Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como enviar dados para o pc via porta paralela ?


Alba Salles

Posts recomendados

Olá, Já achei vários sites mostrando como enviar dados do pc para a porta paralela, para acender leds, por exemplo. Mas até agora não encontrei muito sobre como fazer o contrário. Preciso enviar 5v para um pino de status da porta paralela. AO receber os 5v, o pc deveria acionar um código para mandar uma mensagem de celular. O código que envia as mensagens já está pronto, e também é possível ler a porta paralela, mas ela não identifica os sinais enviados externamente. Os pinos de status já ficam com 5v normalmente. Li alguma coisa sobre usar buffers, portas lógicas, etc, mas não há nada muito explicativo. Acredito que não seja muito complicado, se alguém tiver alguma ideia, ou um código já pronto (hehe) seria muito bom. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já tem um programa que lê os bits na porta paralela é só jogar os 5V (ou 0V) e ler! Nada mais. O que pode estar com "problema" é que o programa precisa ficar lendo de tempo em tempo a porta paralela, por exemplo a cada 0,5 segundo 10 segundos 5 minutos... depende da urgência da aplicação envia tal mensagem.

Edit

Você não consegue "setar" os pinos de saída! só os de entrada (10, 11, 12, 13 e 15).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

mesmo no Linux? Não sei o que acontece, mas o pc não reconhece os 5v quando ligados aos pinos de saída. Aliás, como eu havia dito, ao medir com o multímetro, esses pinos já estão com 5v antes mesmo de conectar a porta paralela... Então não tem nem como eu ligar "mais" 5v, entende?

Realmente esse circuito parece ser bastante simples, não consigo descobrir o que estou fazendo errado...

* pinos de ENTRADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer isso é preciso tomar muito cuidado, não é simplesmente ligar uma tensão em um pino. Primeiro é preciso entender como funciona uma porta paralela, para isso recomendo uma pesquisa no google, que tem muito material sobre o assunto, um site muito bom é o www.rogercom.com.br , lá tem toda a teoria de funcionamento da porta paralela, e alguns exemplos de como fazer o computador ligar leds e ler sensores analógicos.

Só para esclarecer pelo pouco que eu sei:

A porta paralela, foi projetada inicialmente pela IBM, para trabalhar com impressoras, então temos oito pinos de saída, formando um Byte, e mais cinco outros que serviam inicialmente para indicar o estado da impressora, e enviar comando para ela. Esses pinos podem trabalhar como entrada ou saída. Saída de 5V, e entrada onde o barramento identifica se no pino tem 0V ou 5V. Para isso é precisso configurar a porta paralela na BIOS. Então os pinos se forem usados como entrada só identificam o sinal 0 ou 1, ou seja ligado ou desligado. Se precisar decodificar um sinal analógico de tensão pode usar um CI ADC0804, mas acho que não é esse seu caso.

A parte do software como você falou já está pronta. É isso? Explique melhor seu projeto paraq que possamos ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...