Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 110/220 p/12v 40a


Renato durlo

Posts recomendados

Boa Tarde Galera Preciso de uma forcinha para retifica um transformador.

Eu tenho um transformado de 110/220 p/ 11v 40a e um diodo de 40a, e um capacitor de 83000mf 15v ok.

O problema e que quando eu ligo o diodo e o capacitor no transformado a saida vai para 16v.

O que devo faze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim mesmo, a tensão nominal do transformador multiplicado por raiz de 2 vai dar uma tensão maior, mas aí tem a queda de tensão no diodo, por isso achou essa tensão.

Pra retificar é melhor usar 4 diodos ou uma ponte pronta retificadora.

Precisa ligar o que na saída deste transformador? Som de carro? Se for deve funcionar tranquilo, tem uma tolerância no som para carro e com a carga essa tensão vai cair bastante.

Estou meio enferrujado espero não ter confundido alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo.. Se é para som de carro, o melhor mesmo é deixar como está, pois o som tolera essa tensão mais alta a vazio.. Ao puxar corrente ela baixa bastante..

Se tentares regular com CI e transistores, não mais vais poder tirar 40 Amperes a 12 Volts.. A tensão deverá cair um pouco, além de ter de colocar uns 5 a 6 transistores de potência ai..

Então a pergunta que ainda não respondeste.. É para som de carro??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida amigo. Onde você pretende comprar este(s) capacitor(es)? Porque eu estou fazendo uma fonte pra áudio, e estou com dificuldade em achar capacitores de alta capacitancia. Por exemplo: 68.000uF 50V

O máximo que achei até agora foi um de 22.000uF 50V só que custa R$25 cada... Então olha só: 4 Deles já daria R$100! Isso inviabiliza o projeto de uma boa fonte com uma boa etapa de filtragem.

Ou até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida amigo. Onde você pretende comprar este(s) capacitor(es)? Porque eu estou fazendo uma fonte pra áudio, e estou com dificuldade em achar capacitores de alta capacitancia. Por exemplo: 68.000uF 50V

O máximo que achei até agora foi um de 22.000uF 50V só que custa R$25 cada... Então olha só: 4 Deles já daria R$100! Isso inviabiliza o projeto de uma boa fonte com uma boa etapa de filtragem.

Ou até mais.

Só note que 22.000uF é o equivalente a 10 capacitores de 2200uF em paralelo. Muitas vezes essa associação sai por um valor mais baixo, sem contar que os capacitores em paralelo têm uma ESR menor, o que acaba tendo resultados melhores do que utilizar apenas um capacitor de capacitância elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez para 22.000uF tirando o FRETE, compense, mas e para valores muito elevados, como 68.000uF ou até 100.000uF? Ainda valeria a pena?

Provavelmente sim! Pois quanto mais "raro" o capacitor, mais caro ele é. Eu dei só o exemplo desse site para mostrar o valor. Na Santa Ifigênia com certeza ele é mais em conta (2200 x 50V). Eu tenho uma loja de componentes, e te garanto que a diferença de preço de um capacitor de alta capacitância para vários de baixa capacitância é razoável. Se encontrar o de 100.000uF poste o preço dele aqui para termos uma noção.

O único problema de usar vários capacitores em paralelo é o espaço que eles consomem. Apenas esse! Pois dos outros pontos de vista é melhor varios em paralelo, como já disse antes, redução de ESR, redução do custo final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente moro no interior do Rio de Janeiro, e na minha cidade não tem loja de eletrônica. Isso ainda é um grande problema no Brasil, e às vezes o frete/tempo do PAC desanima. Mas obrigado, sua loja possui site ou um telefone para entrar em contato? Vocês vendem para outras cidades? (encomenda por correio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente moro no interior do Rio de Janeiro, e na minha cidade não tem loja de eletrônica. Isso ainda é um grande problema no Brasil, e às vezes o frete/tempo do PAC desanima. Mas obrigado, sua loja possui site ou um telefone para entrar em contato? Vocês vendem para outras cidades? (encomenda por correio)

Olá. Eu vendo apenas aqui na cidade mesmo, e estou no DF, imagina só a demora e o preço do PAC!!

Os melhores preços estão em SP! Compre de lá, que é o melhor negócio. O único problema é comprar em pequenas quantidades, pois muitas vezes o frete sai mais caro que os próprios componentes.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...