Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
jonasdonato

Leds sequencial

Recommended Posts

[ATTACH]78795[/ATTACH]oi galera sou novo no forum e queria saber se podem me ajudar?

bem estou montando uma especie de luminária com leds [ATTACH]78795[/ATTACH] se consegurem img?s=MLB&f=88003458_2654.jpg&v=P e +- isso q qero =so q na luminária que vou montar sao 9 leds de cada cor montados juntos formando 5 cores ou 5 grupos de 9 leds e eu preciso que eles acendam de forma sequencial tipo assim

verde,azul,vermelho,branco

dei uma olhada nesse circuito aqui: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_38.asp

pensei em montaresse circuito com os leds mudando a resistenci a de modo que qando uns leds apagasem outros acenderiam sera q da certo me ajudem a montar !! os leds sao alto brilho neon 3,4 volts e 20 m amperes ( se posivel alterar velocidade)

:eek::unsure:

minha ideia veio desse produto :Dhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160858388-dj-mala-satelite-c-sequencial-tenho-também-strobos-luz-negra-_JM

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
[ATTACH]78795[/ATTACH]oi galera sou novo no forum e queria saber se podem me ajudar?

bem estou montando uma especie de luminária com leds [ATTACH]78795[/ATTACH] se consegurem img?s=MLB&f=88003458_2654.jpg&v=P e +- isso q qero =so q na luminária que vou montar sao 9 leds de cada cor montados juntos formando 5 cores ou 5 grupos de 9 leds e eu preciso que eles acendam de forma sequencial tipo assim

verde,azul,vermelho,branco

dei uma olhada nesse circuito aqui: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_38.asp

pensei em montaresse circuito com os leds mudando a resistenci a de modo que qando uns leds apagasem outros acenderiam sera q da certo me ajudem a montar !! os leds sao alto brilho neon 3,4 volts e 20 m amperes ( se posivel alterar velocidade)

:eek::unsure:

minha ideia veio desse produto :Dhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160858388-dj-mala-satelite-c-sequencial-tenho-também-strobos-luz-negra-_JM

Procure por "Sequencial com 555 e 4017". Para ligar 5 Leds em cada saída do 4017 você vai precisar de um transistor BD139 ou BC639 para cada conjunto de leds (ligados em paralelo, com 1 resistor pra cada led).

Simples assim!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • valeu, mais isso eu ja tinha visto meu problema e que eu preciso ligar 9 leds em cada saida :D

mais mesmo assim se você puder tem como me mandar esse circuito desenhado ;)

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ola o meu problema e que eu quero ligar nove leds em cinco saidas do 555 vai vicar mais ou menos assim

saida1=9leds azul

saida2=9led vermelho

saida3=9leds amarelo

saida4=9leds verde

saida5=9leds branco

outro problema e que tenho que fazer duas unidades iguais desta luminaria e as duas tem que funcionar no mesmo tempo e a alimentação tem que se 12 volts

me ajudem !!

Compartilhar este post

Link para o post
    ola o meu problema e que eu quero ligar nove leds em cinco saidas do 555 vai vicar mais ou menos assim

saida1=9leds azul

saida2=9led vermelho

saida3=9leds amarelo

saida4=9leds verde

saida5=9leds branco

outro problema e que tenho que fazer duas unidades iguais desta luminaria e as duas tem que funcionar no mesmo tempo e a alimentação tem que se 12 volts

me ajudem !!

O 555 só tem 1 saída! Você tem que ligar cada conjunto de LED em uma determinada saída do 4017.

Na imagem eu coloquei apenas 3 LED's, mas você irá ligar os 9 LED's todos da mesma forma.

Ligue assim:

post-797935-13884958195007_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

As duas tem que estar sincronizadas?

Bom... Tem N formas de fazer isso... Talvez a mais fácil seja você montar apenas um circuito com o 555, tipo esse:

ast555.gif

Este circuito você alimenta com 12V direto, sem problema algum.

A saída deste circuito você tem que ligar num cabo... Pode ser um cabo desses:

35-922-large.jpg

Esse é um cabo 3 x 1,5mm. Ele tem 3 fios dentro daquela capa de borracha preta: um preto (que você liga no negativo de tua fonte de 12V), um vermelho (que liga no positivo de tua fonte de 12V) e um azul, que vai ligar na saída do 555.

Na outra ponta desse cabo você liga o sistema de luminárias. Nessa luminária você vai ter o 4017 que vai acionar os transistores, igual ao circuito que o Leandro colocou. A entrada de clock do 4017 você liga no cabo azul, que vem do 555. Ligue as duas luminárias em paralelo e pronto.

O sistema completo seria algo mais ou menos assim:

47327d1287699706-555-4017-high-bright-led-driver-sequenz-led-high-con-ne555-cd4017.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A proposito leandro Dl eu sigo o modelo dos leds na imagem todos os nove na mesma saida ou em sidas diferentes? e as duas unidades tem que fucionar sincronizadas e posso ligar os cinco grupos de leds no 555

Compartilhar este post

Link para o post
    A proposito leandro Dl eu sigo o modelo dos leds na imagem todos os nove na mesma saida ou em sidas diferentes? e as duas unidades tem que fucionar sincronizadas e posso ligar os cinco grupos de leds no 555

Não amigo, você está fazendo confusão!!

Repare nos esquemas que o amigo cabteixeira postou! Você irá ligar os LED's nas saídas do CD4017 através dos transistores!

Olhe atentamente a última imagem que ele postou, e olhe a que eu postei, que você entenderá como ligar.

Para o resto das ligações, siga os passos indicados por ele!

:cool:

No esquema abaixo, coloquei apenas 2 LED's por cada transistor, mas você deve continuar a mesma ligação até completar os 9 LED's por cada transistor.

post-797935-13884958197296_thumb.jpg

Editado por Leandro DL
    Editei e adicionei um esquema postado anteriormente para facilitar o entendimento.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ok amigo muito obrigado to começano a entender no caso aqui vai ser u transistor em uma das saidas do 4017 para os nove leds de cada cor

por exemplo saida1:resistor-transistor-nove leds azul com resistor ligados em paralelo.

por exemplo saida1:resistor-transistor-nove leds verde com resistor ligados em paralelo.

... ate completar as cinco cores que quero sendo ligadas cada cor ou seja nove leds em uma saida do 4017 usando o transistor??

seria saida 1= azul saida 2=verde e assim por diante...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • por exemplo saida2:resistor-transistor-nove leds verde com resistor ligados em paralelo.

escrevi errado

Compartilhar este post

Link para o post
    ok amigo muito obrigado to começano a entender no caso aqui vai ser u transistor em uma das saidas do 4017 para os nove leds de cada cor

por exemplo saida1:resistor-transistor-nove leds azul com resistor ligados em paralelo.

por exemplo saida1:resistor-transistor-nove leds verde com resistor ligados em paralelo.

... ate completar as cinco cores que quero sendo ligadas cada cor ou seja nove leds em uma saida do 4017 usando o transistor??

seria saida 1= azul saida 2=verde e assim por diante...

Sim! Desse jeito mesmo. Só no segundo exemplo que você repetiu a saída 1, mas acredito que foi erro de digitação. É pra ser a saída 2 ali. Como você vai usar apenas 5 saídas do 4017, tire o PINO 15 do terra e ligue ao PINO 1 direto, sem resistor nem nada.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • foi sim ja corrigir muito obrigrada mesmo é bom saber que ainda exitem pessoas como vocês e se precisarem de alguma coisa pode contar se eu souber to aqui rsrs valeu mesmo galera

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ola amigo só mais uma dúvida posso subistituir os resistores dos leds de 560 por resistores de 470 ohm

Compartilhar este post

Link para o post
    ola amigo só mais uma dúvida posso subistituir os resistores dos leds de 560 por resistores de 470 ohm

Pode sim. Sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • o resistor variavel dos terminais 6 e 7 é de 150k faria diferença se fosse de 100k ?

posso ligar mais de nove leds no transistor ? até quantos pode ser?

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
    posso ligar mais de nove leds no transistor ? até quantos pode ser?

Não fará tanta diferença usar de 100K. Pode ligar 18 LED's em cada transistor sim. Podem ser ligados mais de 100 LEDs em cada transistor; pra isso precisaria de um dissipador de calor para os transistores e um outro transistor antes do TIP31, servindo como "drive". Se pretende ligar 100 ou mais LED's em cada transistor, é melhor trocar o TIP31 por um MOSFET, como por exemplo o IRFZ46N.

Editado por Leandro DL

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • como eu faço pra identificar os terminais do cd4017 e do 555 ?? so tenho mais essa dúvida e depois ja vou montar e assim que terminar posto as fotos !!

Compartilhar este post

Link para o post
    como eu faço pra identificar os terminais do cd4017 e do 555 ?? so tenho mais essa dúvida e depois ja vou montar e assim que terminar posto as fotos !!

4017 e 555

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • muito obrigado ja comecei a montar o circuito e vou pedir os leds melo mercado livre vleu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais