Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
cadu1990

Duvida sobre os I7

Recommended Posts

Galera

Olhando por ae nos sites de teste, me pintou uma duvida

Por que o processador Core i7 875k parece ser melhor que até mesmo o 950?

Ele é mais caro, e nos sites ele sempre apresenta desempenho melhor.

Ele é melhor mesmo? Mas por que, sendo que na pela descrição ele é um modelo inferior?

Obrigado

Carlos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • pois é, então ele seria melhor mesmo? o q me leva a outra duvida, porque os processadores tops, até mesmo os core i7 extreme so suportam memoria até 1066 enquanto os i7-8xx suportam 1333? e qual processador suporta 1600?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O clock de fábrica do 875 é levemente menor 2.93 GHz contra 3.06 GHz. O 950 aceita memória em triple-channel mas parece que só se você não der over na memória. Outra diferença é o 875 se comunicar diretamente com a Southbridge.

    Vi que o 875k tem codinome Lynnfield enquanto o 950 tem o codinome Bloomfield. Sinceramente não vou poder dar mais insight porque só comecei a acompanhar a Intel a partir da Sandy Bridge (que vai lançar em janeiro).

    Agora, o certo é uma coisa: no que se refere à Intel, você tem que olhar com cuidado os processadores, a nomenclatura não ajuda muito. Por exemplo o fato do 875k ser mais recente (1 ano) e aceitar memória mais rápida. Outro é os i3 e i7 ter hyper-thread e os i5 não. Exceto um ou outro.

    Editado por sirroman
    apagar um trecho que quando reescrevi fez a frase ficar dúbia

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O 875K é o topo de linha de uma plataforma, o 950 era o meio termo e agora é a base da linha de outra plataforma.

    O 875, como o sirro lembrou, tem a ponte sul integrada no processador, isso quer dizer que ele tem um número de linhas PCI-Express limitadas, pra quem faz CrossFire/SLI de placas poderosas isso tem alguma relevância emocional, na prática não afeta muita coisa.

    Ele também tem multiplicador destravado, por isso o sufixo K.

    O 950 opera em três canais de memória, outra vantagem psicológica na imensa maioria dos aplicativos de desktop (e a grosso modo, serve mais pra caber mais pentes de memória do que pra ser mais rápido)

    Pelo que postaram aqui, o Turbo do 875 é mais rápido, mas o 950 tem clock levemente maior, então, um será mais rápido em aplicativos single threaded e o outro em multithreaded.

    Na real, diferença é pequena:

    http://www.techreport.com/articles.x/17545

    O 870 tem o mesmo desempenho do 875K, a diferença é o multiplicador destravado no 875 e provavelmente uma revisão mais nova, o que também não muda muita coisa.

    Apesar do 875 ter multiplicador destravado, os overclockers preferem os i7 9** pois, segundo eles, o overclock é melhor.

    Aí cabe a você decidir qual comprar, e não se esqueça dos Phenom II X6, uma alternativa interessante pra vários casos. ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Evandro, é só a partir do Sandy Bridge que o sufixo K vai significar que o multiplicador está destravado, não?

    Como o i7 875k usa a nomenclatura antiga, acho que esse k significa outra coisa... que não lembro agora. xD

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • hm, ate aí entendi, mas ainda estou com aquela duvida de por que estão a venda memorias d 1600mhz sendo q os processadores, inclusive o 875k so aceitam ate 1333. Como funciona isso?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    se me lembro bem essa limitação da frequência na memória aceita pelos i7 da série 9xx tem a ver com a capacidade de triple chanel.

    E as memórias usadas nas frequências

    de 1600 e 2000 são valores em overcloak. Tem que ver se a mobo suporta.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 1600 é overclok?

    digo, ja sao vendidas com essa frequencia, e em tabelas como essa abaixo, mostra como se fosse standard

    http://en.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM

    eu estou pretendendo comprar um i7 950, e checando o link abaixo, pode ver que ele so aguenta 800 ou 1066

    http://ark.intel.com/Product.aspx?id=37150

    eu queria memoria d pelo menos 1333mhz, ou até mesmo 1600, mas como eu faria isso se o processador so suporta 1066?

    as mobos suportam até 2133mhz, isso é uma duvida q ta me deixando inquieto

    Editado por cadu1990

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Evandro, é só a partir do Sandy Bridge que o sufixo K vai significar que o multiplicador está destravado, não?

