Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para L590 até R$200,00


guitarro17

Posts recomendados

Olá!

Tenho a seguinte configuração num gabinete Satellite L590:

CPU AMD AM3 PHENOM II X4 945

MB AM3 ASUS M4A78T-E

MEM DDR3 2GBx2 1600MHZ CORSAIR

VGA HD 4890 VAPOR X

HD SATA2 500G SAMSUNG

Porém, noto que a CPU está esquentando um pouco e queria saber o que poderia fazer para dar uma esfriada, gastando no máximo uns R$200.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a temperatura que seu processador está chegando? As vezes nem precisa comprar um cooler, alguns fans gastando uns 30 reais já pode resolver muita coisa. Organizar os cabos do gabinete também ajuda. Criar uma certa circulação de ar no seu gabinete mais livre de obstáculos (cabos) influência bem na temperatura do gabinete.

Mas já vai dando uma olhada nos coolers, até R$ 200 reais você pode pegar tal como o nickmetin falou um Ice Age Prima Boss ll (http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_12523_4109_Cooler-IceAge-Prima-Boss-II-120mm-IA-120B2-5x-8mm-Heatpipes-BOX) ou também um Thermax Eclipse II (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:196&sugestao=OK), sou suspeito para falar dele, eu comprei um =]. Ou CNPS10x Peforma (http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:551/cooler-cpu-zalman-cnps10x-performa).

Ai vai depender do seu gosto. Ambos coolers tem desempenho parecidos mas tem algumas particularidades. Se pode até tirar algumas dúvidas aqui (http://forum.clubedohardware.com.br/phenom-x4-965/884305)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

guitarro17

Estou começando pela ventilação do seu gabinete porque sem uma ventilação

boa nenhum cooler de processador vai produzir sua eficiência normal, assim,

vejo como fator determinante para indicar um cooler para o processador saber

como está a ventilação do seu gabinete.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre a temperatura, amanhã terei q ver isso, pois não estou em casa hoje, e daí posto aqui.

Mas, desculpe pela pergunta de leigo, mas qual a diferença de cooler e fan? E nos casos desses coolers q vocês indicaram, em q parte do gabinete eu instalaria?

guitarro, Cooler = é o conjunto de fan (ventoinha ou ventilador) + dissipador.

Fan = ventoinha.

O Cooler é instalado sobre o processador, justamente para resfriá-lo.

O Fans são instalados nas entradas de ar e nas saídas de ar do gabinete, cada qual com a sua função, embora sirvam à um mesmo propósito que é manter o gabinete em condições normais de temperatura. Os fans ou ventoinhas de entrada são para jogar o ar ambiente para dentro do gabinete (o que é o caso do seu fan lateral de 22cm), e os fans ou ventoinhas de saída têm a função de exaustor, expulsando o ar quente do gabinete, gerado pelos equipamentos presentes no mesmo.

Será que me expressei corretamente, de uma maneira simples? Acho que sim.

Como o adcarvalho já disse, como está o seu gabinete em relação as ventoinhas? O que você tem instalado, além do fan lateral de 22cm?

Uma foto do Satellite L590, com as Suas dimensões, para facilitar o pessoal:

satellitel590.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, cheguei agora em casa e fui verificar o que vocês pediram. Constatei o seguinte:

1 - O gabinete só tem a ventoinha lateral mesmo, e é um ventilador mesmo, pois joga ar pra dentro.

2 - Não tem nenhuma ventoinha/fan/cooler nem na frente e nem atrás :S

3 - Quanto a temperatura da CPU, etc, segue uma imagem dela num estado "normal":

ribzth.jpg

E aí, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

guitarro17

As temperaturas que postou estão um pouco altas para o pc em idle, como

você disse que não tem ventoinhas (fan) instaladas na parte frontal e na

traseira do gabinete, seria bom antes de pensar em substituir o cooler do

processador, instalar duas ventoinhas de 120mm e verificar se vai reduzir o

suficiente as temperaturas do seu hardware, afinal não é só o processador

que está quente, mas também a placa de vídeo, a placa-mãe e o HD.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um conjunto de ótimas recomendações de Fans feita pelo Yochi nesse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/fan-gabinete/885550 e que segue logo abaixo:

Depende. Você privilegia baixo ruído ou eficiência?

Eficiência:

Spire (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:166&sugestao=OK)

CFM: 99,6

dBA: 19~34

Baixo ruído:

Akasa Apache Black (http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:615,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-fn058-apache-fan-black)

CFM: 57,53

dBA: 6.9~16.05

Cooler Master R4-L2R-20AC-GP (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:224)

CFM: 69,69

dBA: 19

Eficiência e ruído médio:

Akasa Viper (http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-fn059-viper-fan)

CFM: 83,63

dBA: 6.9~28.9

Eu não estou conseguindo encontrar as especificações da quantidade de fans que é possível colocar no seu gabinete. Acredito que dê para colocar um Fan de 120 mm atrás do seu gabinete, no modo exaustor, isso é jogando vento quente de dentro do gabinete para fora. Não sei se há espaço para um fan na frente de seu gabinete funcionando como ventilador, isto é, jogando o vento frio de fora do gabinete para dentro. É assim que se criar um fluxo de ar no gabinete.

