Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe wine para rodar aplicativos MAC OS X?


beegou

Posts recomendados

Oi galera, estou usando ubuntu 10.10 e tenho gostado muito. Programas. Customizacao do desktop e tudo mais. Estarei instalando o WINE para rodar aplicativos windows, pois ainda gosto de usar photoshop, microsoft office etc. (li que são totalmente compativeis). Mas minha pergunta é: com o wine eu nao consigo rodar aplicativos mac os x? (os dmg)? Se sim, como? Se não, existe alguma alternativa que faça isso? É possível? Obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, no WINE você não vai conseguir rodar nada porque ele é especificamente para Windows. Porém mantenho a minha palavra de que provavelmente você não vai conseguir por causa da diferença de arquitetura, tipo de programação, burocracia, etc.

Quando mudei para Linux, já estava acostumado com o MS-DOS e tive que redecorar todos os comandos e as sintaxes diferentes hehehe. O que eu quero dizer é que há programas equivalentes aos do Windows e do MAC OS no Linux, que tem apenas diferenças básicas. Acho o Wine muito lento, principalmente pelo fato de ser um programa beta o tempo todo. Com o tempo você pode se acostumar com os programas do Linux perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum entendi! hehe é muito lento então? Eu queria dar uma testada nele. você nao conhece nenhum tutorial pra instalar o wine? Bah é quen ao consigo me acostumar mesmo com openoffice.. nao me desce a garganta aquilo hehe mas quanto ao linux eu ahco melhor mesmo que windows, e até que mac os. é leve. personalizavel. linux é melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que o sistemas da família *NIX são melhores principalmente pela parte segurança, ele é mais rápido porque trabalha melhor com a memória. O WINE é um beta eterno porque a M$ sempre está lançando um Windows novo. Quanto a velocidade, sim, ela deixa bastante a desejar.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-e-configurando-o-Wine/ Aqui tem um tutorial bastante interessante sobre o WINE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda amigao! Ah pois é, mas e se eu instalo o WINE e pego um programa ANTIGO ou algo assim.. na teoria nao erap ra ficar bom? Claro que programa novo atualzado toda hora ou windows novo dai complica mas programas antigos.. por ecemplo um office 2003, deve ter uma compatibilidade 100% certinha por exemlpo ao invés do office 2010 por exemplo... n?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs.: alguns programas antigos como os do msdos já são meio complicados de rodar no Windows, então no wine pode ficar um pouco pior =D

Obs2.: o Cross-over faz rodar programas do windows no mac também mas não do linux pro mac =)

Obs3.: O mac-o$ foi um ramo do linux na época que não existia nenhuma lei ou erão bem precarias sobre software livre. Então o mac-o$ se tornou proprietário e não divulga nem a pau seus códigos fontes, tanto é que a maioria de seus computadores são feitos para funcionar só com o mac-o$ embora quase sempre foram descobertos métodos de se quebrar essa segurança dos I-Mac. Olhem esse link http://linuxoniphone.blogspot.com/2010/05/android-on-iphone-3g.html onde consseguirão rakear um I-phone.

Obs4.: Tente se acostumar com os programas nativos do Ubuntu que tem um desempenho maior do que os emulados no wine. Eu me acostumei muito bem ao gimp e ao open office, apesar de este ultimo pertencer a oracle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

O usuário NÃO abriu este tópico para pedir incentivo no abandono do office, mas sim para tentar utilizar o OFFICE no WINE. Pela minha experiência como usuário do WINE, versões antigas de programas para WINDOWS costumam funcionar melhor que as novas. A situação é diferente de tentar executar um programa do msdos no WINDOWS. O WINDOWS NÃO é feito para executar programas do msdos, e por isto estes programas vão ficando cada vez menos compatíveis com o WINDOWS. Já o WINE tenta acompanhar o desenvolvimento do WINDOWS (apenas tenta, NÃO consegue), e está sempre alguns passos atrás. O WINE só suprirá com perfeição a falta do WINDOWS (assim como o DOSBOX supre a falta do msdos) se WINDOWS parar de ser desenvolvido. Não uso o office no wine, mas existe maior chance de o office 2003 funcionar (ou funcionar com menos "bugs") do que o office 2010. Encontrei alguns endereços na internet ensinando a instalar o office 2007 no WINE:

http://samanathon.com/how-to-install-microsoft-office-2007-in-ubuntu-804/

http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=4992&iTestingId=27927

Funcionará em algumas versões do LINUX/WINE, mas NÃO em todas.

O WINE é assim mesmo, é frequente a necessidade de adaptações para que os programas instalem e funcionem.

Eu espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...