Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Alba Salles

Como enviar dados para o pc via porta paralela ?

Recommended Posts

Alba Salles    0

Olá, Já achei vários sites mostrando como enviar dados do pc para a porta paralela, para acender leds, por exemplo. Mas até agora não encontrei muito sobre como fazer o contrário. Preciso enviar 5v para um pino de status da porta paralela. AO receber os 5v, o pc deveria acionar um código para mandar uma mensagem de celular. O código que envia as mensagens já está pronto, e também é possível ler a porta paralela, mas ela não identifica os sinais enviados externamente. Os pinos de status já ficam com 5v normalmente. Li alguma coisa sobre usar buffers, portas lógicas, etc, mas não há nada muito explicativo. Acredito que não seja muito complicado, se alguém tiver alguma ideia, ou um código já pronto (hehe) seria muito bom. Obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
rl_korosi    10

Se você já tem um programa que lê os bits na porta paralela é só jogar os 5V (ou 0V) e ler! Nada mais. O que pode estar com "problema" é que o programa precisa ficar lendo de tempo em tempo a porta paralela, por exemplo a cada 0,5 segundo 10 segundos 5 minutos... depende da urgência da aplicação envia tal mensagem.

Edit

Você não consegue "setar" os pinos de saída! só os de entrada (10, 11, 12, 13 e 15).

Editado por rl_korosi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alba Salles    0
  • Autor do tópico
  • mesmo no Linux? Não sei o que acontece, mas o pc não reconhece os 5v quando ligados aos pinos de saída. Aliás, como eu havia dito, ao medir com o multímetro, esses pinos já estão com 5v antes mesmo de conectar a porta paralela... Então não tem nem como eu ligar "mais" 5v, entende?

    Realmente esse circuito parece ser bastante simples, não consigo descobrir o que estou fazendo errado...

    * pinos de ENTRADA

    Editado por Bcpetronzio
    Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Projetos_afg    34

    Será que não são resistores PULL-UP? Se for, nos pinos de entrada você vai precisar enviar 0V para poder ler. Usa um inversor no circuito, tipo o 7414.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    CeDahmer    1

    Para fazer isso é preciso tomar muito cuidado, não é simplesmente ligar uma tensão em um pino. Primeiro é preciso entender como funciona uma porta paralela, para isso recomendo uma pesquisa no google, que tem muito material sobre o assunto, um site muito bom é o www.rogercom.com.br , lá tem toda a teoria de funcionamento da porta paralela, e alguns exemplos de como fazer o computador ligar leds e ler sensores analógicos.

    Só para esclarecer pelo pouco que eu sei:

    A porta paralela, foi projetada inicialmente pela IBM, para trabalhar com impressoras, então temos oito pinos de saída, formando um Byte, e mais cinco outros que serviam inicialmente para indicar o estado da impressora, e enviar comando para ela. Esses pinos podem trabalhar como entrada ou saída. Saída de 5V, e entrada onde o barramento identifica se no pino tem 0V ou 5V. Para isso é precisso configurar a porta paralela na BIOS. Então os pinos se forem usados como entrada só identificam o sinal 0 ou 1, ou seja ligado ou desligado. Se precisar decodificar um sinal analógico de tensão pode usar um CI ADC0804, mas acho que não é esse seu caso.

    A parte do software como você falou já está pronta. É isso? Explique melhor seu projeto paraq que possamos ajudar melhor.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×