Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
ShadowForce

[Resolvido] Fan para Gabinete

Recommended Posts

Qual fan 120 devo colocar na lateral de meu HAF 922?

mano eu te indicaria um spire blue star com cfm de 99.6e ruido de 35db

se quiser algo mais silencioso eu de indicarai o cm r4 de 79 cfm e 19 db

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende. Você privilegia baixo ruído ou eficiência?

Eficiência:

Spire (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:166&sugestao=OK)

CFM: 99,6

dBA: 19~34

Baixo ruído:

Akasa Apache Black (http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:615,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-fn058-apache-fan-black)

CFM: 57,53

dBA: 6.9~16.05

Cooler Master R4-L2R-20AC-GP (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:224)

CFM: 69,69

dBA: 19

Eficiência e ruído médio:

Akasa Viper (http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-fn059-viper-fan)

CFM: 83,63

dBA: 6.9~28.9

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Estava lendo que seria melhor somente uma fan de 200mm do que 2 de 120mm, isso é verdade?

Se sim, qual eu poderia colocar de 200mm?

Compartilhar este post

Link para o post

Novamente, depende. Você deve considerar a refrigeração do gabinete como um todo e não seu diversos componentes isoladamente.

Se é vantagem ou não colocar um fan lateral de 200mm ou dois de 120mm, dependerá do CFM total de injeção e do CFM total de exaustão.

Vamos por partes. todo fan (ventoinha) tem um número que representa o volume do fluxo de ar que ele "puxar" de um lado para o outro: é o CFM. Quanto maior o CFM, melhor o fluxo de ar, ou seja, quanto maior o CFM, maior é a quantidade de ar que ele consegue "puxar".

Todo gabinete deve ter entrada e saída forçada de ar, para que não acumule ar quente dentro dele. Ocorre que o CFM de entrada e saída de ar deve ser mensurado, de tal forma que você tenha maior CFM na exaustão do que na injeção.

Assim, você deve somar o CFM de todos os fans que fazem a exaustão do ar em seu gabinete e, separadamente, somar o CFM dos fans que fazem a injeção do ar. Como já disse acima, é ideal que a somatória da exaustão seja superior à da injeção.

Feito isso, você saberá se deve ou não instalar um fan lateral de 120mm, 200mm ou dois de 120mm.

Uma dica: como o Haf 922 já vem com 2 fans de 200mm (110 CFM cada), sendo um no painel superior e outro no frontal e um de 120mm (não sei o CFM) no painel traseiro, eu transferiria o de 200mm do painel superior para a lateral e no lugar dele colocaria 2 Akasa Viper de 120mm (83CFM).

Assim, você teria:

a) Injeção: 110 + 110 = 220 CFM

B) Exaustão: 69,69 (supondo que o fan traseiro seja o famoso R4) + 83 + 83 = 235,69 CFM

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • valeu !!!

Mas no caso de eu usar um 200mm na lateral do meu HAF 922, qual você me aconselharia comprar?

Pode ser ao mesmo estilo que você postou da 1ª vez =D

Compartilhar este post

Link para o post
    valeu !!!

Mas no caso de eu usar um 200mm na lateral do meu HAF 922, qual você me aconselharia comprar?

Pode ser ao mesmo estilo que você postou da 1ª vez =D

ShadowForce, pegando o carro andando, aí vai:

Cooler Master Megaflow 200.

Aí dependerá de quanto você pretende gastar.

Ps: Coloquei o fan com led vermelho para seguir a linha do HAF 922.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95733

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais