aparece no inicio para que você possa escolher o sistema que quer usar) selecione a segunda opção (recovery mode) depois aparecerá uma nova janelinha selecione "reparar pacotes quebrados" aguarde ele terminar se tiver algo errado ele lhe dirá que será necessário baixar os pacotes ou fazer alguma actualização, coloque "y" ou para dizer que sim que ele pode reparar os pacotes e atualizar o sistema quando ele terminar você seleciona iniciar X coloque seu nome depois sua senha e aguarde ele iniciar caso ele continue no modo texto e não faça nada, escreva startx que ele inicia o modo gráfico, se mesmo assim não iniciar, basta reiniciar o pc e ver se já resolveu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o problema, mas ainda não resolvi...

O kernel dessa de algumas versões do ubuntu, incluindo a 10.04 LTS ( que testei) está super aquecendo algumas mobo de notebooks.

Uma das soluções seria desabilitar permanentemente a ACPI (isso faria com que eu não desfrutasse mais de wireless entre outras coisas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Testado num slackware

Como Root, abra o arquivo abaixo utlizando seu editor de textos favorito, ex:

# gedit /boot/grub/grub.cfg

Localize linha:

Linux /boot/vmlinuz-X.X.XXXX ...bla-bla-bla-bla... ro quiet splash

Insira a seguinte instrução ao final desta linha:

acpi.power_nocheck=1

Salve e reinicie o sistema.

Obs: Execute esta operação o mais rápido o possível, e, de preferência assim que tiver ligado o seu Notebook para que o térmico do processador não o desligue antes de você ter concluído a operação acima, uma vez que o cooler estará desativado.

Sempre que atualizar o seu sistema, verifique se o cooler continua funcionando, caso contrário, o arquivo grub.cfg foi modificado na atualização tornando necessário que você refaça o procedimento acima.

Existe alguma "incompatibilidade" de alguns notebooks com linux, incluíndo o H-BUSTER 1401 em que até mesmo a versão deste notebook com Linux instalado de fábrica, gera este "defeito" de não funcionar o cooler.

O problema vai ser mudar isso na instalação também.....

ai eu só posso te dizer boa sorte.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Testado num slackware

Como Root, abra o arquivo abaixo utlizando seu editor de textos favorito, ex:

# gedit /boot/grub/grub.cfg

Localize linha:

Linux /boot/vmlinuz-X.X.XXXX ...bla-bla-bla-bla... ro quiet splash

Insira a seguinte instrução ao final desta linha:

acpi.power_nocheck=1

Salve e reinicie o sistema.

Obs: Execute esta operação o mais rápido o possível, e, de preferência assim que tiver ligado o seu Notebook para que o térmico do processador não o desligue antes de você ter concluído a operação acima, uma vez que o cooler estará desativado.

Sempre que atualizar o seu sistema, verifique se o cooler continua funcionando, caso contrário, o arquivo grub.cfg foi modificado na atualização tornando necessário que você refaça o procedimento acima.

Existe alguma "incompatibilidade" de alguns notebooks com linux, incluíndo o H-BUSTER 1401 em que até mesmo a versão deste notebook com Linux instalado de fábrica, gera este "defeito" de não funcionar o cooler.

O problema vai ser mudar isso na instalação também.....

ai eu só posso te dizer boa sorte.....

A dica do ynsano funcionou legal também no ubuntu 10.04, embora tenha que alterar o grub.cfg depois de algumas atualizações...

Tópico resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...