Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Cookies1304

Problema com Phenom X4

Recommended Posts

Cookies1304    0

Olá eu sou novo aqui, eu comprei um Phenom X4 Black edition 3.4ghz, só que, o sistema tá detectando 800mhz, já fiz de tudo, desabilitei o Cool'n Quiet, troquei o multiplicador de clock, mas nada resolve, alguém pode me ajudar? Grato Desde já...

PS: Minha placa mãe é uma ASRock N68-S, tem socket AM3 e aguenta o phenom x4 ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cookies1304    0
  • Autor do tópico
  • 800Mhz não é a frequência das memórias? Posta uma tela aí do seu setup pra gente ter certeza.

Não cara, o próprio painel de controle tá mostrando: Phenom II X4 803Mhz...

Compartilhar este post

Link para o post
    Cookies1304    0
  • Autor do tópico
  • O desempenho está ruim ?

Já conferiu o que o GPU-Z diz ?

Olha, o desempenho tá ruim sim...

Compartilhar este post

Link para o post
    petinhu    3

Cookies, eu tenho o mesmo processador que você, e o clock cai pra 800 mhz quando não está precisando muito do processador, é normal. Isso acontece pra economizar energia e pra esquentar menos o processador. Mas a partir do momento que você precisa dele, o clock sobe de volta pro normal e você tem o desempenho completo.

O clock volta pro nominal quando você precisa de desempenho, quando você abre algum jogo? Checou no CPU-Z?

Se ele não sobe o clock de volta quando você precisa, veja se o Windows não tá gerenciando a energia, de forma a reduzir o clock do processador. É o Windows 7?

Se for, faça isso: vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia.

Veja se não está em "Economia de Energia". Se estiver, troque pra Equilibrado ou Alto Desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
    Cookies1304    0
  • Autor do tópico
  • Cookies, eu tenho o mesmo processador que você, e o clock cai pra 800 mhz quando não está precisando muito do processador, é normal. Isso acontece pra economizar energia e pra esquentar menos o processador. Mas a partir do momento que você precisa dele, o clock sobe de volta pro normal e você tem o desempenho completo.

O clock volta pro nominal quando você precisa de desempenho, quando você abre algum jogo? Checou no CPU-Z?

Se ele não sobe o clock de volta quando você precisa, veja se o Windows não tá gerenciando a energia, de forma a reduzir o clock do processador. É o Windows 7?

Se for, faça isso: vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia.

Veja se não está em "Economia de Energia". Se estiver, troque pra Equilibrado ou Alto Desempenho.

Não muda o clock, e eu já fiz isso... :(

Compartilhar este post

Link para o post
    petinhu    3

Não tá usando nenhum programa que mantém o clock reduzindo não?

EPU Engine ou algo do tipo?

Então não sei cara.

Compartilhar este post

Link para o post
    russo_yf    80

Isso é modo de economia de energia, quando você precisar ele vai subir até 3.4GHz, não desativa Cn'Q não que a sua conta de luz chora. Testa rodando um Prime com o CPU-Z aberto pra garantir.

Compartilhar este post

Link para o post
    Cookies1304    0
  • Autor do tópico
  • Isso é modo de economia de energia, quando você precisar ele vai subir até 3.4GHz, não desativa Cn'Q não que a sua conta de luz chora. Testa rodando um Prime com o CPU-Z aberto pra garantir.

NÃO É! Eu já disativei tudo aqui, e nada muda, já testei, não aumentou...

Compartilhar este post

Link para o post
    RobsonS    81
    Olá eu sou novo aqui, eu comprei um Phenom X4 Black edition 3.4ghz, só que, o sistema tá detectando 800mhz, já fiz de tudo, desabilitei o Cool'n Quiet, troquei o multiplicador de clock, mas nada resolve, alguém pode me ajudar? Grato Desde já...

PS: Minha placa mãe é uma ASRock N68-S, tem socket AM3 e aguenta o phenom x4 ;)

Corrigindo, não aguenta, pelo menos não foi feita pra aguentar. Pelo que voce disse seu CPU é um x4 965, que tem TDP de 125W. Nas especificações da sua mobo: - Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X4 / X3 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors

Provavelmente o problema que voce está tendo é com relação a isso, usando um CPU que precisa de mais energia do que a mobo pode fornecer. Ou voce troca o CPU por um mais fraco com 95W de TDP ou pega uma mobo que dê suporte pra ele.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    dadokeys90    0

pessoal, tambem vivo este problema, no caso minha cpu é x4 955 e minha mobo ecs a785gm-m7, o suporte de cpu dela é o mesmo dessa asrock e meu 955 está chagando aos 67º, tenho suspeita de que a mobo não aguenta, porém no manual diz que aguenta phenom ii x4.