    Como o i7 875k usa a nomenclatura antiga, acho que esse k significa outra coisa... que não lembro agora. xD

    Não, eles "estrearam" o k no 875K. Pode ver que na tabelas não há diferença entre o 875K e o 870:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Core-i7/1651/2

    ;)

    hm, ate aí entendi, mas ainda estou com aquela duvida de por que estão a venda memorias d 1600mhz sendo q os processadores, inclusive o 875k so aceitam ate 1333. Como funciona isso?

    Porque tem gente que faz overclock, porque tem gente que quer baixar latências.. tem até memória DDR3 2400, mas nenhum processador hoje "aceita" esta velocidade de memória.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Os novos processadores da Intel possuem o controle das memorias integrado ao processador, isso leva a algumuns pontos.

    . voce pode comprar uma memoria mais rapida mas ela vai rodar de acordo com o ajuste do processador

    . Como o controle 'e integrado ao fazer over no CPU em alguns casos voce tem que usar memorias mais rapidas em outros 'e recomendado, caso contrario voce vai ser obrigado a limitar o over

    . Se voce vai utilizar memorias mais rapidas 'e tambem recomendado verificar se a mobo suporta elas

    'E uma otima oportunidade de se montar uma maquina com o i7-950 ja que ele caiu de preco pela metade, mas o problema sao os novos sandybridge que esta para sair daqui a pouco eu recomendaria voce esperar caso fosse possivel que o preco pode cair mais ainda, valeu.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Porque tem gente que faz overclock, porque tem gente que quer baixar latências.. tem até memória DDR3 2400, mas nenhum processador hoje "aceita" esta velocidade de memória.

    Mas então, o Core i7 950 aceita ddr3 1333 e 1600 normalmente?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Evandro, justo. Eu realmente achava que esse 875k era da nomenclatura antiga. Como começaram a reclamar do Over do Sandy eu achava que seria estreado nele.

    Cadu, deixa eu elaborar melhor sobre as memórias. Qq coisa o povo me corrige. ^^

    Existe a velocidade-padrão (frequência) da memória, ela "foi feita" para funcionar em 800, 1066, 1333, 1600, etc. Existe a velocidade (e a tensão) que a placa-mãe suporta no hardware para as memórias. Existe a velocidade que o CPU pode controlar da memória.

    Você pode dar overclock ou underclock. Você PODE pegar uma memória que funcione a 800 e dar over para 1600, mas você vai ter que alterar a tensão da memória e ela vai se superaquecer, já que ela não foi feita para funcionar dessa forma.

    Da mesma forma, você pode pegar uma memória de 1600 e dar under para 800, nesse caso você não vai economizar ou ganhar muita coisa. Algumas pessoas fazem isso deliberadamente porque existe outra coisa importante na memória, o clock (o número de ciclos da frequência que a memória leva para receber e enviar dados). Como a memória vai ser mais robusta você vai poder mexer e ter uma latência melhor.

    Então, os processadores (com os controladores de memória integrado) tem uma frequência específica que é o padrão da controladora. Talvez o processador suporte que você aumente essa frequência, geralmente sim. A placa-mãe tb tem uma coisa ou outra nisso pelo bios e geralmente o limite de overclock se vê pelo que a placa-mãe oferece. Por exemplo, o Phenon II x4 só tem lá na especificação até 1333Mhz de frequência, mas aqui está um teste que mexe um pouco na frequência e nos clocks (http://www.tomshardware.com/reviews/phenom-ii-ddr3,2319-6.html)

    Então, se você usa uma memória que funcione com frequência-padrão 1600 em um sistema que suporte apenas 1066, ele vai funcionar em 1066 e você vai "perder dinheiro", salvo se você der over para os tais 1600. Nesse caso você vai estressar o controlador e a placa-mãe, mas a memória vai ficar tranquila, já que ela "já tinha sido feita para aguentar isso". Não tem lá muito risco nisso não.

    Por outro lado, você poderia ter uma memória que funciona em 800 e dar over para 1066. O processador e a mobo vão estar tranquilos, mas a memória não.

    Tudo depende do hardware, já que ele pode simplesmente não suportar, então é bom dar uma confirmada para não desperdiçar dinheiro. O interessante de montar o computador é que você pode comprar exatamente o que precisa, optimizando a performance e economizando no final. =)

    No aguardo das correções pelo pessoal (espero não ter confudido algo hehe). xD

    Editado por sirroman

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×