Essa é uma foto da arrumação do meu gabinete. Sei que não é parecido com o seu mas só para ter uma ideia e capitar o conteúdo.27122010256.jpg

Assim é interessante que a configuração dos Fans que você colocar no gabinete funciona melhor se o fluxo de ar (CFM) no sentido de exaustor (jogando o ar quente de dentro do gabinete para fora) for maior que no sentido ventilador (jogando ar frio de fora do gabinete para dentro)

Como se pode ver no meu caso existe 2 Fans ( 120 mm/50 CFM - 200 mm/110 CFM Total de 160 CFM) como exaustores e 1 Fan (200 mm/110 CFM) como ventilador

Criando um fluxor de ar dentro do gabinete. Isso ajuda a controlar a temperatura do processador, placa mãe, memória, placa de vídeo. Sem a necessidade de um cooler. Só se isso não funcionar que então tem que se analisar o melhor cooler para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na foto que eu postei, está a configuração dos fans:

frontal: 80mm,92mmm ou 120mm

lateral:220mm (já incluído no case)

traseiro: 120mm

A opção melhor e mais indicada é colocar 1 fan de 120mm na parte frontal e 1 fan de 120mm na parte traseira do gabinete.

Pesquisando no CdH, eu descobri que apesar do fan lateral do Satellite L590 ser de 220mm, Ele tem só 55CFM, o que é baixo para um fan desse tamanho.

Dei uma procurada no Akasa Viper, mas Ele acabou ficando sem estoque, o que seria uma ótima solução para a resolução desse problema de temperatura.

O Spire também é bom, porém o ruído é alto.

Yoshi, dá uma ajuda aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, então a sugestão de vocês seria, pra começo de conversa, um exaustor na parte de trás do gabinete e um ventilador na frente, certo?

O ventilador na frente eu já to usando um ventilador mesmo hehehe mas vou ver isso aí e assim que tiver feito eu posto se houve alguma mudança :)

Obrigado!

Ah, na parte de cima do gabinete, vocês indicam o que? Exaustor ou ventilador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, então a sugestão de vocês seria, pra começo de conversa, um exaustor na parte de trás do gabinete e um ventilador na frente, certo?

O ventilador na frente eu já to usando um ventilador mesmo hehehe mas vou ver isso aí e assim que tiver feito eu posto se houve alguma mudança :)

Obrigado!

Ah, na parte de cima do gabinete, vocês indicam o que? Exaustor ou ventilador?

guitarro17, aquela foto que eu postei é igual a do seu gabinete? Espero que você tenha visto.

Vamos lá: ventilador na frente (que você já está usando para trazer o ar de fora para dentro do L590) , exaustor atrás (para expulsar o ar quente para fora do gabinete), ventilador lateral (trazer o ar de fora para dentro).

Perguntei se o seu gabinete é o da foto, porque aquele não tem lugar para fan superior. Pelo menos é o que diz a especificação Dele. No entanto, agora depende da sua resposta.

Quanto aos fans, o petinhu comprou o Akasa Apache Black, que é muito bom mesmo e silencioso.

Dê uma olhada:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:615,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-fn058-apache-fan-black

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, desculpe, é aquele mesmo, e realmente não tem lugar para um fan na parte superior.

Bom, o ventilador lateral já tá ali hehe mas até pergunto, o que vem com ele, não seria interessante trocar por outro "mais potente"? porque ele é muuito silencioso, eu não ouço nada nada...

E claro, vou seguir a indicação e colocar um exaustor atrás e um ventilador na frente, mas acho que procurarei por lojas aqui na cidade mesmo, já que é uma solução mais "simples".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

guitarro17

Basicamente a ideia é essa, um ventilador na frente e um exaustor

atrás, o da lateral complementando a ventilação, se o exaustor for

um pouco mais potente que o ventilador é melhor para equilibrar o

fluxo de ar que entra com o que sai, resolvida essa parte, se

necessário, vamos cuidar do cooler do processador.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz exatamente o que você falou: coloquei na parte de traz um Aluminium Frame Case Fan de 120mm como EXAUSTOR (o último da página: http://www.evercool.com.tw/products/fan_al.htm ) mais potente.

Na parte da frente, como VENTILADOR, coloquei um fan simplezinho daqueles pretos de 120mm tb igual a esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166275342-cooler-ventilador-case-super-fan-120mm-su2-so-999-_JM .

As temperaturas, em idle, por enquanto tão assim:

nowwnc.jpg

Pelo que eu notei, a principal queda de temperatura foi no HD.

Alguma sugestão de testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com a instalação dos fans você baixou 3°C na CPU e na placa-mãe, no HD

foi mais considerável, só não mexeu foi na VGA.

Vamos ver como melhorar os resultados, quando você instalou os fans deve

ter notado que no local de instalação existe uma área com furinhos e isso só

serve para prejudicar a passagem do ar e produzir ruído, se você conseguir

cortar a chapa com os furinhos correspondente a passagem de ar do fan, na

frente e atrás, vai dar uma melhorada. Se achar que as temperaturas ainda

não estão boas, pode pegar um cooler mais eficiente para o processador, um

Coolermaster Hyper TX3 já deve diminuir mais a temperatura do processador,

quanto a placa de vídeo se ela já tiver algum tempo de uso você pode fazer

uma limpeza nela e substituir a pasta térmica por uma de boa qualidade como

Arctic Silver 5 ou outra do mesmo padrão. Até agora ainda não gastamos os

200,00.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, vou ver se consigo fazer esse esquema de tirar essa parte dos furinhos, ela realmente deve atrapalhar.

Bom, quanto aos R$200,00, acho que vou aproveitar que não precisei gastar muito dessa vez e ficar por isso por enquanto, vou fazer o esquema dos furinhos e deixar pra melhorar o cooler do processador daqui um tempo :D

Muuito obrigado pela ajuda, e quando eu decidir retomar, eu levanto esse tópico :D

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...