Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leandro DL

Ajuda para reduzir perdas de tensão circuito.

Recommended Posts

Olá amigos. Estou desenhando um circuito de Fade-Out para uma lâmpada, usando um Opamp. Acontece que, alimentando o CI com 12V, na saída dele eu tenho cerca de 10,5V devido às caracteristicas do próprio componente.

Aplicando 10,5V à base de um transistor BIPOLAR, 12V no coletor, no emissor eu tenho (10,5V - 0,7V) 9,8V para alimentar a lâmpada.

Com essa queda de 2V, a lâmpada já acende com brilho reduzido.

Alguém teria alguma ideia de como reduzir tantas perdas assim no circuito?

Um mosfet seria ideal, porém o circuito ficaria mais complexo (acredito), pois teria que trabalhar com PWM.

A tensão que disponho é de apenas 12V.

Valeu. :cool:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegue esta saída do opamp e jogue num transistor bipolar, mas em configuração emissor comum (com o emissor aterrado). No coletor desse transistor você coloca um resistor ligado até os 12V. Assim, no coletor do transistor, você terá a tensão excursionando de 12V (com o transistor em corte) até 0,2V (com o transistor saturado).

É exatamente no coletor que você deve ligar a base do outro transistor, pois assim você vai diminuir o teu problema de queda de tensão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pegue esta saída do opamp e jogue num transistor bipolar, mas em configuração emissor comum (com o emissor aterrado). No coletor desse transistor você coloca um resistor ligado até os 12V. Assim, no coletor do transistor, você terá a tensão excursionando de 12V (com o transistor em corte) até 0,2V (com o transistor saturado).

    É exatamente no coletor que você deve ligar a base do outro transistor, pois assim você vai diminuir o teu problema de queda de tensão.

    Obrigado! Mas aí surge um outro probema. O Opamp alimentado com tensão assimétrica, com a saída "baixa", fica com cerca de 1,5V, mantendo sempre o transistor em condução. Na configuração de emissor comum, usando um resistor de 1K entre coletor e 12V, terei uma tensão de provavelmente 0,7V no coletor.

    Eu disponho apenas de 12V assimétrico.

    Valeu!! :cool:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×