Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CD4511 com display de 7 segmentos


Queiros19

Posts recomendados

tenho um projecto escolar com um IC cd4511 ligado a um display de sete segmentos esse é o meu trabalho para apresentar, mas tanto quanto pesquisei apenas consigo mudar os numeros através das entradas D,C,B,A ligando-as a 0v ou a 5v ele muda-me automaticamente mas o meu professor diz que nao tem graça e pede algo mais.

e então quero fazer com dois botões ou mais para aumentar e diminuir os numeros , quero apenas com 0 a 9 (dez digitos) , nao mais que isso

teria que usar o maximo de portas logicas possoveis como o caso do AND OR XOR e NOT.

obrigada pelo tempo perdido e gostaria de algumas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você puder utilizar flip-flops, o melhor é montar um contador de década com 4 JK's e uma NAND

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electronic/bincount.html#c2

A saída de cada flip flop você liga no CI. Colocando uma chave no lugar do primeiro clock você consegue aumentar o numero de 0 à 9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então segundo percebi eu so preciso de montar o cd4511 com os High e Low para o sete segmentos e nas entradas do cd4511 ligo-lhe as saidas do hcf4510b (D, C, B, A)

para alimentar os dois CI preciso apenas de tensão entre 3 e 15 V certo? penso que um uma fonte de 5v e resitores de 220ohms para cada segmento seria o correcto

gostaria de alguma urgencia nesta resposta ate porque começo a ficar com um prazo apertado para a entrega deste trabalho

grato pelo tempo dispendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fico desde ja muito grato pelo esquema aqui postado e do tempo perdido

penso que vou amanha comprar as peças todas para começar a montar

mas ainda me sobram algumas perguntas:

se eu ligar o UD do 4510 a 5V ele soma

se eu ligar o UD do 4510 a 0V ele desce

mas para ele subir como tenho de ligar a 5V e depois desligar e nao ligar a nada , voltar a ligar a 5V e depois novamente a nada certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas para ele subir como tenho de ligar a 5V e depois desligar e nao ligar a nada , voltar a ligar a 5V e depois novamente a nada certo ?

O correto é ligar a 0V. Não deixar a entrada flutuando.

você pode usar uma chave simples ON/OFF de duas posições. a Posição OFF você liga no 0V.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...