Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro IDLE - uso de CPU alto (+80%)


Razorfoot

Posts recomendados

Saudações camaradas do FCDH

O problema de hoje é meio estranho, mas consegui reunir alguns pontos bem claros, antes, segue a configuração do micro:

Sempron 140 (2.7 Ghz)

Placa Mãe Pegatron APM80-D3 (AM3)

1x 2GB DDR3

HD Samsung 320 GB

Fonte Genérica WiseCase

Placa multiserial/paralela Moschip 9865cv

Seguinte, desde que formatei este micro, ele vem apresentando uso incomum do processador no gerenciador de tarefas, sem nada instalado nem nenhum programa aberto, o CPU sempre permanece acima dos 80%. O engraçado é que o gerenciador de tarefas aponta 99% de uso para o processo Tempo Ocioso do Sistema, mas ainda sim mantém o uso de 80~100% do CPU.

Não se trata de numerologia do software, dá pra sentir que realmente o processador está carregado com alguma coisa, pois há uma perda de desempenho no micro.

Para ajudar no entendimento do problema, tirei screenshots:

r48958imageml60.jpg

reparem como a variação do uso do CPU em idle é sequencial, fica em 80~90%

w27455imagem1j149.jpg

não há programas sendo executados, a não ser os do windows e drivers ATi

Eu já formatei o micro duas vezes;

Já limpei o módulo de memória;

Limpei o slot de memória na placa mãe e o soquete do processador com limpa-contatos;

Limpei o processador com limpa contatos;

Reapliquei a pasta térmica;

Todos os drivers estão instalados;

Reset CMOS

Ligar o PC só com memoria + HD + Processador + Placa mãe

Testado com outra fonte

@edit: descobri que ao desinstalar o driver de video onboard (ATi Radeon 2100), o problema cessa, será que é por causa do catalyst?

alguém tem ideia do que possa ser, ou pelo menos, ideia do que eu possa fazer?

agradeço a colaboração de todos que participarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então gente, descobri que quando o driver de video (Chipset AMD 740G - Radeon 2100 series) não está instalado, o uso de CPU fica normal (0% em idle).

eu nunca utilizei placas de vídeo ATi, com catalyst, aprofundadamente, será que existe alguma opção para desativar ou alguma configuração que eu esteja deixando escapar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, era um micro para trabalhar como caixa em um ponto de vendas..

eu desativei o dispositivo de video para o processador ficar trabalhando normalmente..

infelizmente, se alguém no futuro vier precisar deste tópico, não haverão boas respostas :/

algum moderador pode dar o caso como encerrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu instalei a versão 9.2 e a 10.2, ambas com o mesmo problema, instalei o driver de vídeo sem o uso do instalador, só pelos arquivos .inf e .sys e ainda sim o mesmo problema.

também não encontrei nada sobre a pegatron na internet, além da informação que era uma fornecedora de placas-mãe de baixo custo da Asus

não sei até que ponto atualizar a BIOS poderia ajudar, mas na falta de recursos seria até considerável hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo isso sem qualquer garantia. Mas realmente poderia ser um problema com a placa-mãe (bios). Se os processos que o windows monitora estão em 0% (idle), mas os sensores apontam que o processador está funcionando, é como se chipset estivesse alugando o processador para computar algo a nível de hardware, não software.

Mas talvez por algum compartilhamento entre os recursos do video onboard e o resto do sistema e por alguma incompatibilidade absurda nos drivers de video e o chipset, deve estar causando isso, já que simplesmente remover os drivers foram suficientes. Deixa só o driver de video padrão instalado mesmo (para a onboard).

Seria interessante (embora não tenha muita esperanças =/) você levar essa questão para a AMD, quem sabe eles têm algum insight ou corrigem isso (apesar de ser bem antigo e o problema ser bem localizado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu constatei esse problema ao instalar o Windows XP em um computador da Spacebr que usa a placa mãe APM80-D3 e o Phenom II X4 820. O núcleo Nº 4 sempre ficava em 100% o consumo de cpu e o XP reiniciava ao invés de desligar.O desempenho de vídeo ficava somente com 20% do seria normal e o da memória muito aquém. Resolvi o problema desativando o ACPI no setup, formatando o HD e instalando o XP novamente com um pacote de drivers do chipset da AMD que eu consegui no site da Asus. O pacote é o "AMD Chipset Program Driver WHQL V5.10.1000.8 (Package Version 8.561) for Windows 32/64bit XP.(WHQL)" da placa mãe M2A74-AM que usa o chipset AMD 740G/SB700. O consumo da cpu ficou em zero e o desempenho de vídeo e memória ficou normal,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

então... acho que estou com o mesmo problema

há uma semana o uso da minha cpu não passava de 5% e de repente começou a ficar pelo menos em 20/30 pra mais e (isso porque n tinha nada aberto e as variações são bastante instáveis) além disso... quando começo a usar algum processo diferente como um video, por exemplo, aumenta ainda mais chegando a 100% algumas vezes ...

eu olhei em outros post e disseram que poderia ser a temperatura do pc, aí olhei com pc-wizard e dava estas informações:

<<< Voltage, Temperature and Fans >>>

> Hardware Monitoring : ACPI

> Thermal Zone : 78 °C

> Processor Voltage :

> Voltage : 1.54 V

> Processor Intel Core i3 : Sensor DTS

> Core 1 : 47 °C

> Core 2 : 35 °C

> Energy Power : 1.75 W

> Chipset PCH :

> PCH : 59 °C

> GMCH : 30 °C

> Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

> Hard Disk SAMSUNG HM321HI : 41 °C

> Battery : Driver

> Battery #1 : 12.56 V

------------------------------------------------------------------------------------------

***** End of report *****

bom, eu n manjo muito de pcs então se o problema n for parecido espero que entendam... além disso, caso seja gostaria de saber se você conseguiu descobrir o problema e quem sabe solucioná-lo

agradeço de qqr modo, fico aguardando respostas..

até logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Eduardo

meu problema inicial neste tópico era relacionado a uso completo de CPU, o seu parece que ela não fica em idle (0% de uso).

isto pode ser sim um vírus consumindo recursos do seu micro "secretamente".

eu te sugiro fazer um post lá na zona de remoção de malwares do nosso fórum!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou, eu pretendo colocar um post lá também... mas na vdd pode ser que eu tenha analisado errado (porque eu realmente acho que o problema é esse) por curiosidade, o que você fez pra solucionar o problema foi alguma medida muito drástica? (porque se n for eu posso ao menos tentar pra ver se funciona)

se der me fala o que seria

valeu pela ajuda..

até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a propósito... num outro tópico do foruim um cara falou isso:

"acho que pode ser o Folding Home que vem com alguns Catalyst da vida, antes vinha, no último que instalei acho que não vinha não. O Folding Home fica processando informações de universidades e transmite os resultados para os servers deles.

Dê uma olhada no processo FAH na sua barra de tarefas.

Outra solução seria reinstalar tudo do zero. "

você acha que essa informação procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Eduardo

meu problema inicial neste tópico era relacionado a uso completo de CPU, o seu parece que ela não fica em idle (0% de uso).

isto pode ser sim um vírus consumindo recursos do seu micro "secretamente".

eu te sugiro fazer um post lá na zona de remoção de malwares do nosso fórum!

abraço

Caro amigo, pelo que vejo você está tratando de uma plataforma AMD com uma placa de vídeo AMD/ATI, bom, os catalyst mais antigos vinham com o Folding Home que é um software que fica trazendo problemas de universidades que fazem pesquisas na área de genética e medicina, esse software fica utilizando a CPU que está conectada com a WEB para processar dados e re-enviá-los para os servers do Folding HOME, ele aparece como FAH no menu de tarefas e toda vez que a cpu vai para IDLE ele assume o consumo de processamento e começa a trabalhar com o seu querido micro.

Reinstale o driver de vídeo sem o Folding Home, alguns drivers CATALYST vem com isso, mas a versão 11.2 recente que baixei para as minhas 5850 não deram a opção de instalá-lo.

a propósito... num outro tópico do foruim um cara falou isso:

"acho que pode ser o Folding Home que vem com alguns Catalyst da vida, antes vinha, no último que instalei acho que não vinha não. O Folding Home fica processando informações de universidades e transmite os resultados para os servers deles.

Dê uma olhada no processo FAH na sua barra de tarefas.

Outra solução seria reinstalar tudo do zero. "

você acha que essa informação procede?

Sim caro amigo, fui eu mesmo que mencionei isso naquele post e procede sim hehehehehe, triste mas infelizmente as universidades não se contentam com os seus mainframes apenas e partem para o processamento dividido com usuários da NET, só acho estranho a AMD/ATI colocar essa "JOÇA" no seu driver CATALIXO (perdoem-me o trocadilho, mas nesse caso cabe..risos) e não avisar o que é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Caro amigo, pelo que vejo você está tratando de uma plataforma AMD com uma placa de vídeo AMD/ATI, bom, os catalyst mais antigos vinham com o Folding Home que é um software que fica trazendo problemas de universidades que fazem pesquisas na área de genética e medicina, esse software fica utilizando a CPU que está conectada com a WEB para processar dados e re-enviá-los para os servers do Folding HOME, ele aparece como FAH no menu de tarefas e toda vez que a cpu vai para IDLE ele assume o consumo de processamento e começa a trabalhar com o seu querido micro.

Reinstale o driver de vídeo sem o Folding Home, alguns drivers CATALYST vem com isso, mas a versão 11.2 recente que baixei para as minhas 5850 não deram a opção de instalá-lo.

Angel, obrigado pela dica amigo

mas aquele micro não conectava à internet e creio que o F@H só receba os dados para processar pela internet, não é isso? e também, ele ficava sempre com o uso de CPU alto, a ocasião de deixa-lo em idle e encontra-lo com 80%+ de uso não existiu rsrs

mesmo assim agradeço pela dica que ajudou a completar o tópico, com certeza alguns camaradas vão tirar essa da cabeça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal

eu comprei 3 (tres )placas dessa

e 2 le140 e 1 x2 245

o mesmo problema relacionado no inicio do topico

eu achei que era problema no win formatei novamente e continuou

troquei processador ,continuou o problema

troquei a placa por outra do mesmo modelo e o problema persiste

pesquisando na net coloquei uma placa de video offboard em um dos pcs e aparemtemente resolveu (uma geforce rsrsrsrsrsrsrsrs)

agora to montando outro pc e o problema persiste

vou desativar o drive da ati que nem o amigo falou pra ver se resolve

acredito que tenha algum erro na serie da placa

e se a digitrom fosse uma empresa idonea recolheria o produto

mas fiquei com o prejuízo pois os pcs que eu venderia por uma margem de lucro apertado restou as placas (um abacaxi pra eu descascar)

vou tentar usar mas o que eu nao concordo é eu comprar uma placa de baixo custo e ter que adicionar placa offboard para ser usavel

por enquanto não vou atualisar a bios pois segundo pesquisei em outros forun não resolve

no terceiro pc vou instalar o ubuntu pra ver se é realmente um problema de drive.

é isso qualquer novidade posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humbertovlm

você pode tentar atualizar a bios cara, não sei se vai dar certo, eu não tentei pelo menos, não tinha tempo de fazer isso lá no trampo..

verifica também se não tem alguma opção no setup a respeito do video onboard, mas eu acho que é a versão do driver mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso ate tentar atualizar a bios mas primeiro vou

instalar o ubuntu pra ver se acontece a mesma coisa

desativei no gerenciador de dispositivos ___ ati radeon 2100

e no dispositivos de sistema _____ATI smbus

o segundo pc ficou normal win xp le140 2GB ddr3 kingston video desabilitado

o primeiro to usando faz 1 mes com win xp le140 2GB ddr3 kingston video off 9400gt

agora no terceiro pretendo instalar a ultima versao do ubuntu x2 245 1 GB kingston 1333 ddr3 so tenho que comprar um gabinete

depois posto aqui o resultado

conforme disse não pretendo atualisar a bios pois não encontrei em nenhum forum alguem que att a bios e resolveu o problema.

ontem mandei um email pra pcware to aguardando resposta

.

.

segue texto do meu email

.

.

boa tarde comprei a algum tempo 3 dessas placas

e aparentemente todas apresentam um defeito

instalei com x2 245 e com le 140

todas apresentam o mesmo defeito processamento alto acima de 90%

computador muito lento

ja instalei outras placas da pcware esse modelo foi o unico que se portou dessa maneira.

em um pc coloquei uma placa de video offbord (geforce9400)e aparentemente resolveu o problema.

detalhe os pcs que eu revendo geralmente são com margem de lucro reduzido encarece por placa offboard alem disso o pessoal que quer video off geralmente opta por placa-mãe asus.

sem mais obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...