Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de CPU em Acer / emachines e625 Socket S1


D.ofac

Posts recomendados

Primeiramente boa tarde a todos os usuários do forum Clube do Hardware

Estou com um pequeno problema. Um cliente veio me perguntar porque o acer e625 dele estava esquentando muito e se havia a possibilidade dependendo do valor em trocar o processador dele... Bom, a primeira foi fácil! Simples. 2 anos de uso, nenhuma manutenção, pasta térmica passada e sujeira no dissipador. O computador estava funcionando a 53~56º em IDLE e estabilizava em 63º em full!

Enfim, abri o note todo já, limpei o processador (um athlon tf-20 socket s1), o dissipador, dei uma lubrificada no fan, coloquei artic silver 5 e testei o sistema. O processador fica entre 50-55º em IDLE (quando chega a exatos 55º ele liga o fan, estabilizando em 50º). Em full (Jogando starcraft II com tudo no mínimo) ele não passa dos 53º (Chega a 55~57, liga o fan e a temperatura estabiliza em 52~53º com o fan ligado direto depois de uns 5 minutos).

Andei dando uma olhada nos turions X2 socket S1 -> (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1158/2) e então surgiram as duvidas. Qual o processador mais adequado para este acer?

Tendo em vista que, o processador desse notebook é um atl tf-20, portanto, com 15 W de TDP socket S1G1, será que por exemplo, um tl-64 de 35W TDP, não super-aqueceria o sistema? O ideal seria conseguir uma temperatura estável de até no máximo 70º, creio eu.

Se eu der uma lixada/lustrada no contato do dissipador, será q consigo reduzir uns 4~5º em full tl-64? O contato está bem arranhado... Realmente não sei que processador comprar... No fundo eu quero comprar o tl-64, mas estou quase comprando o tl-60 por medo de dar problema. Só pra ressaltar que o dissipador deste modelo é muito bom mesmo! Muito melhor do que de muito hp/sony/toshiba!

Existe a possibilidade também de comprar algum fan melhor para colocar no lugar do original, que não é tão fraco, mas não é potente. Se não me engano, o original funciona a 0,12A, o que não é muito ruin para un fan de 50mm.

Bom, aceito sugestões!

Link para as configurações -> http://www.lapwik.com/acer_emachines_e625

Acho que por enquanto é só!

Daniel Osório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu carcar um processador com 20W a mais de TDP pode aumentar a velocidade do Fan em umas 2000 rpm pra mais ai, senão vai esquentar pra caramba, e estabilizar o processador em 70º é brabo cara, vai fritar a mão do dono do notebook, ele vai reclamar...

Instala o um software que controle o fan e poe la pra aumentar a rotação, e vai controlando pra ver como fica ruido... Ja vi neguinho usando o fan a 6000 rpm enquanto joga, então da pra fazer o mesmo.

Quanto aos TL-60 e TL-64, a diferença e de clock, TDP é o mesmo, então tanto faz, eu sinceramente não vejo diferença nenhuma entre os 2, nem mesmo em desempenho bruto, então pega o que estiver em melhor estado de conservação, porque encontrar um novo desse vai ser difícil (ou nao? - ahuahua)

falou <o.

xD

EDIT: Esqueci de falar, o TL-60 tem litografia de 65nm, e o TL-64 usa 90nm, então o TL-60 consumirá menos e dissipará menos, mesmo tendo o TDP máximo igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu carcar um processador com 20W a mais de TDP pode aumentar a velocidade do Fan em umas 2000 rpm pra mais ai, senão vai esquentar pra caramba, e estabilizar o processador em 70º é brabo cara, vai fritar a mão do dono do notebook, ele vai reclamar...

Instala o um software que controle o fan e poe la pra aumentar a rotação, e vai controlando pra ver como fica ruido... Ja vi neguinho usando o fan a 6000 rpm enquanto joga, então da pra fazer o mesmo.

Quanto aos TL-60 e TL-64, a diferença e de clock, TDP é o mesmo, então tanto faz, eu sinceramente não vejo diferença nenhuma entre os 2, nem mesmo em desempenho bruto, então pega o que estiver em melhor estado de conservação, porque encontrar um novo desse vai ser difícil (ou nao? - ahuahua)

falou <o.

xD

EDIT: Esqueci de falar, o TL-60 tem litografia de 65nm, e o TL-64 usa 90nm, então o TL-60 consumirá menos e dissipará menos, mesmo tendo o TDP máximo igual.

Bom dia Sichieri,

Então cara, acho que voce se confundiu ou eu não me expliquei bem.

Existem 2 modelos de tl-64 e tl-60: Os de litografia 65 e 90 nm. O tl-64 que eu pretendia comprar é de litografia 65 nm (TMDTL64HAX5DC), portanto, deve existir alguma diferença entre a temperatura máxima em full load dos dois processadores... infelizmente não consegui encontrar testes na internet. Tudo que sei é q eles funcionam até 95º.

Com relação ao controlador de fan, eu sinceramente desisti. A bios é um LIXO. E o speedfan não consegue alterar nada... Nem o rivatuner funcionou cara... Já desisti! rsrsrs.

Optarei pelo tl-60 TMDTL60HAX5DC... Estou com muito cagasso de super-aquecer e fritar o x1200 ou o controlador de tensão... E realmente, acho que desempenho bruto, não muda nada entre os dois...

Vou comprar este fan (http://cgi.ebay.com/5V-0-3A-4-Pin-Delta-Cooling-Fan-BDB0505HC-Notebook-/110598325365?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19c02c8475) e este processador (http://cgi.ebay.com/AMD-Turion-64-X2-2-0-GHz-TL-60-CPU-TMDTL60HAX5DC-TESTED-/370403008937?pt=CPUs&hash=item563dbd61a9). Vou gastar R$180,00 +-. E vou cobrar R$500,00! ^^

Deseje-me sorte!

Aliás, que doideira... Vi na sua signature que é engenheiro ambiental...

Estou na graduação! rsrsrs.

Engenharia Ambiental, Agrícola e de recursos hídricos. As profissões do futuro meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pagar R$500,00 num notebook com 2 anos de uso... o cara tem q ser muito leigo...rsrsrsrs

R$989,00 pega um i3 e R$898,00 e e-machines com AMD V140 que já é bem melhor que o TF-40!

Mas bom trabalho!

Concordo em partes... Mas esse cliente é das antigas, e eu fui o único técnico q conseguiu consertar o hp dv2 dele! rsrsrsrs. Sem contar o micro para games que eu montei! Ele não liga de pagar R$500,00 porque é playboy e não entende nada de hardware... Ele pagou R$1600,00 neste notebook, e como para ele o importante é conseguir jogar starcraft 2 na piscina, mesmo que com tudo no mínimo, é mais válido pagar 500 reais pra fazer a manutenção e trocar de processador do que comprar um note por R$1300,00~R$1400,00 que é muito inferior ao desktop dele!

Uma pessoa q tem 2 gtx 470 no desktop não se preocupa muito com dinheiro... rsrsrs.

Agradeço de coração a deus e a todos que me ajudaram e continuam ajudando... Fiquem em paz, voltarei em breve com testes comparativos e mostrar o que consegui fazer com o meu fanzinho e o tl-60.

Grato,

Daniel Osório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...