Compartilhar este post

Link para o post
    TijoloEspacial    152

Outra possibilidade é precisar de update de BIOS, mas se o problema é placa mãe que suporta processador de 95W e você está socando um de 125W, nao sei ... só se com underclock e undervolt ... mas não sei muito bem dessa parte HE

Compartilhar este post

Link para o post
    Pistigrilo    495

Também acho que isso é questão de atualizar BIOS. Confira se a versão atual da BIOS de sua placa-mãe suporta o seu processador (inclusive levando em consideração a revisão do mesmo). Se for o caso, a atualização será necessária para um funcionamento correto.

Compartilhar este post

Link para o post
    soullforged    19

Não é questão de atualizar bios.

A placa é feita pra 95w. Você comprou um processador de 140w.

Ela não vai aumentar o clock de jeito nenhum, simplesmente porque se ela rodar no clock de 3,4 o gerenciador de tensão dela vai torrar.

Enfim, o jeito é comprar outra placa mãe, com suporte a processadores de 140w.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    vitorsa    9
    Não é questão de atualizar bios.

A placa é feita pra 95w. Você comprou um processador de 140w.

Ela não vai aumentar o clock de jeito nenhum, simplesmente porque se ela rodar no clock de 3,4 o gerenciador de tensão dela vai torrar.

Enfim, o jeito é comprar outra placa mãe, com suporte a processadores de 140w.

O Phenom II X4 965 Black Edition 3.4GHz não seria 125W?!!Caso for trocar a placa mãe eu indicaria ASUS M4A79XTD EVO,tem tb a ECS AMD A785GM-M Black Series (suporta processadores até 140W)...mas antes de comprar qualquer coisa veja o resto da sua config obviamente!Abs

Compartilhar este post

Link para o post
    alanbr22    3

Não vai adiantar atualizar a bios nao vai resolver, esta placa-mãe como jà dito suporta processadores até 95w, tive esse mesmo problema com uma biostar mcp6p m2+, o jeito foi trocar de placa mãe como foi meu caso, para o processador ficar na frequencia padrão dele, até que tem alguns modelos de placamãe mais simples com suporte 95w que aceita processadores com tensão maior do que o suportado, porém aquece mais o regulador de tensão, mais nem todas infezlimente.

Compartilhar este post

Link para o post
    soullforged    19
    O Phenom II X4 965 Black Edition 3.4GHz não seria 125W?!!Caso for trocar a placa mãe eu indicaria ASUS M4A79XTD EVO,tem tb a ECS AMD A785GM-M Black Series (suporta processadores até 140W)...mas antes de comprar qualquer coisa veja o resto da sua config obviamente!Abs

Existem modelos de 140w e modelos de 125w.

Acho que os de 125w são do stepping C3.

Olhe no cpu-z se é C2 ou C3 e procure informações no oráculo google.

Compartilhar este post

Link para o post
    Corrigindo, não aguenta, pelo menos não foi feita pra aguentar. Pelo que voce disse seu CPU é um x4 965, que tem TDP de 125W. Nas especificações da sua mobo: - Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X4 / X3 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors

Provavelmente o problema que voce está tendo é com relação a isso, usando um CPU que precisa de mais energia do que a mobo pode fornecer. Ou voce troca o CPU por um mais fraco com 95W de TDP ou pega uma mobo que dê suporte pra ele.

Provavelmente e isso mesmo que causa o problema,melhor você trocar ou o processador ou a mobo amigo,porque se ficar assim,pode acabar estragando sua mobo

Amigo,caso você for trocar a mobo,(que na minha opiniao é o melhor a fazer)e caso você ainda queira ficar nas memorias DDR2,sugiro a Compra de uma Asus M3A78-Em. E uma mobo pra memorias DDR2,TDP 140W,PCI-E 2.0 e etc.A ECS A780gm-a Ultra,seria uma boa opcao tambem,mas o problema dela e a Bios da ECS que deixa a desejar

Editado por LucasGomesAMD
    adicionando informacoes

Compartilhar este post

Link para o post
    Maxgrilo    9

Tenho o mesmo problema aqui, mais o estranho é que minha placa mãe aceita de boa o 945 que tem 95w, meu Athlon 64 X2 6000+ tem 125w, a minha é mais estranho ainda pois tem vários usuários que usam o 965 sem problema, o meu reconhece na Bios e no Windows como tendo 3.4 Ghz mais no CPU-Z também mostra 800Mhz, não esta habilitado na Bios nem mesmo instalado o driver CiQ, já desisti, estou esperando comprar a placa mãe nova para poder usar o meu.

Compartilhar este post

Link para o post
    mango    1
    pessoal, tambem vivo este problema, no caso minha cpu é x4 955 e minha mobo ecs a785gm-m7, o suporte de cpu dela é o mesmo dessa asrock e meu 955 está chagando aos 67º, tenho suspeita de que a mobo não aguenta, porém no manual diz que aguenta phenom ii x4.

tenta trocar a pasta termica por uma de melhor qualidade

Compartilhar este post

Link para o post
    Chico Borges    114

Olá, minha placa é ECS 785GM-M7 - 95W e PHENOM x4 955 - 125W,

gostaria de complementar dizendo que também sofro com altas temperaturas, porém é apenas na bios.. a qual acusa 70ºC + -, e no dedometro direto no processador, seguramente não passa de 40ºC.

Tenho dúvida quanto ao desempenho pois sofro 'freezes' de vez em quando, prefiro acreditar que seja algo do windows mesmo.. (7 ultimate x64)

Porém, o clock está certinho. 3,2Ghz, e 1Ghz em Idle (cool and quiet)

Compartilhar este post

Link para o post
    mrssilveira    2
    Olá, minha placa é ECS 785GM-M7 - 95W e PHENOM x4 955 - 125W,

gostaria de complementar dizendo que também sofro com altas temperaturas, porém é apenas na bios.. a qual acusa 70ºC + -, e no dedometro direto no processador, seguramente não passa de 40ºC.

Tenho dúvida quanto ao desempenho pois sofro 'freezes' de vez em quando, prefiro acreditar que seja algo do windows mesmo.. (7 ultimate x64)

Porém, o clock está certinho. 3,2Ghz, e 1Ghz em Idle (cool and quiet)

Você está medindo a temperatura com o DEDO encostando perto do processador?

1 - Você pode estragar componentes da placa mãe fazendo isso, devido a eletricidade estática.

2 - A temperatura exibida na bios é interna ao processador, e a tempatura exibida nos programas de medição (Everest, Hwmonitor...) são dos núcleos do processador, que são muito mais quentes, e estes não podem passar de 62 graus, segundo especificações do fabricante

ps: Não tenho certeza se no caso dos AMD a temperatura dos núcleos é medida com um sensor em cada um, separadamente.

Neste seu caso, com certeza esses "freezes" são devidos a tempertura, pois se está perto dos 70 graus (não tenho a bolinha aqui no meu teclado) pode danificar seu processador ou diminuir sua vida útil. Recomendo que revise imediatamente a instalação do cooler e orefrigeração do pc.

Compartilhar este post

Link para o post
    Chico Borges    114
    Você está medindo a temperatura com o DEDO encostando perto do processador?

1 - Você pode estragar componentes da placa mãe fazendo isso, devido a eletricidade estática.

2 - A temperatura exibida na bios é interna ao processador, e a tempatura exibida nos programas de medição (Everest, Hwmonitor...) são dos núcleos do processador, que são muito mais quentes, e estes não podem passar de 62 graus, segundo especificações do fabricante

ps: Não tenho certeza se no caso dos AMD a temperatura dos núcleos é medida com um sensor em cada um, separadamente.

Neste seu caso, com certeza esses "freezes" são devidos a tempertura, pois se está perto dos 70 graus (não tenho a bolinha aqui no meu teclado) pode danificar seu processador ou diminuir sua vida útil. Recomendo que revise imediatamente a instalação do cooler e orefrigeração do pc.

Bom, não testo a temperatura com o dedo, mas no dia em que comprei a máquina, levei a máquina na assistência, onde o técnico da garantia constatou o problema comigo, e abriu a maquina e ambos vimos que ele estava frio. então me me importei, agora estou em duvida, se levo lá de novo, ou não..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais