Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Q9400 + GA- EP43DS3L me ajudem..


Williames

Posts recomendados

ola queria fazer overclock no meu q9400 + GA-EP43-DS3L como eu faço?

com memorias 667mhz,mas vou troca pra 800mhz daqui pro dia 15 de janeiro.

Configurações:

processador: Q9400

placa mãe: GA-EP43-DS3L

Memoria: 3gb 667mhz Mudarei para 8gb 800mhz.

Cooler: Buffalo Intel

Fonte: Iceage 500 Reais

Video: GTX 460 1gb

Temperatura:

Placa mãe: 37° normal, no maximo que chego foi a 41° em dias quentes

Processador: 33° Normal, 38° a 40° jogando.

núcleo 1: 36°

núcleo 2: 33°

núcleo 3: 32°

núcleo 4: 38°

me expliquem ou ajude por favor.

eu fiz um Over acompanhando um video de um cara, mas não sei se fiz certo fiz tudo que tava la menos umas opções q não achei na minha bios que é um pouco diferente da bios dele.

abcs.YouTube - intel Q9400 Overclock to try 3.60Ghz. (Easy Passed)

essas opções q não tavam parecido com minha bios>

DDR2 OverVoltage control:+0.2v

FSB DeOverVoltage control:+0.2v

FSB DeOverVoltage control:-0.5v

essa eu achei >> CPU Voltage control:1.38750v

ate agora ta funcionando,mas se tiver algum erro ai me corrigam por favor.

OBS: quando eu Ligo ele,liga e passa 1 segundo desliga e passa mas 1 segundo liga de novo e fica Normal. porque sera?

segue algums imagens da bios..

são 2 imagens em cada foto >>

post-817569-13884958148581_thumb.jpg

post-817569-13884958149403_thumb.jpg

post-817569-13884958150172_thumb.jpg

post-817569-13884958150901_thumb.jpg

post-817569-13884958151634_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá! Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

O primeiro passo é você quem deve dar para saber como fazer overclock.

Aqui (clique) tem um link (leie com atenção) que vai ajudar você organizar seu tópico e fornecer informações para nós podermos ajudar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.

Faz assim:

Vá até DRAM Voltage e suba de 1.8v para 1.9v. Se mesmo assim não der certo, suba para 2v e veja se estabiliza.

Caso não estabilize, você deve testar com memória de maior frequência.

Creio que sua memória de 667MHz esta sendo o entrave.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o seguinte testei com as 2 voltagens que você disse também ainda n fico normal.

liga desliga liga de novo e fica normal, p tiras duvidas peguei uma memoria 800mhz q tenho em outro pc de 2gb fiz do mesmo jeito com as duas ainda não fico normal.

por isso eu acho q não deve ser a memoria não sei!

esssas opções que eu falei q não achei na minha bios pode tar com o nome diferente nela não tinha q modifica também como ta ai?

essas opções q não tavam parecido com minha bios>

DDR2 OverVoltage control:+0.2v

FSB DeOverVoltage control:+0.2v

FSB DeOverVoltage control:-0.5v

e esse PCi express não tem q travar ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão de ligar, desligar voltar a ligar e estabilizar não deixa de ser uma característica do bios de algumas Gigabyte e de algumas placas da Asus quando em over.

Eu já tive esse problema e foi corrigido com a troca da memória, mas tenta mais essas mudanças.

O PCI-E deixe em 100MHz.

CPU Host Frequency em 333MHz

Tente também usar só um módulo de memória, use o de 800MHz . Faça os testes.

Poste duas Screenshot do CPU-Z, uma da ABA CPU e outra da ABA SPD pra gente analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o seguinte na opção System Memory Multiplier (SPD) tem as seguintes alternativas

A -> FSB 266 MHZ

B -> FSB 333 MHZ

C -> FSB 200 MHZ

D -> FSB 400 MHZ

2.00B - 800-800

2.40B - 800-960

3.20B - 800-1280

2.00D - 800-800

2.66D - 800-1066

2.66C - 800-1066

3.33C - 800-1333

4.00C - 800-1600

2.50A - 800-1000

3.00A - 800-1200

4.00A - 800-1600

tava em 2.00D - 800-800 botei nesse porque tava em 400mhz la no multiplicador do processador, mas como a original dele é 333mhz eu escolhi agora 2.40B - 800-960 e fico normal.

acho q não vai ser preciso travar o PCI Express!!

ja vou bater um print do cpu-Z ja to botando ok?

você acha que da pra mim chegar em 3.60 ghz tranquilo ou não?

ah eu deixei o DRAM Voltage em [2.000V]

http://img403.imageshack.us/f/spds.jpg

http://img251.imageshack.us/f/cpun.jpg

ta ai o link das imagens. me diz se tem alguma coisa errada ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Não tem nada de errado.

