Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porto Alegre de 110 para 220 (110x2)


ursinhobonito

Posts recomendados

Saí de Floripa e Caxias do Sul que tem tensão 220V e agora estou em Porto Alegre que é 110v. Como tudo o que tenho é 220v chamei um eletricista e fiz a troca do apartamento todo para 220v.

O problema/dúvida é que na verdade agora não tenho mais fase e neutro, mas dois fases cada um com 110v.

Eu uso um no-brake (Equisul Office 1200 - 1,2 KVA) no PC, até pra evitar que ele desligue em caso de falta de energia. Antes, eu tinha um fase e um neutro saindo das tomadas traseiras, agora, ligado nesse duplo 110v, a chave de teste acende dos dois lados. De um lado mais forte do que do outro.

Importante: o prédio é velho e não tem terra em lugar algum (nem no chuveiro)

Dúvida 01: isso pode, no longo prazo, danificar meu PC?

Dúvida 02 (não relacionado): tenho outro no-brake de mesma potência, modelo mais antigo da mesma marca. No transporte a bateria se desconectou. São duas baterias lado a lado, com um fio preto e um vermelho. Para ligar as duas tem um fiozinho pequeno que caiu junto com o vermelho (só o preto estava conectado). Como é o esquema para religar a bateria? Vai o preto no conector preto da 1a. bateria, depois o fio pequeno ligando o vermelho de 1a. bateria no preto da 2a. e o fio vermelho no conector vermelho da 2a. ? Uso esse no Playstation 3 e estou temeroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou muito chegado em sistemas Fase-Fase pra alimentar cargas pequenas, eletrônicas e coisas do tipo, eu deixaria esse tipo de ligação apenas para chuveiros, ar-condicionado, etc, coisas que puxam muitam corrente da rede. Em 220V você economizaria na fiação, já que comparado com 110/127V, a correntre drenada é mais baixa. Enfim, seus equipamentos não vão queimar por causa disso, mas é bom que cada fase esteja protegida por um disjuntor bipolar ou bifasico, um pra cada circuito Fase-Fase. O neutro que chega no quadro do medidor pode ser usado como aterramento a partir dali ou no máximo a partir do quadro de disjuntores, ele deve ser separado do neutro ao longo de toda instalação. Considero importante aterramento em uma rede toda bifáfica. No caso de derivar o fio terra do condutor neutro principal, é importante que na existência de metais em contato com a terra que esteja exposto às pessoas, esses devem ser equipotencializados com o aterramento do neutro, isso é uma medida que evita choque elétricos fatais nesse esquema de aterramento (esquema TN-C-S - http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241). Mas por ser um prédio velho, não creio ser seguro utilizar o esquema TN-C-S, sem saber o estado do neutro e seu aterramento, melhor deixar sem aterramento mesmo ou adotar uma solução do tipo TT (hastes separadas do neutro) e uso de dispositivo DR, mas proteções contra surto - veja tb no topico acima, mas em apartamento tb é difcil usar essa solução.

Sobre a bateria, sabe dizer se elas estão em banco de 24 ou 12V? EDITADO: Na verdade creio que elas estejam formando um banco de 24V. Esse fiozinho pequeno é ligado entre vermelho e preto - positivo de uma bateria e negativo da outra, pra somar a tensão das baterias. Os fios vermelho e preto maiores vai preto no terminal negativo de uma bateria e o vermelho no positivo da outra bateria. Mas confirme antes se de fato são 12 ou 24V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou muito chegado em sistemas Fase-Fase pra alimentar cargas pequenas

Também não gosto!! Além de toda a questão da segurança, alguns equipamentos, por mais incrível que pareça, necessitam ter o neutro como referência...

Já liguei reatores em 220V fase e fase que não partiam as lâmpadas, apresentavam um fator de potência fora da casinha e o mesmo reator, ligado em 220V fase e neutro, partia as lâmpadas sem apresentar problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para registro, mandei um e-mail para a Equisul (fabricante dos meus Nobrakes) e responderam o seguinte:

"quanto a seu primeiro questionamento sem neutro acredito que você vais estar trabalhando com fase + fase sem problemas mais sem terra o equipamento pode até funcionar mais sem nenhuma segurança nem para você nem para o equipamento".

Entendo então que vai funcionar da mesma forma que num sistema fase-neutro sem terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um condutor aterrado, como é o neutro, é mais confiável na dissipação de certos surtos elétricos e como tal uma proteção entre Fase-Neutro pode muito bem lidar com até alguns picos de tensão gerados por raios por exemplo, não todos, vai depender da magnitude dessa descarga, mas um sistema fase-neutro é de certa maneira mais confiável nesse sentido. Suspeito também que num sistema fase-fase os capacitores de filtragem presentes entre Fase-Neutro dentro das fontes não se comporte da mesma maneira, já que não temos mais um referencial de tensão em 0V ou perto disso que dá o neutro. É um assunto que foge um tanto do meu conhecimento, então só posso levantar suspeitas. Esses capacitores também estão dentro da maioria dos nobreaks, filtros e estabilizadores. E os capacitores entre Fase-Terra e Neutro-Terra tb devem se comportar de maneira diferente. É comum por exemplo ao polarizarmos corretamente uma tomada Fase-Neutro, a carcaça reduzir a intensidade de choque numa rede sem aterramento. Até hoje não entendi o porquê, mas funciona! Num sistema Fase-Fase não teria diferença.

Um outro ponto de menor importância são protetores que usam uma topologia de proteção de sinal incomum, mas até certo ponto eficaz no que se propõem, como os protetores E-Terra/E-Clamper, da Clamper. Esses protetores dependem de um neutro aterrado pra realizar de maneira correta suas proteções, num sistema Fase-Fase esse tipo de proteção é inútil na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...