Se estiver funcionando normalmente está ok.

Se quiser tentar mais over o aconselhável é deixar a memória em 800 no bios, já que elas são de 800MHz, e subir o FSB, mas você deve fazer teste de stress para verificar as temperaturas antes.

Use o OCCT para estressar o sistema e verificar como estão as temperaturas.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ela reseta quando eu boto no CPU Host Frequency em 418 em diante porque?ela não sobi mas?

botei em 2.00B que fico 800-826 tabom ne?e no cpu host botei 413.

fico 3.30ghz tabom de mas,assim ta tudo normal só espera agora eu comprar as outras memorias de 800mhz, essa de 2gb da pra segurar bacana.

valeu ai amigo pela ajuda, muito obrigado.

qualquer coisa eu volto aqui com você pra esclarecer minhas duvidas ok?

abcs:lol:^_^

----------------------------------------

Outra pergunta deixando o pci express em [auto] tudo funcionando normal não tem nenhum problema não ne? é porque minha GTX 460 1gb vai chegar amanha só pra tira essa duvida antes de bota ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É normal a placa ligar, desligar e ligar novamente quando você acaba de plugar o PC na rede elétrica. Isto não acontece se você deixar o filtro de linha sempre ligado.

Me parece ser um auto-teste das placas mãe Gigabyte, mas sinceramente não sei o motivo.

Nesta sua placa, além das voltagens que você mesmo especificou, deixe as demais em NORMAL, se deixar em AUTO fazendo over ela tenta recalibrar as voltagens conforme o overclock aplicado. O problema é que ela joga os valores lá pra cima, o que não é bom.

E o normal do PCI-E é 100MHz mesmo, por isso o Ribeiro recomendou setá-lo manualmente. Algumas placas sobem o PCI-E acima das especificações quando o FSB tá muito alto, o que não é recomendado. Mas no seu caso, pode deixar em auto que não tem problema.

Edit: E este vcore que você colocou tô achando muito alto para 3.3GHz. O Certo seria você testar este clock sem erros com a menor tensão possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenta ligar com 1.25v e depois vai baixando aos poucos. Vai testando a estabilidade com o OCCT ou Prime95.

Não tem receita de bolo, cada equipamento pode variar. Tem que alçar as mangas e fuçar até achar os valores ideiais.

Pra não ter que ficar toda hora reiniciando aconselho utilizar o Easy Turner da Gigabyte pra testar as voltagens. Depois você vai no BIOS e aplica os valores estáveis em definitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se passar muito dos 400MHz de FSB por precaução coloca o PCI-E em 100MHz.

Outra coisa que eu vi nas screenshots é que as latencias de memória estão muito relaxadas. Experimenta deixar em 5-5-5-15. Qualquer coisa muda a tensão para 2.1v.

Se 3.2~3.3GHz está bom pra você e se as temperaturas estão ok, não tenho mais o que comentar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para 3.6GHz você vai ter que levantar o FSB pra 450MHz, sendo assim deixa as memos configuradas para 667MHz porque elas estão subindo junto. Ou então relaxa os timings para que elas operem a 900MHz.

Provavelmente tmb vai ter que aumentar a tensão do MCH e CPU pra estabilizar.

E com cooler box talvez as temps não fiquem boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esqueci de falar tirei as 667 e agora esto usando um pente de memoria de outro pc q tem aqui de 2gb 800mhz ate eu compra as minhas de 800!

aumentar a tensão do MCH e CPU pra estabilizar, em quanto mas o menos???

O meu cooler é um Buffalo Intel Evercool HPFI-10025 Dual Heat Pipe acho que com esse deve dar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, só testando pra saber.

Tenta subir +0.100~0.200v no MCH, e o CPU se ficar instável sobe para 1.25v ou mais.

Não se esqueça das memos, ela podem não aguentar operar em 900MHz. Aumenta o vdimm ou relaxa as latências.

Edit: E se vai comprar memórias pega logo pelo menos módulos de 1066MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...